Ressucitando um tópico aqui, que pode ajudar uma galera que ainda sofre com essa placa.
Eu tentei várias alternativas para resolver o problema de temperatura: troquei o fan do cooler pelo padrão da AMD, instalei mais ventoinhas, mexia nas configurações de Windows, instalei Ryzen Master (que não funcionou), QuickCpu... nada dava certo: o processador chegava nos 100ºC.
Mas encontrei uma solução.
Aqui está ele funcionando em 100%. A temperatura não passa dos 73ºC.
Se notarem a frequência dos cores, podem ver que na média está nos 3200 MHz. É nisso que deve ser mexido... e é na BIOS.
Porém, não há essa configuração para editar lá. Então vamos precisar mexer por fora.
Primeiro de tudo, precisa atualizar a BIOS para a versão C0A.
Caso precisem, está aqui o link, pois não é possível mais pela página da AMD: https://www.touslesdrivers.com/index.php?v_page=23&v_code=72056&v_langue=en
OBS.: Antes de atualizar, verifique a versão da sua BIOS. Se for C07 ou menor, tem um pequeno passo a mais: vejam o arquivo BIOS flash guide.pdf que vem junto no zip. Vai precisar desligar manualmente também após o término da atualização.
Depois de religar o computador, o Windows iniciará normalmente. Baixe então o programa AMIBCP 5.02: https://bittenttion.com/programs/amibcp/
É por ele que vamos mudar a configuração da BIOS. Inicie o programa e abra o arquivo C0A dentro da pasta da BIOS.
OBS.: Por precaução, fiz uma cópia deste arquivo (C0A_bkp). Caso algo dê errado, pelo menos há um backup da BIOS original.
Com isso, vá em Advanced > CPU Configuration. É esse o ponto que não aparece na BIOS.
Chegamos no ponto onde mudar: PSTATE é uma sigla para Performance State. Ela começa em 0 (maior performance), e para cada numero da sequencia, vai diminuindo a performance.
(uma explicação sobre isso: https://sempreupdate.com.br/linux/tutoriais/o-que-e-p-state-dos-processadores-amd-Ryzen-que-vem-causando-problemas-no-linux-kernel/)
Por padrão, todas as configurações de PSTATE Adjustment e PPC Adjustment vem como PSTATE 0.
Então, mudei as que consegui para PSTATE 1.
Grave as modificações no arquivo C0A e faça novamente a atualização da BIOS.
Quando iniciar novamente, verá que o clock ficará nos 3,2GHz. Você conseguiu resolver o problema de superaquecimento desse 4700S do mal kkkkkk