Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

José Augusto S. Oliveira

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. @Andreas Karl Boa tarde Andreas, aqui na oficina também aparecem uns problemas, sei bem como é, então nesse meio tempo, adquiri os livros Eletrônica Volume 1, e Volume 2 de Albert Malvino, comecei a ler, estudar, entender, e acabei mudando todo o foco do que eu estava fazendo rsrsrsrs..... como estou acostumado com linguagens de programação, eu vi muitas pessoas falando sobre o arduino, inclusive vi alguns vídeos sobre usar esse sistema para gerar sinais de fase e rotação de veículos baseados no "tempo" de sincronismo dos veículos, enfim, comprei um, com display, jogos de led, potenciometros, reles, resistores, capacitores, alguns integrados, e alguns transistores, consegui algumas apostilas sobre programação para arduinos, vi alguns modulos geradores de sinal rsrssrsrs...... alguns tutoriais de montagens, desses circuitos, agora vão aparecer mais e mais dúvidas ainda..... certeza que sua ajuda vai ser importante !!!!!!! Mais voltando ao assunto inicial do tópico, ao usarmos o osciloscópio basicamente usa para compararmos momentos de sincronismo por exemplo, a frequência, que agora eu entenderia como o número de vezes que um evento ocorre em um determinado tempo, ela, seria sim útil, mais de forma relativa..... relativa no sentido que a frequência desses eventos para nos, varia de acordo com a rotação do veículo..... A fotos postada abaixo, e um diagnóstico que estava fazendo sobre um gol G7 que após troca de correia ficou "fraco" enfim o canal 1 sensor de fase o canal 2 sensor de rotação, marcado na linha azul, o momento do PMS (Ponto Morto Superior) do Primeiro cilindro...... usamos essa informação para verificarmos se o pistão e as válvulas estão no momento certo !!!!! Enfim, post ficou longo, Agradeço imensamente seu tempo, em tentar me ajudar, sei que as coisas estão muito corridas nos dias de hoje, então sei o valor que o tempo das pessoas tem !!!! Agradeço mais uma vez !!!!!
  2. @Andreas Karl é exatamente isso, você compreendeu muito bem, nesse caso especifico desse atuador, só não preciso usar um ima, pois o sensor já vem montado por completo digamos assim. Um exemplo desse sensor, no caso abaixo esse seria o usado no sistema i-motion da vw, mais o principio de funcionamento seria o mesmo.... O que eu gostaria, seria simular a central..... "injetar um sinal" no sensor, efetuar o movimento manualmente digamos assim, e usar meu osciloscópio para verificar o sinal recebido..... Nesse caso, esse tipo de sensor e utilizado não somente nesses sistemas, um outro exemplo seria um aceleradores eletrônicos alguns modelos etc.... Enfim mais pelo que entendi pode ser que varie de sensor para sensor, o tipo de onda...... então seria como simular isso em bancada !!!! Mais Andreas, se formos levar ao pé da letra você acertou "errando" pois no caso de transmissão seria realmente TCU (transmission control unit) o módulo da transmissão é separado do motor, ECU (electronic control unit) normalmente usamos para o modulo da injeção eletrônica, se for ver bem o errado fui eu que escrevi ECU para a transmissão ao invés de TCU rssrsrsrsr......... Estava navegando pelo site, e percebi uma coisa interessante, eu me formei em analise de sistemas e ciências da computação, trabalhei muito anos nessas áreas, comecei a trabalhar com Delphi 7, passei pelo java, participei de eventos de informática nessas época, enfim, tava vendo o nome do responsável pelo site Gabriel Torres..... Esse nome não me é estranho, num sei se ele fazia palestras em eventos, nesses meados de anos 2000..... Mais me recordo desse nome nessa Área !!!!!!
