-
Posts
17 -
Cadastrado em
-
Última visita
Tipo de conteúdo
Artigos
Selos
Livros
Cursos
Análises
Fórum
Tudo que _tzn postou
-
A mudança pra uma GPU dedicada é muito grande?
_tzn respondeu ao tópico de GDinizR em Placas de vídeo
Eu usei o vídeo integrado por quase 3 anos, e quando mudei pra uma placa de vídeo dedicada deu outra vida pro computador. Usava um Ryzen 3 3200g com a vega 8, agora to com uma rx 580 (não é a da china) e sabendo configurar, rodo praticamente qualquer jogo, sério, vale muito a pena, ainda mais no seu caso, a rx 6600 é top dms. -
@Tatai Desculpa o sumiço, a placa ficou mais tempo parada do que eu achei que ficaria, enfim. Eu mesmo abri a minha placa de vídeo e fiz uma limpeza completa com álcool isopropílico, limpei o barramento PCIe da placa de vídeo e também limpei o conector PCIe da placa-mãe com o auxílio de uma escova de dente (bem seca e que não uso mais) e o álcool isopropílico, também fiz a troca da pasta térmica, quando eu abri, vi que a pasta que já estava nela estava mal aplicada, tinha excesso e "transbordou" pra todo lado do chip da placa de vídeo, estava bem seboso e melecado, como se alguém tivesse trocado e não soubesse o que estava fazendo. Sinto que agora eu arrumei meu problema de verdade, estou usando o computador na vertical e não apresentou nenhum defeito até agora, antes de fazer a troca da pasta térmica, ela não estava conseguindo ficar nem 30 minutos sem parar de dar vídeo, agora completou 3 dias que estou fazendo uso intenso do computador pra testar ela e ver se o problema retorna, até o momento está tudo certo. E por sinal, eu usei uma pasta térmica bem baratinha da Implastec (https://www.amazon.com.br/dp/B075X436D1?psc=1&ref=ppx_yo2ov_dt_b_product_details), paguei 19 reais e chegou no dia seguinte por causa da entrega prioritária, apesar de barata ela cumpre bem seu papel, minha GPU diminuiu uns 8-10 °C fácil, estou jogando Elden Ring no Médio/Alto e ela fica em torno de 65 - 68 °C, não passa disso, e pra uma placa que eu já vi bater 90°C no CyberPunk 2077, essa temperatura está ótima. Não é uma foto da minha placa de vídeo, mas ela estava mais ou menos assim por dentro (talvez até pior):
-
GeForce RTX 4060Ti: 8GB de VRAM são suficientes para Full HD (1080p)?
_tzn respondeu ao tópico de Rodrigo Leandro em Placas de vídeo
eu acho suficiente, joguei Elden Ring e o consumo de VRam não passava dos 3/4GB, joguei Cyberpunk no médio e também ficou por essa faixa de consumo, e mesmo se eu aumentasse acho que aguentaria tranquilamente -
@Tatai esqueci de perguntar, mas se possível, manda seu feedback do método desse vídeo pra ver se ele funciona antes de eu ir para assistência.
-
att3.: A minha também voltou a apresentar o problema @Tatai, estou tendo que usar o vídeo integrado do processador infelizmente, no meu caso acho que não tinha nada a ver com a coisas do pino que atrapalhavam a instalação, o que me resta é saber se é a placa-mãe ou se é a própria placa de vídeo, ou até mesmo a fonte. O chato desse problema é que é tudo muito aleatório, eu to pensando em levar pra uma assistência pra eles fazerem o teste nela isoladamente, mas o meu medo é deles não fazerem os testes direito e acharem que está tudo normal, porque como eu disse, é tudo muito aleatório, da ultima vez ela demorou 3 dias pra voltar a apresentar o problema, estou com um receio de levar porque assistência técnica é que nem mecânico, se não achar um defeito pra consertar, eles arrumam outro jeito de cobrar. Vou estar de viagem nessa semana e só vou poder levar ela nessa sexta-feira (24/05), vou trazendo atualizações nos próximos dias.
-
o gargalo vai ser grande, mas vai dar um bom UP no desempenho caso você ainda não tenha placa de vídeo, como você vai mudar seu kit no futuro, tá tranquilo, vai na fé.
-
@shinnzera rapaz nem se preocupa com essa temperatura, está totalmente no padrão do aceitável, placas de vídeo foram projetadas pra esquentar e dissipar o calor, elas não vão simplesmente morrer por bater 70 graus em full load, porque é pra ela bater 70 graus em full load tlgd? é importante essa preocupação mas n fica nessa paranoia n, olha meu exemplo: Minha RX580 quando tá em jogo leve bate 72 graus brincando kkkkkkkkkk em jogo pesado tipo cyberpunk teve momento dela dar uns picos de 86 graus e até hoje ela ta viva (n sei por quanto tempo kkkkk)
-
independente da marca da fonte, qualquer modelo abaixo de 500w não é interessante para essa placa de vídeo. nessa faixa de preço, eu recomendo até mesmo o modelo de 500w da mancer, uso ela em uma rx580 gb e não tive nenhum problema com ela, e olha que em full load a minha rx 580 puxa uns 130w pra 140w de energia.
