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Walter Correa Neto

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Sobre Walter Correa Neto

  1. Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware: Novos Chipsets Para Placas 3D "Novos chipsets para aceleradoras 3D da 3Dfx, NVIDIA, S3 e Matrox." Comentários são bem-vindos. Atenciosamente, Equipe Clube do Hardware https://www.clubedohardware.com.br
  2. Uma nova safra de chipsets 3D está pronta para invadir o mercado. Até o final do ano, 3Dfx, NVIDIA, S3 e Matrox estarão lançando novas versões de seus chipsets. Outros chipsets da Rendition, Videologic e 3Dlabs são apenas promessas, mas que podem ser lançados ainda esse ano. Todos os chipsets são 2D/3D, confirmando a tendência do mercado de acabar com aceleradoras unicamente 3D. No entanto, o que fará realmente diferença para a escolha de um chipset 2D/3D será a suo desempenho 3D, já que o desempenho 2D parece ter chegado a um limite. Testes de performance realizados com a maioria desses chipsets mostram uma diferença de no máximo 2% entre o desempenho 2D de uma placa e outra. O Banshe é o primeiro chipset 3D/2D lançado pela 3Dfx, conhecida pelo chipset Voodoo Graphics (das famosas placas Diamond Monster 3D). A 3Dfx já havia feito um chipset que poderia ser usado numa placa 2D/3D, o Voodoo Rush, mas esse chipset precisava que a placa tivesse seu próprio controlador gráfico 2D. A Diamond já anunciou uma placa que usará o Banshe (Diamond Monster Fusion), e seu desempenho será próximo ao do Voodoo Graphics 2, atualmente o chipset 3D mais poderoso do mercado. A desvantagem do Banshe em relação ao Voodoo 2 é ter apenas uma unidade de processamento de textura, enquanto o Voodoo 2 tem duas. Com duas unidades de textura, o Voodoo 2 pode processar duas texturas ao mesmo tempo, enquanto o Banshe tem que processar uma de cada vez. Em jogos como Quake 2 por exemplo, há um mapa de textura e um mapa de iluminação. Quando um pixel vai ser renderizado, os dois mapas devem ser levados em consideração. Então, primeiro renderiza-se o pixel usando o mapa de textura, e depois aplica-se o mapa de iluminação. Com duas unidades de textura é possível fazer esses dois passos de uma vez só, aumentando bem o desempenho. No momento, somente alguns jogos usam multi-textura (como Quake 2 e Unreal), mas isso deve mudar no futuro. Mas, mesmo que o software venha a usar multi-textura, o Banshe não faz feio, tendo umo desempenho apenas um pouco menor que a do Voodoo 2. Em jogos que não usem multi-textura, o desempenho do Banshe poderá ser até maior que o do Voodoo 2, já que ele trabalha num clock mais elevado (100 ou 125 MHz, contra 90 MHz do Voodoo 2). O Banshe também oferece suporte à DVD. Este suporte à DVD é via software, precisando de um processador potente e não tendo a mesma qualidade do DVD decodificado via hardware. Uma placa com o Banshe pode ser tanto PCI quanto AGP, já que este chipset não usa nenhum recurso avançado do barramento AGP (como AGP Texturing) não havendo uma grande diferença no desempenho entre as placas PCI e AGP. Isso poderá diminuir o desempenho quando manipular texturas muito grandes em altas resoluções, já que o Banshe terá que alocar as texturas na memória principal via DMA, que é bem mais lento que AGP Texturing. De qualquer maneira, ainda não existem jogos com texturas grandes o suficiente para tornar isso um problema. O Banshe continua com a mesma qualidade de imagem 3D do Voodoo 2, tendo um z-buffer com profundidade de 16 bits, e renderizando com cores de 16 bits. Os outros novos chipsets tem z-buffer de maior profundidade e renderizam com mais cores, mas mesmo assim, a qualidade de imagem do Banshe ainda é muito boa. Mas a maior vantagem estará no preço. Uma Monster Fusion com 16 MB deverá custar (nos EUA) em torno de U$200, enquanto uma Monster II de 8 MB, que só é 3D, está acima dos U$250. Com esse preço, e a total compatibilidade com a API Glide (API usada em muitos jogos e exclusiva da 3Dfx), esse chipset provavelmente será um sucesso. A NVIDIA está lançando o Riva TNT. Bem mais poderoso que seu predecessor(Riva 128) o TNT não melhora somente o desempenho como também melhora a criticada