-
Posts
52 -
Cadastrado em
-
Última visita
Tipo de conteúdo
Artigos
Selos
Livros
Cursos
Análises
Fórum
Tudo que Renan Trevisan casini postou
-
@.if, cara... a Bruxaria está aqui... agora entendi um erro, mas acabou virando um acerto... Note que, Opto, Coletor, GND 12V. Quando o infra do Opto excita o transistor, O módulo está mandando 2.48V, para o Emissor, pois quando passa por R5, cai para 1.59V, então aterra Emissor/Coletor... Por isso funcionou! A corrente está entrando pelo Emissor e saindo pelo Coletor... Fez sentido pra você? Ou estou ficando louco??? Abraço!!
-
Cara q doideira... kkkkk Estou começando a achar que somos dois ideotas fora da curva!!! Kkkkkkk Sim! Espacei bem os componentes, e para os Optos, só vem o GND no transistor, o VCC vai no módulo relé, mas sim, quando fecha o circuito há eletrons percorrendo a trilha.. isso está me dando trabalho... Só não travando, nem reiniciando o arduino já é suficiente, rsrsrs. Penso em um osciloscópio primeiro... Maldito Plâncton!!!!
-
Bug do Milênio: 25 anos depois
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Gabriel Torres em Comentários de artigos
Esse vídeo me fez lembrar da minha pré-adolescência/adolescência, estava eu lá com meus 14/15 anos, fazendo curso de hardware, e em meados de 1998, ganhei meu primeiro PC, caríssimo (para a época), um Pentium 166Mhz, a frequência e o clock do processador era por meio de jumpers, de acordo com uma tabela impressa na placa-mãe, (Ex abaixo), dai veio meu primeiro Overclock da vida, e lá se foi um Pentium 166Mhz para história, kkkkk. 8 Mb de RAM, que funcionavam aos pares, para a época, era o MÁXIMO, ter 8Mb de RAM, Windows 95. Coisas como: fdisk (criar partições na unha). Format /q /s. mscdex (instalar drive de CD-ROM). Autoexec.bat. Config.sys. Assistir esse vídeo me trouxe uma nostalgia muito boa. Nessa época sim existiam técnicos de verdade, o tão famoso Google, ainda engatinhava, enquanto Altavista.com fazia sucesso.. mIRC, ICQ, NAPSTER (que foi "derrubado" pelo Metallica), Winamp, Chat do www.terra.com.br, Internet discada só podia usar depois da meia noite... Enfim.. me empolguei.. rsrs Voltando ao tópico, Dezembro de 1999, tirei o pc da tomada, removi a bateria da placa-mãe, removi até o chip, da BIOS do slot, de medo de perder o computador.. kkkkkk Virou o ano para 2000, então caiu por terra a baixo o tal do: Bug do Milênio, porém, só uma semana depois fui ligar o meu PC, de tanto medo que fiquei, e pronto, nada aconteceu... Muito bom o vídeo, parabéns @Gabriel Torres!! Senti o gostinho da minha juventude, ao longo do vídeo.. Forte abraço!... -
Buenos dias!!! Então, esse script que postei, também permite nomear os pinos do 595, Ex. #define solenoide_1 20 (Digamos que seja D20). E também: #define solenoide_2 20 (Pino 20 dos 595). A diferença é no comando para chamar/executar, Ex: digitalWrite (solenoide_1, HIGH); E também posso chamar: ciWrite (solenoide_2, HIGH); ou LOW. A única diferença é que no Setup, não dá para definir: pinMode (solenoide_2, INPUT); ou OUTPUT. Porém, você consegue nomear todos os pinos dos 595. (Só adendo)... .. Estava na pré montagem, só alguns pinos do soquete soldados, para visualizar o layout.. Ainda estou Workando por baixo.. trabalho da Po***, jumpear tudo isso.. kkk Sim cara! Chaveou todos os relés, esqueci de filmar antes de passar para a pcb, e atracou com força ainda..!!.. quase um contator... kkkk.. O melhor foi: GND 5V, continuidade para: GND 12V, do step down, nada, zero apito e para GND 24V, zero apito!! Em breve termino, e posto a engenharia maluca reversamente.... kkkkkk Tiro no pé!! Sim!! Uso elas também, tipo, contador de garrafas, é um sensor infravermelho, passou garrafa ali, tem que contar, prioridade. Mas realmente, tem que ter sabedoria para usar, se não vira salada.. (Aqui cabe um argumento sobre uso dos 595, PWM, e portas INT, são limitadas, apesar das PWM's não, dá para editar. Só analógicas q detesto!!! Coisa instável da po**... kkk.. mesmo usando (AREF EXTERNAL), tirrando média, não me desce.. detesto... kkkkk Eu chego lá ainda.. kkk Ando brincando com os TFT's da vida, 16 pinos.. kkkk... Boa!!! Kkkk Boaa!! Haa, tentei rodar o osciloscópio no Proteus, meu I5, 6°gen, 12Gb DDR4, SSD NVMe, arregou.. kkkk fico nas casas de 80% de CPU.. Mas saiu uns prints, vou postar.. Abrass, vou ler o artigo..
