Boa noite! Estou com uma dúvida que vem me deixando perdido com relação ao que fazer. Estou montando um PC novo do zero e adquiri um SSD WD Black da Aliexpress (o mesmo aparenta ser original, pela quantidade de avaliações positivas e demonstrações da possibilidade de ativação da garantia). Ele é de 1TB. Entretanto, ouvi pessoas dizendo que seria bacana deixar o Sistema Operacional em um SSD separado, enquanto mantenho programas e jogos no outro. O que acham disso? É realmente necessário? Por ser um SSD de 1TB, não sei até que ponto isso se faria necessário. Outra dúvida que tenho é se mantiver o Sistema Operacional no mesmo SSD de jogos e programas, terei alguma perda de desempenho? O SSD poderia entregar mais para ambos estando separado como foi sugerido acima?
No meu pc atual (o antigo), sempre vivi com 1TB de HD e 256GB SSD NVMe, dentro disso, sempre usei no máximo 100GB do HD e uns 200GB do SSD ao todo, nunca chegou a passar disso.
Uma questão final, se fosse realmente válido e interessante o uso de dois SSDs, qual seria uma segunda boa opção? Tinha pensado em outro WD Black igual, de 500GB ou 1TB, mas dei uma lida e aparentemente, a depender da placa-mãe, a segunda entrada do SSD seria PCIE 3.0, algo assim, e aparentemente ele teria perda de desempenho (não entregaria tudo que promete sendo um PCIE 4.0). Se disse algo errado, peço ajuda para entender melhor e, se a informação procede, qual seria a alternativa mais viável? Nesse sentido também aceito sugestões de SSDs secundários. Não gostaria de gastar valores exorbitantes, no máximo, o valor de um WD Black 1TB atualmente.
Muito obrigado pela atenção até aqui!