Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Julhiano

Membro Pleno
  • Posts

    50
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Faz sentido usar o vsync ligado com uma placa de vídeo gforce RTX 3060 e um monitor 165Hz, com G-sync? No momento mais frenético da partida, eu tenho notado uma certa queda de performance, além de ficar um pouco borrada a imagem, por isso a dúvida. O vsync, em todas as situações de uso deve estar desabilitado ou neste contexto faz sentido usar habilitado? É a primeira vez que uso uma placa de vídeo RTX + monitor 165Hz.
  2. Algumas dúvidas 1. Assim que uma rede se torna AS/ASN, e começa a operar com BGP, automaticamente ela já pode acessar a Internet? 2. Se sim, a velocidade dessa rede está apenas condicionada a velocidade da sua OLT e a capacidade do seu router/switch? 3. Se não, quais os requisitos, o que ainda falta para isso? 4. A velocidade para fora deste mesmo AS está condicionada a capacidade da sua operadora de trânsito e transporte IP? É isso?
  3. @UylianK Muito obrigado por compartilhar a sua experiência. O desafio é enorme mesmo! Acredito que vamos ter que incluir cada unidade de câmera, uma por vez, e ir medindo a capacidade da rede, ao que tudo indica, não há outra maneira.
  4. Contexto: Preciso de várias câmeras IP para fazer a cobertura de algumas áreas da cidade. Pelo datasheet do fabricante das câmeras (Hikivision) eu consigo consultar o bit rate máximo que elas operam (os dispositivos variam, alguns consomem 8Mbp/s e outros 16Mbp/s). São mais de 200 dispositivos de câmeras no total, que serão conectados em uma plataforma de gerenciamento de vídeo em nuvem. Temos uma rede 100% óptica, operando com GPON e portas sobrando na nossa OLT. Para fazer o dimensionamento desta demanda, eu somei o bit rate máximo das câmeras com o número total de câmeras. Essa soma deu mais ou menos 2.000Mbp/s (THROUGHPUT MÁXIMO, NÃO É A MÉDIA) . Por fim, para completar, eu adicionei neste valor + 40%, correspondentes aos cabeçalhos, encapsulamentos das informações dos protocolos de rede e transporte, aos métodos de criptografia que serão usados, entre outras possíveis perdas como, por exemplo: resistência interna e atenuações do meio óptico; possível perda, bloqueio ou filtragem de pacotes por firewall, proxy ou outro método/política de segurança; retransmissões de sinal; alta latência e jitter, bem como outros fenômenos de rede que possam resultar em instabilidade com potencial de comprometer a qualidade das conexões e também das imagens do sistema de videomonitoramento. Tudo para funcionar sem gargalos ou travamentos. A dúvida é, estou esquecendo de algo? Os 40% são muito ou é pouco?
  5. A conta Microsoft me fornece também o arquivo de instalação do Win (para fazer a instalação do zero via pendrive)? Caso não, como conseguir? Estou no trabalho, logo não posso conferir...
  6. Contexto: Tenho a versão Pro do Win10 em um PC velho (com licença válida, tudo ok) Acontece que comprei uma nova máquina (notebook, no caso) e este PC velho irei descartar (só usarei o SSD antigo como mídia externa). É possível passar/transferir a versão do Win10 do PC velho (e sua respectiva licença, é claro) para um pendrive e reinstalar na nova máquina o mesmo Win10 sem perder a licença e suas funcionalidades?
  7. Pessoal, recentemente comprei NAVE Estelar (https://www.navegamer.com.br/notebook-gamer-nave-estelar-gm5ag0o/p) porém, não conheço absolutamente ninguém que já tenha adquirido um, por isso estou procurando quem já o tenha ou já o tenha usado em algum momento, para compartilhar suas experiências de uso (produtividade e em jogos). Pela internet, a gente encontra boas reviews, mas ainda carece de informações. Se alguém puder me ajudar quanto a isso, fico grato.