-
eu tive esse mesmo problema, o motivo disso acontecer no meu era mau contato no PCIe, tenta limpar o barramento da sua placa de vídeo com borracha, trocar as memórias ram de slot, verifica se todos os cabos internos estão conectados corretamente, vê também se a placa tá torta no gabinete. Verifique se não tem nada atrapalhando a instalação da placa de vídeo e tente usar o PC deitado pra ver se o problema persiste.
-
att2: Aparentemente resolvi o problema, na verdade o que dava a tela preta era o mau contato gerado pelos conectores do painel frontal que atrapalhavam a instalação, no momento estou usando o PC deitado e sem os pinos do painel frontal conectados pra não ter nenhuma chance de mau contato, estou dando boot com uma chave de fenda, vou testar com ele em pé amanhã pra ver se ele continua funcionando, caso dê problema talvez eu tenha que colocar um suporte na placa de vídeo por causa da gravidade, se não, o problema pode ser na placa de vídeo. Usando ele deitado e sem os conectores do painel frontal está funcionando perfeitamente. Vou continuar testando e se tudo der certo, o empecilho é a placa-mãe, que vai ser bem mais barato de trocar, volto nos próximos dias para dar outra atualização.
-
rapaz, eu não sei como é sua situação, mas se for possível, economiza mais um pouco e tenta ir direto para uma rx 550, às vezes você encontra ela por 300R$ a vista ou 350$ no cartão pelo site da terabyte, ou você pode tentar garimpar uma usada na OLX ou no Facebook marketplace, vai dar um up monstro no seu PC, dar um upgrade para uma 610 não vai mudar quase nada.
-
aparentemente sua placa de vídeo está começando a apresentar artefatos. Manda a configuração completa do seu PC, não dá pra determinar com 100% de certeza, mas tudo indica que sua placa de vídeo tá morrendo.
-
att.: Eu remontei limpando com cuidado os conectores de placa de vídeo e memória RAM, também reorganizei os cabos para o fluxo de ar do gabinete ficar melhor. Estou usando por 2 dias e o problema apareceu só 1 vez mas de forma diferente, dessa vez não desconfigurou os drivers, e no segundo dia de uso está tudo funcionando normalmente. Não sei se resolveu o problema mas está muito melhor que antes, vou atualizando nos próximos dias.
-
rapaz, é o seguinte, vou dar o meu exemplo: Eu uso essa fonte com uma RX 580 de 8GB 2304SP, ela tem um TDP maximo de 185w e consome bastante, uso faz uns 4 meses e até agora não tive problemas com a fonte em sí. Lógico que é sempre melhor trabalhar com uma margem quando a questão é fonte, mas eu sei q nem sempre é possível, mas veja bem, essa placa tem um TDP maximo de 165w e é bem mais atual no quesito de otimização de energia. Eu acho que a fonte mancer de 500w vai dar conta, tendo em vista que essa fonte já foi testada no canal teclab e supriu os 500w de potência com competência, ainda mais porque seu processador é de linha intermediária, e não é high-end, ou seja, vai ter menos consumo e vai exigir menos da fonte. Analise os pontos que eu falei e forme sua opinião para sua tomada de decisão.
-
@AndreyoBurro nunca, n sei como é na 1650, mas uso uma rx580 de 8GB 2304sp e dps que eu comecei a jogar, a energia aumentou quase 50 reais (n tem como saber o valor exato mas é mais ou menos nessa margem de 45 e 55 reais), o tdp dela é de 185w contra 75w da 1650, menos da metade do consumo e uns 20 graus a menos.
-
na minha opinião, mesmo a rx580 tendo um maior desempenho, no final do mês vai sair mais caro, além dela ter uma tendência a esquentar mais, ela consome bem mais q a 1650, então se tu quiser economizar, a longo prazo é bom analisar isso aí porque a conta de luz vai começar a vir um pouco mais cara.
