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César_Adriano

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Reputação

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  1. Prezados(as), Estou abrindo esse tópico para relatar um problema que não encontrei muitas pesquisas falando sobre. Eu tinha um case com conexão SATA 3 para USB 3.0, onde utilizava meu HD e SSD como externo para meu antigo notebook (Acer Aspire 5), o qual utilizei para armazenar dados e até mesmo executar jogos "pesados". Contudo, fiz a troca para um novo notebook (ASUS TUF Gaming F15), onde transferi meus antigos arquivos para ele pelo Google Drive e através do HD. Cheguei a jogar através do HD e SSD no novo notebook, até que no outro dia, quando estava transferindo arquivos, começou a desligar repentinamente, até que parou de funcionar. Após o descrito, fiz a compra de um cabo SATA 3 para USB 2.0, o qual utilizei para finalizar a transferência dos arquivos e posteriormente executei jogos através dele, mas não no HD, e sim em um SSD no padrão 2,5" com SATA 3. Em alguns momentos, tive desconexão do cabo de forma repentina, além de que tanto o HD como o SSD, só são reconhecidos pelo notebook, após reinicialização, nunca quando plugado o cabo durante o uso do notebook. Após alguns dias de uso do novo cabo, este queimou e causou danos ao SSD que não é mais reconhecido pelo computador, fica apenas como disco D, mas sem informação de armazenamento. No momento comprei outro cabo, porém SATA 3 para USB 3.0, pois minha hipótese é que os jogos estão demandando um fluxo de dados maior que a capacidade do cabo USB 3.0 (se fosse 3.2 o cabo, atenderia a velocidade do SSD SATA 3). Mas não tenho a validação dessa teoria e nunca ocorreu esse problema no notebook antigo. Então, busquei alternativas de recuperação do SSD fazendo a clonagem dele, porém ainda surge a dúvida de que talvez o problema seja o meu notebook novo e não os cabos. Embora eu tenha problemas com jogos, também utilizo o notebook para trabalho, onde realizo simulações que demandam um fluxo de armazenamento elevado (Análise por Elementos Finitos) e pretendo usar um armazenamento externo para essas simulações, mas posso acabar esbarrando novamente com essa falha do cabo. Nesse sentido, gostaria de esclarecer essas dúvidas e situação descrita. Caso alguém já tenha experimentado algo relacionado ou tenha experiência na área, poderia me auxiliar, por gentileza?! Especificações de hardware: OS: Windows 11 Enterprise; Processador: Intel Core i7 12700H (14 núcleos, 20 threads); RAM: 24 GB (8GB DDR4, 16GB DDR4); Armazenamento: 512 GB (1º slot com SSD NVMe M.2, 2º slot vazio); GPU: Nvidia GeForce RTX 3050 4GB.

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