  8. Haja vista que existem diversas características entre um fabricante e outro, é até meio confuso fazer uma pesquisa sobre este tipo de dispositivo. No meu caso, 600VA seria suficiente (para deixar ligado um PC+Impressora+Modem/Roteador)
  9. Em termos de desempenho, existe alguma recomendação para usar sempre a mesma marca tanto para proc quanto placa de vídeo, ou não existe queda de performance nesse caso?
  10. Está certo esse anúncio, é isso mesmo? Achei que fosse incompatível, placa-mãe dando suporte para as duas marcas...
  11. @Ricardov Grandes redes? O próprio NIC.br exige que se use 25% do bloco de forma imediata e 50% em um ano, ou seja, em um ano preciso usar 512 IPs, isso se for um m /22 (1024 IPs), posso pedir até mesmo um /24 que é menor. Não parece ser uma grande rede isso tudo (isso para o IPv4, para o IPv6 deve funcionar de forma parecida). O ponto é, como vou contratar trânsito se não sou AS? Não faz sentido,
  12. Quais dos modelos funcionam também com apresentações em PDF? Alguém que tenha, usa e recomenda algum modelo? No site da fabricante não está bem clara essa informação, enfim... 1. Logitech 2. Marca genérica comumente usada
  13. Acho que o pessoal não entendeu a minha dúvida. Já temos uma infra de rede própria, e queremos nos desvincular de operadoras locais, pois são as que temos disposição aqui no interior, ou seja, para alcançar essa autonomia tecnologia na transmissão de dados e acesso à internet (andar com as próprias pernas, sem precisar de nenhum provedor para isso) eu preciso contratar trânsito, mas ninguém vende trânsito e transporte IP para algo, alguém ou alguma instituição/corporação que não seja um AS. Eu sei que desde agosto de 2020 não há mais blocos IPv4, ao mesmo tempo, não vejo isso como uma barreira, haja vista que o IPv6 está se tornando cada vez mais dominante (poucos serviços, plataformas ou empresas operam apenas no IPv4, a grande maioria delas é dual stack, enfim) Eu posso também apenas aumentar a minha largura de banda do link dedicado, vai funcionar temporariamente, mas só até certo ponto, e depois... Por isso eu estou insistindo com o AS e o contrato de trânsito IP, a meu ver é a solução mais robusta, a mais a longo prazo que consigo enxergar (obviamente que a complexidade dessa solução também irá aumentar muito). Quem sabe o amigo @Cadu Campos possa dar uma visão mais clara para o debate. Já li comentários seus, em outros tópicos, com muita informação útil a respeito desse assunto.
  14. Aqui no trabalho temos uma infraestrutura de rede interna própria que liga vários setores em diversos pontos da cidade, e, atualmente, contratamos um link dedicado de uma operadora local para acesso à Internet. O problema é que o custo desse link dedicado é altíssimo aqui no interior, e o mesmo não está dando mais conta da demanda e não queremos mais contratar com eles (temos muitos acessos simultâneos, temos também vários serviços sensíveis em nuvem que precisam estar plenamente operacionais, ou seja, precisamos de maior nível de gerência e robustez, menos latência e saltos, enfim...), nesse caso, precisamos então nos tornar independentes nesse quesito, modernizar transformando nossa rede em um AS e posteriormente contratar trânsito e transporte IP. 1. A dúvida é, quais equipamentos de rede eu preciso adquirir para ter acesso a esse serviço? 2. É necessário um roteador 'especial' para lidar com o link de trânsito ou apenas mudar algo nas tabelas de roteamento para que funcione? 3. Quais outros requisitos técnicos que eu preciso? Acredito que seja um questionamento 'simples', mas de fato não encontrei nenhuma resposta muito sólida na internet.
  15. Obrigado galera, valeu pelas dicas. Só espero que não sejam muito barulhentas hsuasha

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!