qualidade de imagem do Riva 128. Com um z-buffer de 24bits e renderizando com cores de 32 bits a qualidade da imagem melhorou bastante. O desempenho 3D deste chipset é realmente impressionante, superando o Banshe da 3Dfx. Assim como o Voodoo 2, o TNT tem duas unidades de processamento de textura, mantendo a ótimo desempenho em jogos que usam multi-textura. O TNT também terá suporte a DVD via software. O TNT é realmente compatível com AGP, usando AGP Texturing e AGP 2X, mantendo o desempenho mesmo com texturas grandes. Mas, mesmo assim, esse chipset poderá ser usado em placas PCI, logicamente, sem os recursos AGP. Diamond e Creative Labs já anunciaram placas com o Riva TNT, que devem custar em torno de U$200 com 16MB! Que também é um excelente preço se comparado ao caro Voodoo 2 (tenho uma ligeira impressão de que o preço das placas com Voodoo 2 vai cair logo, logo...). A S3 já foi uma das líderes no mercado de chipsets de vídeo de alto desempenho para PC. Mas, à uns 2 ou 3 anos, começou a ficar para trás. Placas com chipsets S3 começaram a ser chamadas de "desaceladoras" 3D. Chipsets como o Virge DX (Diamond 3D 2000 Pro), são bons para 2D, mas são péssimos para 3D. Agora a S3 quer dar a volta por cima e recuperar o tempo perdido. Ela está fazendo uma pesada campanha de marketing para o S3 Savage com o slogan "Voodoo 2 performance at S3 prices" (Performance de Voodoo 2, com preço de S3). Mas o chipset não é lá essa coisa toda. Alguns testes com o Savage mostraram uma boo desempenho, mas apesar das especificações técnicas (24 bit z-buffer, renderização com cores de 32 bits) a qualidade da imagem deixa a desejar. Segundo a S3, isso é devido a problemas com os drivers, que ainda não estão totalmente prontos. Mas de qualquer maneira, a suo desempenho ainda não é melhor que a do Banshe nem do Riva TNT. O Savage também tem suporte a AGP 2X e AGP texturing, e suporta no máximo 8 MB na placa de vídeo. Uma caraterística interessante do Savage é a compressão de texturas. Com texturas muito grandes o tráfego de dados pelo barramento pode ficar muito intenso. Usando a compressão de texturas, pode-se diminuir o tráfego de dados pelo barramento. No futuro, quando o trafego de texturas for maior que a largura de banda do barramento, essa pode ser uma alternativa interessante. O DirectX 6 já oferece suporte a compressão de textura. No entanto, essa tecnologia causa perda na qualidade da imagem, e não há a necessidade de ser usada hoje em dia. Outro problema é que o driver da S3 usa a compressão de textura automaticamente. E isso pode não ser uma boa em algumas situações. A compressão leva tempo, e pode atrapalhar em situações em que as texturas precisam ser carregadas rapidamente. A S3 está sendo muito criticada por essa compressão automática. Apesar do slogan, ainda não há preço definido. A Matrox finalmente lançou um bom acelerador 3D. O G200 não tem a melhor performance dos novos chipsets, mas ainda assim é muito bom. Com z-buffer de 32bits e renderização em cores de 32bits, a qualidade de imagem do G200 é excelente! O G200 também tem suporte à AGP 2X e à AGP texturing e assim como os outros chipsets, tem um excelente desempenho 2D. Em torno de U$170 no EUA. Este chipset está para ser lançado a mais de um ano. Algumas fotos com imagens de jogos usando o segundo Power VR já foram divulgadas e são muito boas. O chipset já está bastante atrasado, e dizem que isso está ocorrendo porque a Videologic anda muito ocupada com o desenvolvimento de um novo chipset para um novo Vídeo-game da SEGA. Se o chipset para PC for tão bom quanto o chipset do Vídeo-game da SEGA, provavelmente será um chipset muito bom. Já estão disponíveis alguns vídeos com imagens dos jogos do Vídeo-game, e a qualidade da imagem impressiona muito. Pouco se sabe ainda sobre esses dois chipsets, mas a julgar por suas versões anteriores, eles deverão ser muito bons. Rumores dizem que ambos terão duas unidades de processamento de texturas como o Voodoo 2 e não terão compressão de texturas como o Savage. Em pouco tempo, tanto a Rendition quanto a 3Dlabs, deverão divulgar mais informações sobre esses chipsets.

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