-
Irmão, saquei sua ideia, e aprendi um jeito diferente de usar o Opto.. também uso os 595 por fora, sem bibliotecas. Nossos scripts são semelhantes, porém, detesto usar: "delay", "while" e "for", só em último caso... Para não segurar o Loop.. Abuso do millis();. Mas agora, deu para alinharmos a visão.. compreendeu onde estava meu problema? Te ouvi, e removi o 2N2222A, e separei definitivamente o módulo relé, da lógica, outra fonte, outra tensão, outro circuito, mas interligados.. De uma forma errônea, consegui o que queria.. (Formiguinha, estagiária, querendo ser "Junior"). Os PC817C, funcionaram, vou usar o osciloscópio, como você fez, e posto aqui, para vermos.. Uso bastante portas, para ter retorno dos sensores e dos comandos, sou "noiado" com isso, mas,, como @Sérgio Lembo diz: Segurança, redundância, confiabilidade em um ambiente industrial, ainda estou me desapegando do "pecado por excesso", e entrando no mundo do - é +. Porém, tudo isso está servindo de bagagem, pois como falamos lá em cima, e no pv, próximos projetos, achei tudo pronto... sem Frankenstein.. Queimou, tira, joga fora, põem outro no lugar.. Sobre o ESP32, é uma janela, um caminho a ser desbravado também.. Mas sou apegado a esse danado MEGA 2560 e ESP8266, integrado.. Como dizem, tenho uma jornada ainda pela frente... "Sou um Plâncton", me alimento de luz.. Forte abraço!
-
Boa tarde, amigo!! Veja como uso os 595: Após as bibliotecas: Após Void Loop: Então, todas as portas do Shift Register, trabalham como se fosse: digitalWrite (0, LOW); ou digitalWrite (0, HIGH);. Porém: ciWrite(0, HIGH); ou LOW. Até infinitos 595.. Aqui: Portas Mega: 7, 6, 5, com o zener 5V1, 1W, 1%, para GND, 5V, em série com resistor (R1, R2, R3), 4K7, 1/4, 1%. O lance é que se os Optos ficarem antes dos 595, terei que alimentar os 595, com 5V, da fonte lógica ( Meus relés são 12V.) Por isso essa salada... Os 595, estão nos 5V, os Optos: PC817C: Ânodo, vem de U1, Q*, em série com resistor de 470R (R4), Chegou 8.11mA e 1.14V, no Ânodo. Catodo, GND, da fonte 5V, da lógica, dedicada. Já o transistor do PC817C: Coletor: GND, do step down, ( @.if, aquele que falamos no outro post, chegou). Emissor: em série com (R5, 1K), e porta IN***, do módulo relé. No módulo relé, alimentei com os 12V, (step down), GND, VCC, JVCC. Q1, Em HIGH, usa o transistor do Opto, (step down 12V), e atraca o relé. Q1, Em LOW, Desliga o relé. Não deu continuidade entre os GND's, (12V, 5V). fiz na protoboard, funcionou.. Não liguei nada da fonte de 5V, pra frente do PC817C. OBS: (NOTEI QUE INVERTI COLETOR, E