Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DanielBertini

Membro Júnior
  • Posts

    13
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Comprei uma fonte ATX simples para transformá-la numa pequena fonte de bancada e utilizar em alguns projetos de teste e coisas assim. Logo que liguei ela funcionou normalmente, mas em seguida quando fui ligar de novo ela não funcionou mais. Bem, como já havia aberto ela pois iria modificar para uma fonte de bancada perdi a garantia e a única solução é tentar arruma-la. Procurando em muitos vídeos encontrei um resistor queimado, resistor de disparo do stand by, e trocando ele a fonte começou a fazer o ruído característico novamente e o stand by voltou a funcionar. Mesmo assim testando vários componentes não encontrei outro queimado e na saída não sai tensão alguma, mesmo ligando o fio preto no verde. Com o multímetro percebi que a tensão em cada capacitor de entrada estava em cerca de 310V, altíssima, sendo que somando os dois da mais de 600 (e os capacitores são de 200V). Observei então a chave que troca de 110 para 220 e percebi que quando coloco a chave no 220 a tensão nos capacitores vai para 180 em cada um (o que imagino que seja o certo), e quando a chave está em 110 a tensão é aquela enorme que já citei. Então minhas dúvidas são: - A chave bivolt está no 110 quando o escrito 110 aparece ou quando eu mudo ela para o lado 110? (Vou anexar uma foto) - Quais são prováveis componentes queimados ou blocos que preciso verificar? - Quanto deve ser a tensão nos capacitores de entrada?
  2. Estou programando na minha FPGA e estou mexendo com VGA da placa. Percebi que toda vez que ligo o VGA junto com o USB Blaster o computador mostra uma mensagem de erro e diz que precisa reiniciar, e reinicia automaticamente. Estou tentando tirar o VGA para subir o código para FPGA e depois desligar o USB blaster e colocar só o VGA. Mesmo assim, usando os cabos separados ainda o computador reinicia sozinho quando ligo o blaster. Alguém sabe o que pode ser?
  3. Estou fazendo um projeto de montar o jogo Pong numa FPGA. Para isso eu preciso montar a máquina de estados para controlar os movimentos e assim por diante. Tudo isso precisa ser transmitido num monitor para que eu possa jogar, mas a FPGA só tem saída VGA e meu computador ou minha TV (pensando em usar como monitor) só tem porta HDMI. Comprei então um adaptador VGA-HDMI, mas ao ligar essa montagem no computador ele fica esquisito e depois de um tempo desliga sozinho reportando algum erro desconhecido Minhas dúvidas são: eu posso fazer essa montagem? essa montagem funciona ou não há jeito de transformar o sinal da VGA para HDMI?
  4. O anúncio desses voltímetros dizia que a alimentação era de 4 a 12V, e realmente com até um pouco menos que 4 ele liga já. E aí ligando os dois 7805 juntos eu faria com que a diferença entre a saída da fonte negativa e a saída do primeiro 7805 fosse sempre maior que 5V, mesmo com o valor variando da fonte negativa. Aí o segundo 7805 pega esse valor, qualquer que seja, e fixa em 5V, só que a referência agora é a saída da fonte negativa, então ele conseguiria medir
  5. @Renato.88 Nesse caso eu colocaria o negativo da fonte externa na saída do LM337? Realmente parece funcionar mas tem esse empecilho de uma fonte a mais. Você consegue ver o problema dessa configuração que eu fiz? Será que é alguma configuração interior aos 7805 que não deixa ligar um na saída do outro?
  6. Há algum tempo coloquei aqui uma dúvida sobre uma fonte simétrica ajustável que eu estou montando. Não sei se tem como citar essa outra aba do fórum mas qualquer coisa mando o link. O problema do momento é a ligação de dois voltímetros que quero colocar na fonte, um para medir o lado positivo e um para o lado negativo. Esses voltímetros são do tipo de três fios, que dois são para a alimentação e um para a medição (em relação sempre ao terra da alimentação). Eu tinha proposto uma gambiarra usando dois 7805 para fornecer uma alimentação fixa e medir com uma faixa ampla, mas pelo jeito ao ligar essa gambiarra alguma coisa ocorre que liga apenas um voltímetro por vez. O esquema está na foto, a parte dos voltímetros é a de baixo. Observem que eu tinha proposto ligar a entrada no segundo 7805 na saída do primeiro, para manter na fonte negativa sempre uma tensão maior que 5 volts e poder alimentar o voltimetro conseguem ver alguma solução mais simples e funcional ou um ajuste dessa?
  7. Alguém com uma boa indicação de software pra fazer desenho de circuito eletrônico?? Só estou achando pagos ou bem ruins
  8. Na verdade o que aconteceu foi o seguinte. Estava tudo montado e funcionando. Da próxima vez que fui ligar tudo começou a dar uma tensão esquisita, os potenciometros não controlavam mais a tensão, e aí desliguei rápido pra não queimar nada mais. Descobri que o capacitor C4 tinha entrado em curto. Troquei por outro e ao ligar queimou novamente o mesmo (tenho quase certeza que estava polarizado corretamente, mas vai saber né, tem coisas que na frente dos olhos a gente acaba não enxergando). Por fim mudei para um de 3,3u, um pouco maior que o outro que era de 1u, e aparentemente deu certo. Agora verifiquei e não encontrei curto em capacitores, pelo jeito o regulador que foi embora mesmo. Algo que não sei se interfere é a idade desses capacitores, esses que queimaram eram de tântalo, e devem ter uns 10 anos, ficaram guardados e acabaram nas minhas mãos há pouco tempo. Por curiosidade, que cidades seriam essas? Sempre procuro lojas assim mas é tão difícil encontrar
