Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorar refrigeração AMD 4700s


Posts recomendados

Saudações!

Recentemente, terminei trocando meu Ryzen 1600af por um amd 4700s. O problema é que, além de vir com um sistema de refrigeração tenebroso, ele nem remotamente lembra os padrões de mercado para furação.

Dito isso, de primeira o mesmo atingia mais de 100c e derrubava levemente o clock(3,6 base) para até 3,2. Troquei a pasta térmica por uma safada(nunca senti falta de uma melhor até agora), fiz testes e até consegui colocar a ventoinha do wraith stealth nele, contudo, ficou no mínimo tão ruim quanto.

Mexendo um pouco mais, acabei conseguindo reduzir a temperatura um pouco, mas ainda é o caso de lutar muito para ficar no clock base durante testes, atingindo 80 alto ou 90 baixo em pequenos momentos de uso regular.

Gostaria de saber se alguém saberia uma maneira de melhorar tais temperaturas. Meu gabinete já possui 6 ventoinhas de 120mm com o fluxo correto, então isso não tem como melhorar mais.

Vale a pena investir pesado numa pasta térmica mais agressiva? Não parece existir opção quanto a trocar o minúsculo dissipador, nem de ventoinhas 80-92mm que sejam boas(as melhores parecem focar mais no ruído que no fluxo).

photo_2021-12-27_19-40-12.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernando Turatti disse:

Vale a pena investir pesado numa pasta térmica mais agressiva? Não parece existir opção quanto a trocar o minúsculo dissipador

 

pasta termica não vai fazer milagres, ter uma boa pasta termica é importante mas nesse caso dá pra ver q o problema é esse cooler

 

como você não postou nenhuma foto, fui pesquisar para ver se havia dessa placa desmontada e achei uma foto do backplate traseiro e vi que aparentemente ele tem furacoes sim para coolers seja q se encaixem em padrão amd ou intel, pelo q aparenta

 

Screenshot_1.png?1642733242

 

sendo assim, dá pra tentar achar alguma solucao de cooler melhor, ja que esse backplate apresenta furacoes para ambos os tipos de cooler

 

na internet tb não tem muitas informações a respeito, na parte da frente me parece q há capacitores, q ficam muito proximos ao processador, entao a troca alem de ser um tanto mais complicada tem q observar se o novo cooler tb não vai esbarrar nos componentes eletronicos

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fernando Turatti disse:

@rodrigo.dcvieira De onde achou a imagem alegando que as furações são compatíveis.

 

não tem site afirmando isso, eu é que ao ver a imagem notei que as furaçoes sao bem identicas ou iguais aos coolers da amd...

 

mas se você diz q tentou instalar outro e não deu certo, ai realmente tem q partir para outra solucao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Criei uma conta no fórum só para postar nesse tópico, k.

 

A distância entre os furos é de 98mm, totalmente fora do padrão. Não existe nenhum cooler com o adaptador com esta distância.

 

Existem duas opções (gambiarras)

 

A primeira é imprimir ou fazer você mesmo um adaptador, o que é meio óbvio. Alguém fez e deu certo.

spacer.png

 

A segunda, que nem sei se é uma opção, eu ainda estou procurando neste momento em que escrevo, é encontrar um cooler capaz de ser desparafusado das chapinhas, assim como o próprio cooler dele.

O problema é que um cooler parafusável provavelmente seria um tão pior ou até pior que ele mesmo.

spacer.png

 

Adicionalmente, é recomendado atualizar a BIOS. Novas versões reduzem o vcore do CPU.

Fiz um vídeo falando um pouco sobre essa placa-mãe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 7 meses depois...
  • 4 semanas depois...
Em 20/01/2022 às 23:52, rodrigo.dcvieira disse:

 

pasta termica não vai fazer milagres, ter uma boa pasta termica é importante mas nesse caso dá pra ver q o problema é esse cooler

 

como você não postou nenhuma foto, fui pesquisar para ver se havia dessa placa desmontada e achei uma foto do backplate traseiro e vi que aparentemente ele tem furacoes sim para coolers seja q se encaixem em padrão amd ou intel, pelo q aparenta

 

Screenshot_1.png?1642733242

 

sendo assim, dá pra tentar achar alguma solucao de cooler melhor, ja que esse backplate apresenta furacoes para ambos os tipos de cooler

 

na internet tb não tem muitas informações a respeito, na parte da frente me parece q há capacitores, q ficam muito proximos ao processador, então a troca alem de ser um tanto mais complicada tem q observar se o novo cooler tb não vai esbarrar nos componentes eletronicos

 

 

Olá, eu descobri que esses furos tem o tamanho 56mm * 94mm. Mesmo tamanho LGA 2011.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 22/04/2023 às 00:46, Pehero disse:

Olá, eu descobri que esses furos tem o tamanho 56mm * 94mm. Mesmo tamanho LGA 2011.

 

 

Olá. Você está correto. Inicialmente eu não tinha prestado atenção nessas furações do meio, só das pontas.

Parece que a furação do meio é compatível com vários coolers. Eu visitei novamente o fórum techenclave e confirmei isso. Entretanto, enquanto os coolers se encaixam nos furos, o cooler em si (o dissipador) fica com muita folga para se encaixar no CPU, tornando inviável.

 

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

fala galera, estou com o meu amd 4700s a uns 8 meses e já troquei a pasta dele uma vez, meu gabinete tem 3 fans frontais +2 exaustor na parte traseira e na perte de cima, no processador o cooler box instock padrão.

 

Monitorando ele quando jogo percebo que normalmente ele não chega a 80 graus, as vez em um pico bate esse teto mas não se sustenta muito. Jogando jogos como valorant, rocket league, farlight e lol ele se mantém na casa dos 65 à 75 graus.

 

Ressalto que uma das formas que faço para dar uma segurada nessa temperatura é um software das fans que configurei. SPEEDFAN, deixando a autonomia da velocidade das CPU fan e do Fan de exaustão sendo controlado por ele, configurei na curva de temperatura que assim que o processador bata os 70 graus a CPU fan e a fan de exaustão funcione a 100% da velocidade, isso acaba fazendo um ruido muito alto mas barrando o pico de temperatura e se estabilizando por esse valor.

 

Outra coisa que percebi em umas analises é que as vezes na minha situação o BackPlate dessa placa está mais quente que o próprio dissipador da CPU, logo me faz pensar que as memórias RAM soldadas próximas a CPU na parte de traz da placa é um dos vilões junto com o dissipador da CPU, fazendo a placa ser tão ruim na questão de arrefecimento.

 

SETUP:

AMD 4700S 

GT 1030 Palit 2gb

Fonte Nidus 500w

SSD 240 HD 500

4 fans Darkflash

Gabinete eu não lembro 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...