EMISSOR)... Noite Sergião!! Entendi sobre o schottky, mas, não os tenho aqui. Por hora fiz a proteção com o Zener que tenho aqui: 1N4733. Datasheet: Não sei interpretar completamente e comparar com seu comentário, mas o datasheet diz ser: Vf = 1.2V, at Ir = 200mA. Pelos prints que mandei, a porta A7, estava com: 4,8V, 6.60mA. Após R3, 4K7, zerou no Proteus.. enfim.. fiz alguma Bruxaria.. kkkkk Pessoal, desculpem erros, inversões, nomeação e etc.. Aceito bem críticas, fiquem a vontade, sei q pode não ser a melhor forma, mas estou aprendendo bastante com você's.. OBRIGADO!!! A placa ficará assim: MEGA - SHIFT REGISTER: FORTE ABRAÇO!!! VALEU!!!!! @.if, tá liberado, desce a lenha!!!
-
Achei um erro aqui, talvez isso tenha te confundindo @Sérgio Lembo, U2, recebe HIGH, de U1, Q0. R4, limita a excitação do led U2, alimentado por uma fonte isolada de 5V. Assim, o NPN de U2, fecha, e seu emissor, está em outra fonte de 12V, isolada. Então 12V, no emissor o U2, e pouca excitação do led, passa quase nada para o coletor, então R5, permite chegar pouco mais de 1.5V, na base de Q1. Q por sua vez, está com emissor aterrado ao GND, dos 12V, e R6, libera - 1.6V, o q põem IN1 em LOW, e atraca o relé, Quando U1, Q0, está em LOW, Q1, conduz pouco mais que 1.6V, e põem IN1, em HIGH, abre o relé.. Compliquei? Abraço!!
-
Boa noite pessoal!! Talvez tenha deixado passar um ponto relevante.. Então, a forma que alimento o módulo é assim: Branco: GND 12V. Verde: 5V lógica. Vermelho: VCC 12V. Nos pinos IN***, assim: Não faço ligação nos pinos: VCC e GND, deste lado. Aqui, vem dos 2N2222A, Shift Register, Arduino. Mas as fontes são lineares, enfim, algum ponto os GND's se encontraram. OBS: PROJETO ANTIGO.. Agora estou atualizando para o novo.. No módulo normal, testei continuidade entre os GND's da placa: E sim, estão ligados juntos.. Noite Sergião!! Na placa, vão estar separados, no diagrama, só tem um GND no Proteus, mas do Opto, para o Arduino é uma fonte 5v. Do Opto pra frente outra fonte 12V. Ou seja dois GND'S.. Obrigado pela orientação, mais a frente esse esquema talvez seja substituído por este: Já vêm tudo junto, e com cabo flat.. Sobre os 2N2222A, já conhecia eles.. a intenção é trabalhar como chave, já que precisa de pouca coisa para ligar/desligar, e olha o preço: 100 peças... Quanto ao schottky, não havia pensado como regulador de tensão, mas abriu a mente, todo diodo reversamente polarizado, quando valor maior q Vf, passa a conduzir.. Correto? Uns mais rápidos, outros mais lentos, e alguns mais potentes.. Zener: 1N4733. Valeu a ajuda!!!...
-
Então maninho, já estou com as peças nas mãos, minha automação do aquário, travava quando ligava uma solenoide.. Achei a solução, é a versão 1.0, Frankenstein, é que no Proteus, não consigo por outro GND, tipo GND2. Mas, do risco preto pra frente, é outra fonte, de 12V. certeza absoluta que vão estar separados.. Brigue até agora com a maldita lei de ohms.. achei os resistores.. Mãos a obra... Depois, vamos fazer PCB impressa, com calma, agora é pra sentir o tranco.. e ver os problemas e falhas.. Valeu!!!! Te mandei Traduzido.. kkkkk
-
Temos: Arduino: 20mA. Shift Register: A: ViH, a VCC 4.5V, para: Input HIGH voltage, precisa de 3.15V, e no máximo 20mA. B: Já nas saídas, o limite total: Continuous current through VCC or GND = 70mA, ou seja, temos no MÁXIMO 70mA passando entre VCC e GND. Que dariam, 8,75mA, por porta.. (condições extremas, segundo datasheet). Porém não, há, iéié.. pegadinha do datasheet... Abaixo segue: Qa - Qh IoH = - 6mA, a VCC = 4,5v, em 25°... Então, as 8 portas HIGH, com VCC + - 4.5V, em temperatura a 25°, temos 6mA, 3.98V a 4.3V, por porta. Em VCC a 6V, LIMITE MÁXIMO DO Ci, Todas em HIGH, 7.8mA, 5.48V a 5.8V... CONDIÇÕES EXTREMAS DE USO.. Datasheet avisa, nessas condições, a vida útil diminui... Optoacoplador: Vf = 1.4V, If = 20mA. Vfm = 3V, Ifm = 500mA. VCE(sat) IF = 20mA IC = 1mA, Min. 0.1V Max. 0.2V. CTR = VCE = 5V, IF = 5mA, Hfe Min = 50%, Hfe Max = 600%. Temos: 2N2222A: VBE Saturation Voltage: Min. = 0.6V. Ic = 150mA, Ib = 15 mA. Max. = 1.2V, 2.0V. Ic = 500mA, Ib = 50 mA. VCE Saturation Voltage: Min. = 0.3V. Ic = 150mA, Ib = 15 mA. Max. = 1.0V. Ic = 500mA, Ib = 50 mA. Módulo relé: HIGH => 1.2V. (NC). LOW <= 1.2V, 0V. (NO).
-
Olá, bom dia!, boa tarde! Boa noite!.. Amigos, @.if e @Sérgio Lembo, como estão? Espero que bem! Preciso de uma ajudinha.. No outr tópico que conversamos, vai entrar um módulo entre arduino e módulos relés.. Hoje, uso assim: É bem antigo, primeira versão que fiz, desculpem, não tenho diagrama, mas tentarei explicar. Nos KRE azuis a direita, entra 5V, passa por esse filtro (CRTL + C, CRTL + V, (FONTE: WR KITS, Wagner Rambo, YT). Tudo errado eu sei, mas vamos ao que interessa.. 1° Arduino: MEGA 2560, R3, e ESP8266 integrado. 2°: Proteção das portas digitais: 1 Resistor 4K7, em série, polarizando 1 Zener, 5v1, 1/2W, reversamente polarizados, ligados ao GND. São eles: DS, 4K7, Zener 5V1, Arduino. RCLK, 4K7, Zener 5V1, Arduino. SRCLK, 4K7, Zener 5V1, Arduino. SRCLR, 4K7, Zener 5V1, Arduino. 3°: Shift Register: SN74HC595N. A: VCC: Capacitor eletrolítico 1uF, poliéster 150nF, cerâmico 100nF, cerâmico 22pF, Paralelos VCC, GND. B: GND: Zener 5V1, contra reverso. C : Saída: Q0 a Q7: 1 Resistor, 1K (Para cada saída Q0 a Q7), para a Base Transistor 2N2222A. 4°: Transistor 2N2222A: Emissor aterrado, Coletor, portas, IN1 a IN8, dos módulos relés. Vamos lá! Eu sei tem erros, primeira versão que fiz, mas funciona bem, até hj.. Enfim, estou fazendo a versão 2.0. Antes de fazer, para não cometer erros, gostaria da opinião de você's, porém, com diagrama.. Mas como o último que fiz da fonte linear, no Proteus funcionou e na prática não, segue: Primeiro fiz esse teste acima , rodou, mas não é o esquema completo. Então melhorei: OBS: Q1, está invertido, ignorem.. Minha lógica: Resistor entre Shift Register, e Zener 5v1, regulando a tensão, para não passar de 6,(alguns volts), e queimar as portas do arduino. Shift Register, aciona U2, PC817. Aqui vem o pulo do gato, do risco preto, para esquerda, fonte de 5V, dedicada a lógica. Do risco preto para direita, outra fonte, outro GND, 12V, alimentando: bobinas dos módulos relés, também o transistor do optoacoplador, que excita a base do 2N2222A, que joga lógico 0, nas IN1 a IN8, dos módulos.. Tiro de canhão para matar uma formiga? Foi como eu consegui separar completamente o módulo relé, dá lógica. Talvez alguns comentem que o módulo já tem o optoacoplador... mas nosso amigo @.if, já desmascarou isso, no final, o módulo integra os GND's. Segue diagrama do módulo:
-
Fonte chaveada alimentando fonte linear com 3 linhas separadas.