  9. Bom, aparentemente se o circuito está ok, vou tentar apenas trocar o LM que queimou. O problema é que agora fiquei sem e preciso comprar mais, pra ver se o problema realmente era só o regulador queimado. E falando nessa de comprar outro e com vcs falando que são meio ruins esses daí, recomendam lugar bom para comprar? Tenho comprado ultimamente algumas coisas no aliexpress vindo da China mesmo, que mesmo com o frete bem algo compensa comprando algumas coisas. Ou o negócio é santa Ifigênia mesmo? Como estamos buscando algum problema foi uma boa olhar novamente o manual. Aparentemente os valores dos capacitores e resistores estão idênticos (ou muito parecidos) à montagem mais simples do manual. As outras com ripple rejection ou outros tipos não entendo muito bem, então não sei se seria o caso de mudar a configuração. Realmente foi algo que demorei para entender, essa questão da tensão relativa é o que acaba confundindo. Mas creio que o que os colegas falaram sobre colocar um 7812 pode ajudar. Nessa configuração de agora pelo visto funciona corretamente, mas o 7812 evita que esquente e talvez interfira nos outros componentes, vai saber…
  10. @.if Na verdade a parte do voltimetro eu não sabia direito como representar os três fios, que são o gnd, alimentação e medição. Os que saem pra baixo e pra cima são alimentação (+) e gnd(-). O que sai pra direita é onde tá medindo. Essa gambiarra é justamente porque tanto a medida quanto a alimentação tem que ter o mesmo gnd. Para a parte positiva é fácil, mas para a parte negativa foi a única forma que encontrei @rmlazzari58 boa dica. Essa troca evita queimar os 7805 né? Essa “sobrecarga” influência talvez na queima dos Lm ou provavelmente é outra coisa?
  11. Essa parte de baixo eu fiz para alimentar os voltímetros como disse. O problema que eu tinha é que os voltímetros tem uma faixa de alimentação (4,5 a 12V) e uma de leitura (1,5 a 30V). Como eu queria que o voltimetro chegasse a tensões baixas de 1,5V eu não poderia ligar o fio de leitura junto ao de alimentação na saída da fonte, pois quando a saída fosse menor que 4,5 ele não acenderia. A solução que achei foi um pouco gambiarra: peguei um regulador de 5V e coloquei na saída da ponte retificadora, e assim consigo alimentar o voltimetro positivo com 5V fixo sem risco de queimar e conseguindo ler tensões menores. Já para o voltimetro da parte negativa, ele não lê tensões negativas, então eu teria que colocar o neutro do voltimetro na saída da fonte negativa, e o positivo do voltimetro no terra do sistema, só que ocorre o mesmo problema de alimentação do positivo (tensão menor que 4,5 ele não liga). Então eu coloquei outro L7805 que converte a tensão que vai da saída do primeiro L7805 até a saída da fonte negativa, ou seja, mesmo que a fonte negativa esteja zerada, o regulador de 5V vai conseguir manter alimentado esse voltimetro negativo. (essa é a parte da “gambiarra”) Os símbolos que eu fiz ali foram pra não “entulhar” o desenho, mas representam ali que parte do circuito de baixo está ligado na parte de cima Outro detalhe, essa parte que você falou de revisar as ligações e etc, o sistema teria funcionado se alguma delas estivesse errada?
  12. Na verdade nem cheguei a testar com carga direito. Agora vi que no esquema esqueci de por, mas tem um resistor de 1W de 390 ohms fixo que coloquei como uma carga mínima (tinha pesquisado que era bom ter uma corrente mínima circulando). Mas fora esse resistor fiz uns testes simples ligando uns leds em série e funcionou bem, mas por pouco tempo. Não percebi se o Trafo esquentou também. Em todo caso, coloquei fusível de 500mA pra saída da fonte, devo por na entrada do Trafo também? Vou colocar uma foto da placa só para dar uma ideia. Os fios soltos são os que estavam ligados nos potenciometros, que acabei tirando para descobrir o que estava dando errado
  13. Estou montando uma fonte de alimentação simétrica ajustável, com o circuito que pesquisei e montei na imagem abaixo. Fora da placa universal funcionou corretamente e montado na placa também, mas queimei duas vezes já os reguladores de tensão e dois capacitores também, não sei por qual motivo. Existe algum valor que não está condizente no circuito ou alguma coisa montada errado? esse circuito de baixo é um pequeno adendo que fiz para adicionar dois voltímetros ao projeto, um para a parte positiva e um para a negativa. Quando montado chegou a funcionar, mas quando fui colocar na caixa e fechar, a tensão positiva foi para zero e descobri que queimou o regulador de tensão positiva

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!