Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcos Mazuqui

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. @arfneto muito obrigado!! Sobre os cabos, pretendo comprar o Furukawa Soho Plus, pelas pesquisas que vi parece ser uma marca de qualidade com um bom custo-benefício neste modelo. Conectores eu vi que a marca exborn tem um bom preço. Seria um bom conector ou é melhor comprar da Furukawa também?
  2. @arfneto sim, depois das explicações na primeira resposta, estou considerando onuso das portas ethernet de cada roteador para uso dos dispositivos de cada cômodo. Quanto a usar a porta wan dos roteadores eu já tinha lidos vários posts aqui com respostas suas sobre os problemas que isso gera e não irei usar. A última dúvida que fiquei é sobre não ligar em cascata. Isso quer dizer que devo conectar uma porta Lan de cada roteador AX3000 que tenho diretamente na porta Lan do modem da Claro, certo?
  3. @arfneto Boa tarde! Obrigado pelas respostas. Já fiz alguns testes com o wifi analiser e considerando o sinal da minha rede e planta do apartamento, estes seriam os melhores pontos para os roteadores, pensando também na facilidade de passar os cabos de rede do modem até eles. O modem vai ficar numa região que não é central no apartamento, mas não tão próxima a parede externa, digamos que vai cobrir 1/3 da área do apartamento (escritório, cozinha e sala). Pensando na passagem dos cabos e facilidade de acesso, seria o melhor lugar pelo que avaliei. Um dos roteadores ficará ao lado da TV do quarto, e esse quarto fica entre a sala e outro quarto, então entendo que vai distribuir bem o sinal nestes três ambientes.O segundo roteador ficará no quarto dos fundos por conta do sinal ruim que chega lá hoje. A TV da sala fica na parede que faz divisa com outro apartamento, por isso não pretendo colocar um roteador junto a ela, pois perderia parte do sinal para o apartamento vizinho. Considerando este cenário e as sugestões, estou pensando em puxar um cabo de rede do modem para estes dois quartos, ligando os roteadores nesse cabo, e as tvs e demais equipamentos destes quartos no roteador; um cabo rede para o outro quarto onde não terá roteador, ligando a tv nesse cabo, e dois cabos de rede para a sala, onde não terá roteador, ligando a TV e box ClaroTV. Com isto só usaria um switch de 6 ou 8 portas conectado ao modem Claro. Quanto ao POE vou avaliar, mas pelo desenho acima, não seria necessário pois terei tomadas ao lado dos roteadores. A ideia do CAT6 era se valeria a pena pensando num futuro com equipamentos com velocidades acima de 1 GB na lan, mas acho que isso não é algo tão próximo assim. @W46n3r Boa tarde! Obrigado pelas respostas. A ideia de usar um switch de 16 portas era conectar todas as TVs, videogames e roteadores direto nele, mas como não tenho nenhum ganho prático fazendo isso, e vai aumentar muito o custo dos cabos, vou usar um menor e ligar os equipamentos nas portas dos roteadores.
  4. Caros, bom dia! Acompanho o fórum a um certo tempo, e agora me inscrevi para tirar algumas dúvidas. Vou reformar o apartamento e pretendo cabear os quartos e sala. A ideia é colocar o modem da Claro WIFI6 em um escritório que ficará ao lado da sala, um switch conectado ao modem, conectar via cabo dois roteadores Xiaomi AX3000, que já possuo, como acess point, e usar cabos de rede para as tvs, videogame e aparelhos da Claro TV. Os cabos serão passados pelo teto, dentro do forro de gesso, e depois seguirão por conduítes dentro das paredes até o ponto final de uso. Também pretendo colocar um NAS no escritório, conectado ao modem ou switch. O modem Claro irá distribuir o sinal wifi para o escritório, cozinha, e parte da sala, tendo somente uma parede entre ele e estes ambientes, todas sem canos d'água. O primeiro AX3000 ficará no quarto dos fundos, onde o sinal atualmente é ruim, pois duas das paredes passam canos de agua e espelhos de banheiro, e o segundo ficará no quarto do meio, que distribuirá o sinal para outro quarto ao lado, e também para a sala. Considerando a passagem dos cabos de rede do modem até os pontos de uso de cada um dos cômodos acima, eles ficarão entre 7 a 12 metros de comprimento. Minhas duvidas: Existe alguma vantagem em usar cabos CAT6, em relação ao CAT5e neste cenário? Nos quartos que terão o AX3000 como acess point, qual seria o melhor cenário pensando na performance e gerenciamento da rede? Levar um único cabo de rede até lá e conectar os equipamentos nele? Ou usar um switch conectado ao modem e levar todos os cabos que serão usados para cada cômodo? O modelo Tl-sg116e da TP-Link seria uma boa opção? Existe alguma vantagem de usar switch gerenciavel neste cenário? Não pretendo usar POE Seriam essas as principais duvidas que tenho e agradeço a quem puder responder. Obrigado e um bom dia a todos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!