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Renan Trevisan casini em Eletrônica
Dia!!! Tudo isso saiu do 0, sem curso ou faculdade.. Nem Proteus... só Google, o circuito de alimentação: 1 fonte 24V, 10A. Que alimentava a primeira linear que fiz na vida entrada x, saída 7812.. Roda até hj: Dela ia para uma outra entrada da linear acima, e baixava para 5v, 7805. Que alimentava lógica, e essa: diminuíram os pau, mais ainda travava, resetava, até chegar aqui..(nível de conhecimento falo).. -
Fonte chaveada alimentando fonte linear com 3 linhas separadas.
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Renan Trevisan casini em Eletrônica
Boa noite amigos!!! Não estou em casa, mas mostrarei um pouco do q tenho no celular, para compreenderem... As fotos são um pouco antigas, ainda quando estava em desenvolvimento, muita coisa mudou, mas a essência é a mesma. Sai muito caro, pois o tipo do meu aquário é chamado de High-tech.. A água é completamente tratada, e condicionada, talvez não entenda alguns termos, mas por por ex: Tenho filtro de reverso osmose e deionisador são 6 estágios, 1 um filtro de polipropileno de 5 micras, retem barro, areia, ferrugem, tudo q é solido, que vem da tubulação da rua, maior q 5 micras, depois outro estágio, polipropileno também de 1 micra, mesma coisa q o anterior, porém segura particulas menores, depois um estágio de carvão ativado, removecheiro, odores, minerais e metais pesados, após uma membrana de reverso osmose (é uma membrana com furos na escala de microns, que remove vírus, bactérias, patogenos e sais), depois um estágio com lampada UV, que mata qualquer alga, virus, bactérias, que passaram até aqui, em seguida um estágio deionisador, é uma resina que remove qualquer outra coisa q sobrou na água. Enfim, a água sai do filtro pura, apenas H2O. Só para terem ideia: Depois, aciono quase uma tabela periódica inteira de minerais, mas na medida certa, exigida pelas plantas e peixes. Controlo: AMÔNIA. NITRITO. NITRATO. NITROGÊNIO. POTÁSSIO. FÓSFORO KH. GH. PH. FERRO. FOSFATO. CARBONO LÍQUIDO. E MICRO NUTRIENTES. Tratar 600 litros de água nessas condições e parâmetros, custa mais de R$1.200,00. Para o start, depois conforme consumidos, há necessidade de reposição.. $$$$$$... Dito isso, são 2 aquários na verdade, o display, e embaixo um outro aquário que é um filtro, chama sump. Esse é um termostato típico de aquário: São dois tipo esse de 600W, eles ficam embaixo, no sump, existe 2 sensores DS18B20, que monitoram a temperatura da água. Concordo, já tenho um compressor, estou a revisa-lo. Porém o grande segredo das pastilhas, é a dissipação do lado quente... no talo, 12V, 8A, cheguei a -5°, em cada pastilha, não tenho foto agora, mas achei um exemplo: O cooler e dissipador, são enormes, -5°, é bem menos do que preciso, funcionam bem.. mas o consumo é caro mesmo.. Porém, em andamento: Tem uma bomba de circulação de 5000 litros hora, protegida por um sensor de distância, pois há evaporação de água e o nível onde fica a bomba desce, chegou a certa altura, o arduino desliga ela, e tenho uma bombona que tem água tratada, nada como um boiler, mas dentro tem uma bomba, também monitorada, que repoem a água no sistema do aquário.. Compartimento da bomba, e sensor atuando.. Bombas peristalticas fazem as dosagens de fertilizantes precisas, e cada um em dia específico. TIP142, Fazem a rampa de PWM das luminárias, para não acenderem de uma vez na cara dos peixes, 0% a 100%, leva 40 minutos, e para desligar também, 100% a 0% 40 minutos. Ldc touch-screen, exibe em tempo real os parâmetros da água.. Enfim, o montro: Kkk tudo certo!! Ahhh, esqueci dos ***** Register, transistores e relés.. Dá uma olhada: Placa controladora... Teste dos relés.. -
Fonte chaveada alimentando fonte linear com 3 linhas separadas.