-
(O tópico ficou bem longo pois apresentei tudo que pude, espero ter deixado o mais claro possível, qualquer dúvida só perguntar) CONFIG DO PC: - Ryzen 3 3200g - RX 580 8GB PowerColor (Modelo RedDragon - Link da placa de vídeo: https://www.powercolor.com/product?id=1496737629) - 16GB 2666Mhz (2x8) - Placa-mãe Biostar A320MY-Q7 (Link da placa-mãe: https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=937) - Fonte Mancer thunder 500w 80Plus bronze - Gabinete Mancer Kevlar c/ 3 fans 120mm Comprei essa placa de vídeo usada na olx (mais ou menos 3 anos de uso), tenho ela por aproximadamente por 4 meses, nas primeiras 2 semanas eu usava o PC sem o gabinete pois ele ainda não tinha chegado, e a placa funcionava normalmente, quando o gabinete chegou, eu usei por aproximadamente por 1 mês e ele deu esse problema pela primeira vez, basicamente o PC para de dar vídeo mas continua ligado e reproduzindo som, após parar de dar vídeo o PC faz um som como se tivesse desconectado algum dispositivo USB, mas se você reiniciar o PC ela passa a dar vídeo normalmente, porém ela para de reconhecer os drivers, após dar esse problema eu passei o formatei o PC, passei DDU e reinstalei os drivers, a placa voltou a funcionar normalmente durante 1 mês, mas apresentou esse mesmo problema, eu passei o DDU novamente e reinstalei os drivers novamente, mas quanto mais o tempo passava, com mais frequência ela apresentava esse defeito, depois de um tempo eu tentei as seguintes soluções: - Passar o DDU e formatação do sistema (como escrito acima). - Limpar as memórias (com borracha) e Trocar elas de slot. - Diminuir os MHz das memórias RAM (de 2666 para 2400). - Usar apenas 1 pente de memória RAM por vez. - Limpar o barramento da placa de vídeo (com borracha). - Remontar o PC. - Undervolt na placa e fazer curva de fans. - Testei várias versões de driver da AMD. - Tentei usar o driver que o próprio Windows Update instala. - Atualizei a BIOS da placa-mãe. - Tentei mudar a BIOS da placa de vídeo, mas além de ter parado de reconhecer os drivers (mesmo passando o DDU), ela continuou perdendo o vídeo após alguns minutos usando, então voltei para a BIOS original dela. - Tentei remover a bateria CMOS da placa-mãe e descarreguei a energia dela apertando o botão power por 30s e depois remontei o PC. - Troquei o cabo HDMI do monitor. Depois de todas essas coisas eu percebi algumas coisas: - Ela para de dar vídeo aleatoriamente independente do uso dela ou da temperatura dela. Pode ser jogando jogos pesados, usando o navegador ou até mesmo sem fazer nada, ela tem a chance de perder o vídeo aleatoriamente, no momento dessa publicação mesmo se eu passar o DDU e reinstalar os drivers, com sorte ela dura no máximo 1 ou 2 dias sem dar esse problema. - Sobre a temperatura, em idle ficava entre 35 e 40 graus, e em jogos pesados (tipo Cyberpunk 2077) ela ficava sempre entre 70 e 75 graus, em alguns momentos bem específicos ela pegava 80 graus mas era apenas em algumas partes, quase nunca atingia essa temperatura, parece absurdo mas para essa placa é aceitável, tendo em vista que eu moro no Nordeste e aqui é bem quente. - Eu percebi também que quando eu formatava, o problema demorava mais para aparecer, mas não acho que deve levar isso em consideração, pois faz quase 2 meses da ultima vez que eu formatei, e a frequência vem sendo gradual, agora eu estou usando a versão 22H2 do Windows 10, futuramente eu vou pesquisar para ver se existe alguma versão mais estável do Windows para placas AMD para ver se resolve, mas só vou fazer por alívio de consciência, pois acredito que o problema seja no hardware, e não no software. - Uma observação que eu quero fazer também é que talvez a placa de vídeo possa estar sendo mal conectada. A minha placa-mãe (Biostar A320MY-Q7) além de ser muito de entrada, tem um erro de design meio grotesco, os conectores do painel frontal são alinhados com o PCIe, aí pra instalar a placa de vídeo eu tenho que dar uma forçada e fechar a travinha do PCIe manualmente, porque a placa é grande e fica amassando os pinos do painel frontal o que dificulta muito a instalação dela, eu não sei se tem alguma coisa haver, mas é algo que é válido pontuar aqui. - Por último, eu percebi que a placa de vídeo estava operando em x8, e não em x16, pesquisei um pouco e vi que pode ser por causa que o processador possui vídeo integrado e de alguma forma limita o barramento (não tenho certeza sobre isso). Vou levar ela para um técnico e ver se ela apresenta esse defeito, pois eu não tenho outro PC ou algum conhecido para testar essa placa de vídeo para verificar se ela apresenta esse mesmo defeito. Eu não acho que seja a fonte e nem temperatura, porque como eu disse, ela pode parar de dar vídeo mesmo se estiver em idle (consumo de apenas 30w) e o computador tem uma refrigeração até que decente. Minhas suspeitas são: a própria placa de vídeo, a placa-mãe e o monitor. A placa de vídeo por motivos óbvios. A placa-mãe é bem de entrada, era uma das mais baratinhas em 2020 e ela já ta ficando bem ultrapassada, não tem nem suporte para SSD NVMe, e essa coisa dos pinos do painel frontal que atrapalham a instalação me deixou com uma pulga atrás da orelha. O monitor porque é muito estranho o parar de receber sinal de vídeo mas continuar reproduzindo o som, eu não tenho como testar em outro monitor ou em outro cabo (DVI ou DisplayPort), mas das minhas 3 suspeitas, essa é a menos provável, porque parar de receber sinal não justifica a placa parar de reconhecer os drivers. O tópico ficou bem longo mas é porque eu quis deixar tudo bem detalhado do que eu fiz para evitar ao máximo respostas com algo que eu já tentei. Se alguém já teve o mesmo problema ou algo parecido, compartilhe sua solução aqui em baixo se possível :D
Sobre o Clube do Hardware
No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais
Direitos autorais
Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais