Isso vem ocorrendo há muito tempo e não mudou nem quando eu mudei de processador.
Meu setup é:
Processador AMD Ryzen 7 5800X, Cache 36MB, 3.8GHz (4.7GHz Max Turbo)
Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 3070 1-Click OC, 8GB GDDR6
Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, AMD B550, mATX, DDR4
Memória Crucial Ballistix DDR4 3000 MHz, CL15 16GB (2x8)
Fonte XPG Core Reactor, 850W, ATX, 80 Plus Gold Modular
Monitor Gamer ASUS 23.8' IPS, Wide, 144 Hz, Full HD, 1ms, Adaptive Sync, HDMI/DisplayPort
SSD WD Blue SN550, 1TB, M.2, PCIe, NVMe, Leituras: 2400Mb/s e Gravações: 1950Mb/s
Water Cooler Corsair Hydro Series H45
Não tem nada com OC, só mudei a frequência da RAM que, apesar de ter sido vendida como 3000mhz, a placa-mãe só mostrava 2666mhz, então eu mudei pela placa-mãe.
Já tentei de tudo para ver se consome mais GPU, já mudei todo tipo de configuração gráfica, já ativei e desativei V-Syng/G-Sync. Já mudei configurações no programa da Nvidia, tudo.
O jogo que utilizei como exemplo no print é o Spider Man, com tudo no máximo, Ray Tracing e sem DLSS, mas isso ocorre com qualquer jogo e em qualquer configuração. Nesse print ainda eu consegui pegar um valor mais alto, mas tem vez que cai pra 35 - 50% o uso da VRAM e o do processador fica mais alto.
A única coisa que me recorreu trocar foi a RAM, colocando duas de 3600mhz, mas ainda tenho receio de continuar assim.