Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ItoLuca

Membro Júnior
  • Posts

    2
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. @Lucca Rodrigues Não fiz, apenas preciso de ajuda pra fazer
  2. (Me ajuda montar o jogo desta maneira, porém sem "função" e "procedimento" Algoritmo "JogodaVelha" Var l, c : inteiro //variaveis de linha e coluna a, b, resultx, resulty, i, j, q, t: inteiro simNao, o, x, ff : caractere jogoMatriz : vetor [1..3, 1..3] de caractere checaNum : vetor [1..9] de inteiro //-------------------------------------------------------// procedimento criaMatriz() inicio // Cria a matriz com numeros de 1 a 9 q <- 4 t <- 7 para i de 1 ate 3 faca jogoMatriz[1,i] <- numpcarac(i) jogoMatriz[2,i] <- numpcarac(q) jogoMatriz[3,i] <- numpcarac(t) q <- q + 1 t <- t + 1 fimpara fimprocedimento //--------------------------------------------------------// procedimento jogar() // Parte jogável var ch, i, j : inteiro aux : logico diferente: caractere inicio ch <- 0 diferente <- "" i <- 1 enquanto i < 10 faca se (i % 2 <> 0) então x <- "X" senao x <- "O" fimse Escreva ("Digite um número ", diferente, "para ", x ," : ") leia (a) aux <- falso para j de 1 ate i faca se (a = checaNum[j]) então escreva(a, " já foi digitado! ") aux <- verdadeiro diferente <- "diferente " fimse fimpara se (aux = falso) então checaNum[i] <- a i <- i + 1 diferente <- "" resultx <- linhaX(a) resulty <- ColunaY(a) jogoMatriz[resultx,resulty] <- x limpatela velha() deuVelhax() deuVelhaO() fimse fimenquanto fimprocedimento //--------------------------------------------------------// procedimento velha() //Layout jogo da Velha inicio Escreval(" +---+---+---+") Escreval(" | ", jogoMatriz[1,1], " | ", jogoMatriz[1,2], " | ", jogoMatriz[1,3], " |") Escreval(" +---+---+---+") Escreval(" | ", jogoMatriz[2,1], " | ", jogoMatriz[2,2], " | ", jogoMatriz[2,3], " |") Escreval(" +---+---+---+") Escreval(" | ", jogoMatriz[3,1], " | ", jogoMatriz[3,2], " | ", jogoMatriz[3,3], " |") Escreval(" +---+---+---+") fimprocedimento //-----------------------------------------------------------// funcao linhaX(x : inteiro) : inteiro // insere valor na linha escolhida inicio se (x >= 1) e (x <= 3) então retorne 1 senao se (x >= 4) e (x <= 6) então retorne 2 senao se(x >= 7) e (x <= 9) então retorne 3 fimse fimse fimse fimfuncao //---------------------------------------------------------------// funcao colunaY(y : inteiro) : inteiro //insere valor na coluna escolhida inicio se (y = 1) ou (y = 4) ou (y = 7) então retorne 1 senao se (y = 2) ou (y = 5) ou (y = então retorne 2 senao se(y = 3) ou (y = 6) ou (y = 9) então retorne 3 fimse fimse fimse fimfuncao //----------------------------------------// procedimento fimdeJogo()//Reinicia ou finaliza o jogo inicio limpaVet() // limpa o vetor de checagem escreval ("Fim de jogo!") escreval ("O JOGADOR [", x, "] VENCEU!!!") escreva ("Deseja jogar novamente? [S/N]") leia (simNao) se (simNao = "S") então limpatela criaMatriz() velha() jogar() senao limpatela fimalgoritmo fimse fimprocedimento //----------------------------------------// procedimento deuVelhaX() //analisa se não deu velha em X inicio se (jogoMatriz[1,1] = "X") e (jogoMatriz[1,2] = "X") e (jogoMatriz[1,3] = "X") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[2,1] = "X") e (jogoMatriz[2,2] = "X") e (jogoMatriz[2,3] = "X") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[3,1] = "X") e (jogoMatriz[3,2] = "X") e (jogoMatriz[3,3] = "X") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,1] = "X") e (jogoMatriz[2,1] = "X") e (jogoMatriz[3,1] = "X") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,2] = "X") e (jogoMatriz[2,2] = "X") e (jogoMatriz[3,2] = "X") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,3] = "X") e (jogoMatriz[2,3] = "X") e (jogoMatriz[3,3] = "X") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,1] = "X") e (jogoMatriz[2,2] = "X") e (jogoMatriz[3,3] = "X") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,3] = "X") e (jogoMatriz[2,2] = "X") e (jogoMatriz[3,1] = "X") então fimdeJogo() fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimprocedimento //-----------------------------------------// procedimento deuVelhaO() //analisa se não de velha em O inicio se (jogoMatriz[1,1] = "O") e (jogoMatriz[1,2] = "O") e (jogoMatriz[1,3] = "O") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[2,1] = "O") e (jogoMatriz[2,2] = "O") e (jogoMatriz[2,3] = "O") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[3,1] = "O") e (jogoMatriz[3,2] = "O") e (jogoMatriz[3,3] = "O") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,1] = "O") e (jogoMatriz[2,1] = "O") e (jogoMatriz[3,1] = "O") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,2] = "O") e (jogoMatriz[2,2] = "O") e (jogoMatriz[3,2] = "O") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,3] = "O") e (jogoMatriz[2,3] = "O") e (jogoMatriz[3,3] = "O") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,1] = "O") e (jogoMatriz[2,2] = "O") e (jogoMatriz[3,3] = "O") então fimdeJogo() senao se (jogoMatriz[1,3] = "O") e (jogoMatriz[2,2] = "O") e (jogoMatriz[3,1] = "O") então fimdeJogo() fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimprocedimento //-----------------------------------------// procedimento limpaVet() var i : inteiro inicio para i de 1 ate 9 faca checaNum[i] <- 0 fimpara fimprocedimento //----------------------------------------// Inicio criaMatriz() // Cria a matriz numerada velha() // apresenta a matriz jogar() // procedimento jogável Escreval() Escreval() Fimalgoritmo

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!