Bom, nas B550M-PLUS eu usei o recurso do "USB BIOS FLASHBACK" pra atualizar a BIOS delas usando um pendrive e atualizei direto pra última versão.
Uma delas se comportava exatamente como o descrito no post que originou esse tópico ... acompanhando os QLEDs, primeiro acendia e apagava o da RAM, depois o da CPU dava uma rápida "piscada" e depois o da RAM dava uma "piscada" mais rápida ainda e depois a placa desligava.
A outra acendia e apagava o led da RAM, depois o da CPU piscava uma vez e depois o da RAM ficava piscando um tempão. Às vezes depois de um tempo ela parava de piscar e ficava acesa direto, às vezes ela ficava alternando entre RAM e CPU, fato é que essa placa continuava ligada mas não fazia a inicialização do sistema.
Mas tanto num caso como no outro, quando eu coloquei o meu processador (eu tenho um Ryzen 3800X ... fiquei P da vida por ter que desmontar minha máquina pra isso mas enfim...) pude conferir que a atualização tinha funcionado porque a BIOS estava na última versão. Bom, mesmo assim, como já estava com ela aberta, aproveitei e atualizei de novo mas o comportamento das placas não mudou.
O detalhe é que depois que eu atualizei a BIOS, eu coloquei o 5700G e a B550M-PLUS inicializou .... com a minha placa de vídeo.(Lembre que o 3800X não tem vídeo integrado, por isso tive que usar minha GTX970) Na hora fiquei esperançoso mas bastou tirar a placa que o sistema parou de inicializar.
Aí eu coloquei ela de novo e o sistema inicializou. Entrei na BIOS bonitinho, o processador estava lá reconhecido sem problemas .... e foi aí que eu reparei que eu tinha esquecido de conectar o cabo HDMI de volta na placa de vídeo ... ela estava na saída HDMI da placa-mãe!!! Significava que era o vídeo integrado da 5700G que estava em ação e não a GTX970. Pra conferir isso tirei o cabo da saída HDMI da placa-mãe e coloquei na da placa de vídeo ... e nada de imagem.
Na outra B550M-PLUS foi a mesma coisa, o sistema só inicializava com a placa de vídeo espetada na placa-mãe, mesmo que o vídeo usado fosse o integrado ao 5700G.
E na B550-PLUS WIFI foi a mesmíssima coisa, a única diferença foi que eu usei o "USB BIOS FLASHBACK" de acordo com o figurino, só com a placa-mãe ligada na fonte, sem processador e sem memória, (nas B550M-PLUS eu fiz isso com o processador já montado ... só depois é que fui saber que era pra fazer só com a placa-mãe mas pelo visto não fez diferença). Sem a GTX970 o conjunto placa-mãe/memória/processador desliga depois do led da ram acender e apagar e o da CPU dar uma rápida "piscada". Com a GTX ela liga e entra bonitinho na BIOS, como se estivesse tudo bem, mesmo que a saída de vídeo usada seja a da placa-mãe. Vá entender né?
De tudo isso só posso concluir que tem algo de errado na relação entre as TUF GAMING e o Ryzen 5700G, três placas mãe e três processadores não podem estar dando defeito simultaneamente, seria muito azar. Entrei em contato com a loja e vou ver o que eles falam.