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Italo Matos Campos

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  1. @alexandre.mbm olá alexandre.mbm. É nescessário entender um pouco de elétrica automotiva e um pouco de eletrônica . O (efeito hall ) é um sensor cujo o nome é (hall) ele é semelhante a um (red-sweet) de três pinos ....o hall substitui a bobina do magneto é está é a diferença do distribuidor com efeito hall e versão pulso por bobina de magnéto. O magneto com hall o hall gera um pulso que sai do distribuidor e esse pulso é o pulso que aciona o (cdi ) ou módulo de ignição que pôr sua vez faz o corte de corrente que aciona a bobina amplicadora ( a bobina de ignição) . A diferença entre o distribuidor com hall e o de bobina de magnéto é que o (hall) é um sensor de três pernas baseado em (red- Sweet) o hall tem aparência de um transistor ....já o magneto com bobina ( como o nome diz) é uma bobina um carretel enrolado com fio ...ambos gera campo magnético por que o imã do magneto gera um campo magnético criando um pulso de corrente momentânea que aciona e des-aciona o cdi no tempo certo de ignição das velas sobre a câmara de de queima correspondente a cada cilindro . Qual a diferença de (hall ) para ( bobina de magnéto) ???? O hall é um sensor (red-sweet ) e recebe uma limentacao de +b em um dis pinos e aciona o cdi que pôr sua vez faz o corte de corrente da bobina ( para a bobina amplificar a corrente ) . Bobina de magnéto: Já A bobina de magnéto é autônoma não depende de tensão externa ....quando o imã do magneto passa perto da bobina está ação faz com que a bobina gere uma corrente por fricção do imã sobre ele onde também e gerado um pulso que aciona o cdi . Ambos servem para o mesmo cdi. Alguns confundem são tecnologia de acionamento diferente mas que tem mesma função . Acionar o cdi no tempo de queima do cilindro de combustão. Lembrando : no distribuidor que usa bobina existe uma questão ...( Muita gente é enganado por mecânico ) por não saber disso: a bobina de magnéto tem ( o pulso ) é gerado apenas em um único sentido onde o fio do pulso tem que ser ligado corrente pois se inverter a corrente de pulso é elevado a terra fazendo com que o carro não funcione se inverter o fio do pulso da bobina de magnéto . Na física a corrente (positiva) só flui para um único sentido . Se pegares um multímetro analógico e por na escala de medição de corrente de (0,25ma) atestarás isso o sentido em que a corrente circula ( anda) ....( esses de ponteiro) e enrolar um pedaço de fio em uma chave de fenda e passar um imã de neodimeo sobre o fio veras o ponteiro si direcionando para uma determinada direção isso indica o caminho certo do pulso ...tipo se passar o imã sobre a bobina de fio da direita para esquerda o ponteiro se movimento para frente ...se passar o imã da esquerda para direita ( no sentido contrário) o ponteiro do multímetro se movimenta para trás. É um teste simples pra saber o fio corrente que vai ligado na entrada de pulso do cdi . É fato que muito mecânico sabendo disso engana o cliente pra arrancar uns reais dele . Salvo se a bobina do magneto estiver rompida o carro deixa de funcionar . Nesta bobina o fio verde é o pulso positivo e o fio marron da bobina é terra carcaça ou no negativo da bateria. Da no mesmo . Explicação do clube do Opala . Opaleiros: Resposta: olá francisco muniz ...funciona sim e foi feito idêntico ao esquema que foi postado no clube do fusca ..trata-se do esquema replica do (CDI) Bosch que era utilizado no fusca no gol quadrado opala versales escort hobby ...esse modulo tem seis pinos e é (efeito hall ). a entrada de pulso é o pulso recebido que sai da bobina do magneto ....a bobina do magneto gera o pulso inicial no tempo certo de cada cilindro ...a bobina do magneto tem dois fios (o verde e o marrom) o marrom é terra e o verde a saída de pulso ...mas tem uma questão (na física) a corrente só anda em um determinado sentido ) e é isso que muito cara se passa invertendo a ligação do fio do magneto é ai a corrente é jogada no terra fazendo com que o carro não funcione é fácil saber disso com um simples teste : pegue um multi-teste de eletrônica e um motorzinho desse de brinquedo ...ponha a escala do multi-teste em tensão (DC) (de teste de pilhas( ponha as pontas de prova do multi-teste (analógico) ou digital (se você tiver experiência com multímetro digital) um em cada fio do motor e gire o motor com a mão da esquerda para a direita e da direita para a esquerda note que no visor o ponteiro de instrução do multi-teste vai se mover para a esquerda ou para a direita provando assim que a corrente tem um sentido de acordo com o sentido do giro do motorzinho ....a mesma coisa acontece com a bobina do magneto de acordo com o sentido que o imã do magneto se move : Projeto Modulo de igniçao eletronica bosch 6 pinos opala e chevett monza versales e outros Images10 Projeto Modulo de igniçao eletronica bosch 6 pinos opala e chevett monza versales e outros Images10 Olá. Ignição original utiliza transistores. Transistores suportam melhor a corrente. Estes módulos chineses utilizam o circuito integrado (CI). O CI não aguenta corrente elevada. Quando a ignição "fecha" na bobina (fase de carga), a chamada corrente estacionária sobe. Com o tempo o CI queima. O modo que eu encontrei foi colocar um resistor no negativo da bobina. A função do resistor é proteger o módulo e não a bobina. O difícil é encontrar o valor correto do resistor. Na minha experiência eu utilizei 5 mts de fio bitola 1 mm. Fiz um indutor enrolando o fio e liguei entre o módulo e a bobina. Adaptei conectores as pontas. Para mim resolveu, mas depois eu ganhei um módulo transistorizado. O módulo de CI ficou como reserva. Quanto menor o diâmetro interno do indutor maior a sua capacidade resistiva. Projeto Modulo de igniçao eletronica bosch 6 pinos opala e chevett monza versales e outros Bobina10 Com o módulo a transistor eu uso um resistor de bobinas no positivo. Igual a este. passou por uma melhora no design!!! feliz 2022!!! A todos!!! tchau. olha aí o teste do Módulo de igniçao!!!! Fonte de pesquisa: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t48004-projeto-modulo-de-ignicao-eletronica-bosch-6-pinos-opala-e-chevett-monza-versales-e-outros . O alcance aquela foi do clube do Fusca e o projeto retirado do clube do Opala. Circuito baseado no módulo vish original Bosch. Este módulo é universal para : kombi Fusca Opala gol quadrado Versales Kadett escortt hobby escorre europeu Brasília Gurgel chevett marajó Opala .... e outros que usam módulo de ignição semelhante a este de 6 pinos . É nessario cunsultar os pinos do seu módulo para não ligar errado o do chevett e diferente os pinos em ralação ao Fusca por exemplo . São 6 pinos e em alguns casos só se usam 5 porque um deles e o tacômetro ou ( contagioso) ....se atente a isso consulte os pinos do módulo original antes de fazer e ligar este circuito .

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