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Renan Trevisan casini em Eletrônica
@Sérgio Lembo @.if, Tecnicamente, bom dia! Estava repassando o post, para me certificar que não deixei nada passar, e notei um erro.. Fiz as correções sujeridas por você Sergião, mas postei link do resultado das correções errado.. Segue o vídeo correto: Ainda não estou satisfeito, estou estudando bastante coisas, mas ao chegar o conversor dc dc, farei novos testes.. Dissipação de potência nos transistores da linha de 12v, está muito alta, pois entra 36V, e sai regulado em 12V.. o q os fritam.. já tenho solução.. Porém não sei se os TIP147 são a melhor opção... Optei por eles pelo ganho, e 10A.. mas estudando mais a fundo, eles são mais utilizados em amplificadores de som em conjunto com TIP142. Ainda tenho dúvidas sobre capacitancia, na entrada, ou na saída, quantidade.. estou estudando sobre.. Removi os NTC1.5D-25 na entrada da fonte e os resistores em série ( no vídeo estão lá, mas pulei eles por baixo da placa). que por minha "ignorância", segurariam o inrush do excesso de capacitores, mas talvez haja necessidade de um NTC para segurar, vi diagramas usando relés para carregá-los depois comutar, resistor em série, mas nenhuma das soluções me agradou, pois seguram a cortente.. Mas onde o calo aperta é nos nós das malhas, lei de ohms... e ripple... Então acho que tenho uma fonte confiável parruda.. Isso é apenas uma atualização, mais a frente, com mais convicção, permita-me incomodá-los novamente.. Agradeço atenção desde Já... Forte abraço.. -
Fonte chaveada alimentando fonte linear com 3 linhas separadas.
