Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carlos_St

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. @Rodrigo F. Rodrigues Boa noite! Descobri depois de algumas pesquisas que o processador Athlon não suporta SSD NVMe. Algumas pessoas conseguiram fazer funcionar usando um adaptador NVMe instalado no slot pci-e, mas não era muito recomendável. Isso se deve ao fato do número de pistas do barramento do slot NVMe e do slot pci-e, que parece ser maior. Não sou entendido do assunto e talvez alguém possa me corrigir se estiver pensando errado, mas imagino que se usar o adaptador acabará forçando o processador a trabalhar além de sua capacidade e talvez até diminuir sua vida útil. Achei melhor não arriscar e acabei vendendo o NVMe. Instalei um SSD sata normal, que apesar de mais lento que o NVMe, já é muito bom. Utilizo somente os recursos básicos do PC, então essa configuração mais simples me atendeu perfeitamente.
  2. @Clamus já teve algum problema de estabilidade ou falha usando o adaptador NVMe? Faz boot por ele? A minha dúvida é se utilizando o NVMe com adaptador pode estressar de alguma forma o processador ou o NVMe? Tenho uma placa ASUS a320m k/br, Athlom 3000g e um NVMe XPG SX6000 pro de 256gb e consegui fazer funcionar uma vez no slot da placa, mas só por um tempo curto. Depois de alguns dias usando deu tela azul no Windows e não consegui mais reiniciar e nem formatar. Ele nem aparecia mais na BIOS, ficou inacessível. Como o SSD parou de funcionar, então consegui trocar por um novo. Somente depois disso, por ser leigo no assunto, percebi que o Athlom não suporta NVMe e decidi não arriscar conectar ele novamente e ter o risco de danifica-lo. Agora, não sei se o SSD anterior deu problema pela conexão indevida ou por defeito de fábrica mesmo. Me corrija se estiver errado, mas vi também que o Athlom trabalha com 8 pistas Pcie, mas no slot M.2 ele utiliza apenas 2 e por isso reconhece apenas SSD Sata. Já no slot pcie ele pode trabalhar com 4 pistas, que é o suficiente para o NVMe. Sabendo disso passei um email para a ASUS e obtive a seguinte resposta: "Sem um CPU da série Ryzen conectado realmente não é possível usar um SSD M.2 NVMe pois esses CPUs de outras séries permitem que o slot M.2 trabalhe em PCIe (barramento que os NVMe trabalha), a conexão fica limitada a trabalhar em modo SATA somente (onde os dispositivos NVMe não são reconhecidos). Esses usuários que informaram conseguir fazer o SSD M.2 ser reconhecido através de um adaptador é porque o próprio slot PCIe não tem como trabalhar de outra forma fora o modo PCie, e por isso o componente que trabalha nesta versão é reconhecido mesmo quando não se usa um Ryzen. Mas isto pode impactar em problemas de configuração do dispositivo na BIOS, onde pode ser que ele não consiga ser lido para inicialização no boot. O recomendado é utilizar as conexões nativas da motherboard, sem uso de adaptadores, e usufruir dos recursos disponíveis pelo hardware conectado." Portanto, eles não indicam usar o NVMe, mesmo que ele funcione com adaptador.
  3. Olá! Gostaria de saber se mais alguém está tendo problemas com a placa-mãe Asus em reconhecer o SSD m.2 e se alguém pode me ajudar. Montei um PC com processador AMD Athlon 3000g, placa-mãe Asus A320M-K/BR, Memória Hyperx 8gb (HX426C16FB3/8) e SSD M.2 2280 PCIe XPG SX6000 Pro de 256gb. No começo apanhei para fazer a BIOS reconhecer o SSD e só consegui após descobrir aqui no Clube do Hardware, em outra discussão já finalizada com o mesmo assunto, que para reconhecer deveria seguir o seguinte passo na BIOS: "Advenced Mode ( f7) e depois na guia ADVANCED => Opção ONBOARD DEVICES CCONFIGURATION => opção CPU PCIe Lanes Unlocked E coloca em Enable, Salva e reinicia". Fiz todo o processo e consegui instalar o windows 10. Mas após algumas semanas de uso o windows apresentou um problema com motivo desconhecido e reiniciou sozinho. Na reinicialização a placa-mãe já não reconhecia mais o SSD e entrou diretamente na BIOS. A solução que encontrei foi ir novamente até a opção PCIe Lanes Unlocked, desabilitar, reiniciar a BIOS, reativar novamente a opção e reiniciar novamente o PC. Somente depois de tudo isso voltou a reconhecer o SSD. Mas o problema agora é que o windows parecia corrompido e entrava na tela azul de reparo. Nessa tela dava para acessar todas as opções de reparo e restauração, mas todas elas ao clicar dava uma mensagem do windows que não era possível concluir aquele procedimento. Única solução que achei foi reinstalar o windows novamente e fiz isso. Agora, após uma semana voltou a acontecer o mesmo problema. Outra coisa que notei é que mesmo após estar rodando o windows corretamente, se eu entrar na BIOS e fechar, a placa perde o reconhecimento do SSD. Eu sempre tenho que desabilitar a opção acima citada, reiniciar a BIOS, habilitar novamente e reiniciar sem entrar na BIOS. Daí vai redondo, até travar o windows novamente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!