  3. @Andreas Karl Bom dia Andreas, primeiro me desculpe pela demora na resposta. Então, o que eu acabei fazendo foi exatamente o que você passou para tentar ter uma referencia de como as coisas efetivamente funcionam, os gráficos que postei são do manual de serviço da própria fiat mostrando as ondas geradas pelos circuitos exatamente da ECU do veiculo conforme você mesmo citou, e o que você leu nos gráficos é exatamente o que realmente é. O Sinal de defasagem em 180% entre as bobinas serve para que a ECU do veiculo possa identificar a posição exata em que o atuador da embreagem esta, com isso o cambio automatizado consegue fazer o "controle de embreagem" de forma eletrônica, (lembrando que esse sistema é automatizado, e não automático, o que tem bastante diferença) movimentando o atuador da embreagem usando pressão hidráulica gerada pela mecatrónica do cambio. Então, se eu utilizar meu scanner eu consigo simular o funcionamento do sistema montado no carro, mais sinceramente os testes não ficam 100%, pois caso haja algum problema no sistema, pode ser o sinal da ECU de saída, o sinal de saída do sensor, enfim, os testes em bancada nos dão mais confiabilidade em confirmar o diagnostico, o que evita troca de peças sem a real necessidade. 1. Passo - Ligar o osciloscópio no sinal de saída da ECU que vai para o sensor, assim pude identificar a tensão e a frequência e tipo de onda que a ECU envia para o sensor. 2. Passo - Ligar o osciloscópio no sinal de saída do sensor, para efetuar essas leituras tb.... Com essas informações pretendo tentar montar um sistema de testes (claro com ajuda de você´s afinal sou leigo na eletrônica). Coloquei em anexo a título de curiosidade as informações que constam no manual de manutenção da fiat dualogic !!!!
  4. @albert_emule Então, um circuito desse tipo variador de frequência seria o mesmo que um circuito de pulso PWM ????
  5. @Renato.88 Então da forma que eu estava querendo não vai funcionar..... Vou tentar um trafo comum, e juntar os circuitos numa mesma caixa !!!!!! Agradeço imensamente a atenção de todos !!!!!
  6. @Renato.88 Obrigado pelo seu tempo, acho que me expressei mal, usei o termo ajustar no osciloscópio para me referir a configuração de leitura do mesmo, e não no sentido de ajustar a frequência do circuito, o que quis dizer é que mesmo que a frequência da corrente seja 60hz ou 100hz, poderia fazer a leitura da mesma forma no osciloscópio. Não preciso ajustar a frequência do circuito não, poderia ser por exemplo a mesma frequência da rede 60 Hz, não teria problema. Nesse caso pelo que entendi, poderia usar um trafo comum mesmo. Uma pergunta de leigo, o que seria frequência de comutação ??????
  7. Boa tarde Guilherme, Primeiramente agradeço a reposta e seu tempo. Então os sensores que gostaria de fazer essa medição, funcionam utilizando uma bobina primária, e duas secundárias, sendo o sinal de saída do sensor dados pelo gráfico em anexo, a posição do sensor e dado pela defasagem da Tensão de Entrada pela Tensão de Saída. Possuo um osciloscópio que uso para verificar a saída de sensores dos tipos Sensor de Rotação / Sensor de Fase do Motor, a ideia seria usar ele para capturar as informações da saída do sensor, enfim como leigo acredito que a Frequência, poderia ser ajustada no osciloscópio ??!?!?!?!?!?? @Airtonarl Boa Tarde, Agradeço a atenção, já tinha até pensado nessa solução mencionada, mais é porque gostaria de manter tudo dentro de uma mesma "carcaça", claro que se tiver jeito...... mais se não tiver, aceito tb sua sugestão. Obrigado pela atenção.
  8. Bom dia a todos os Participantes, Gostaria da Ajuda de você´s, caso possível. Bom, sou reparador automotivo, e como tal, para efetuar testes em alguns sensores de veículos, que tem sinal de entrada em 5vDC, (Sensor de Posição Borboleta, Sensores de Posição Pedal Acelerador), em fim, são vários, utilizo uma pequena fonte ATX de microcomputador, nessa fonte tb utilizo um circuito que comprei pronto, para fazer a regulagem de Tensão e Corrente, coisa bem simples. Tenho saídas 5vDC, 12Vdc, uma saída onde consigo controlar a Tensão e Corrente tb em DC. Porém tenho tido a necessidade de efetuar em bancada alguns testes em sensores de deslocamento linear sem contato e com Ímã permanente (PLCD), esses utilizam corrente Alternada para o funcionamento Adequado. Enfim, espero não ter sido longo na explicação, mais minha dúvida seria, existe como nesse circuitos dessas fontes ATX eu ter uma tensão 5v ou 12v Alternada ? Tipo retirar essa tensão em algum ponto do circuito antes delas "virarem" DC ? Agradeço a atenção de todos, e a ajuda, li os artigos relacionados a testes de fontes para verificar se poderia entendo como fazer mais sinceramente não consegui !!!! José Augusto S. Oliveira.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!