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Renan Trevisan casini em Eletrônica
Opa, tudo bem?? Andei sumido, aguardando o conversor.. Duro né para "legalizar" custa uma nota, e ilegal uma multa violenta... Brasil, fazer o que... também penso em instalar em casa, principalmente pelo aquário, gasta muito.. hobby né, fazer o que.. 22A, em 12V, de luminárias, 9h ligadas por dia. Quando frio 2 aquecedores, (um tubo de vidro, com duas resistências enorme dentro), 110v, 600W cada. Quando quente, um chiller (fabricação própria), 6 pastilhas peltier até 8A cada, modulada por PWM, ponte h, aquelas de 40A azul, dissipadores enormes, coolers espetacular, um achado, 24V, 1.5A, 4 fios, VCC, GND, terceiro fio é um sensor HALL, e o quarto PWM, tem um mosfet integrado, só tive que ajustar a frequência e duty da porta do arduino pra ficar legal.. o HALL lê a rotação referente ao PWM, (pra ver a vida util). 10.000 RPM.. 12x12.. Ou seja, esquentou a água (já mencionei, mas relembrando, 600 litros), as pastilhas e o cooler tem um "map", fazendo a rampa de subida e descida.. Esfriou, 1200W dos termostatos. Esse conjunto mantem a água entre 25° a 29°, subiu, ou desceu, liga um ou o outro. luminárias ligadas Junto... o relógio de força gira feito loco.. Só ai vai uns 500$ por mês também.. Erro de digitação... tsrsr.. Trabalhoso, era o que fazia na indústria.. Imagino que deva ter alguns painéis, não muitos.. Uma tubulação de pvc, com varios furos, e bicos direcionados, só jogar água por uns minutinhos por dia, as mantem limpas.. Uma bomba, mangueiras, ou tubos, solenoides resolve.. Uma cisterna economizaria água.. Na indústria que citei, chegava a 40% de perca da captação solar... De fato, a indústria era em uma zona rural, estrada de terra, um técnico subia nelas, e vinha com uma vape, jateando placa por placa, a cada 2 meses. A tubulação com bicos direcionados, e pressurizado, "lavavam" as placas dia sim, dia não a água era de reuso, filtrada só particulas sólidas, amenizou o custo.. Ajudou muito, não encrostava poeira/terra, mas em semanas de muito calor e seca, havia necessidade de subir e bater a vape.. Deve ser muito mais eficiente, pois acaba agindo como uma lente de aumento, focalizando os raios em um ponto central, com uma placa parruda no foco, imagino que tenha um ganho, tipo hfe, beta, coisa do tipo.. Sonhar é bom.. -
Fonte chaveada alimentando fonte linear com 3 linhas separadas.
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Renan Trevisan casini em Eletrônica
A ideia de ir "girando" procurando o sol, é para casa mesmo, penso futuramente em implantar um circuito em casa... Pensei em algo bem simples mesmo, LDR, preso a dois servos, que "escanearia" a luminosidade, achado a melhor posição, com base nos ângulos dos servos, atuadores, q estariam segurando os painéis, fariam os mesmos mudar de ângulo.. acompanhando o sol. Um mapeamento ao longo do tempo, poderia gerar, um log, ao longo do ano, as posições perante estações do ano... Sim.. com o tempo vai acabar bareteando... Vejo q já possuí a mesma visão.. porém de sua forma.. apenas explanei minha ideia, as vezes pode somar algo.. Já na indústria, Exato!!! Não literalmente, mas uma tubulação com uma espécie de sprinkler, jantavam água com pressão, por linhas separadas, mantendo a pressão, diariamente, e com água de reuso.. -
Fonte chaveada alimentando fonte linear com 3 linhas separadas.
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Renan Trevisan casini em Eletrônica
Ia te sugerir algo como isso: Para melhorar o tempo e a captação de sol.. Claro, com LDR, servo motor, atuadores... coisas simples, Ahh.. poeira foi um grande problema para a quantidade de painéis utilizados, principalmente uma rotina de limpeza foi implementado, tempo depois uma automação.. Abrass.. -
Fonte chaveada alimentando fonte linear com 3 linhas separadas.
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Renan Trevisan casini em Eletrônica
Boa noite amigo! Não, vou seguir com suas dicas, conversores já estão a caminho... Será uma experiência nova, talvez um novo rumo a novos projetos.. Porém, não queria perder a antiga montagem, também entender os erros, e fazê-la funcionar. Vai virar uma fonte de bancada, ou para outro projeto qqr.. Não irá se livrar tão fácil assim.. kkkkk Abraço!! -
Fonte chaveada alimentando fonte linear com 3 linhas separadas.
Renan Trevisan casini respondeu ao tópico de Renan Trevisan casini em Eletrônica
https://youtu.be/DIcrRDkLsSY?si=iKiZIO_wH9KVtFvy @Sérgio Lembo, bom dia! Comportamento após as modificações que sugeriu. Pra mim, satisfatório! Parei, pois está sem ventilação forçada, os dissipadores ferveram... Mas deu certo, ao meu ver.. Obrigado!
Sobre o Clube do Hardware
No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais
Direitos autorais
Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais