Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Neil Peart

Membro Pleno
  • Posts

    61
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Neil Peart

  1. Aos que buscam um bom HD para fazer RAID, eu recomendo o Seagate ST3250410AS. Trata-se de um modelo de 250GB e 16MB de cache. Atualmente estou fazendo RAID 0 com 2 destes HD´s e o sistema está muito veloz! Só não fiz o teste com o HD Tach por preguiça de instalar mais um programa no pc...:rolleyes:

    Mas fica aí a minha dica de um disco rápido e confiável!

    Um abraço a todos!

    PS: o nforce 4, chipset da placa-mãe que eu uso, permite RAID 0 com todas as portas SATA disponíveis, ou seja, quatro!

  2. O HD Tach não mede taxas teóricas colega, ele mede a velocidade prática, a teórica você sabe pelo HD que você usa, por exemplo: ATA 133 que é 133MB/s, SATA que é 150MB/s e SATA 2 que é 300MB/s.

    É claro que ele é sintético, como o 3dmark por exemplo, mas ainda assim o 3dmark não consegue representar bem que vga é melhor que a outra??!!! O HD Tach faz o mesmo e da mesma forma, sintética! Ele não é o melhor software para isso, na minha opinião, mas ainda assim ele é bom!

    Acho que a questão maior que você deve estar se perguntando é: "Realmente existe diferença, no dia a dia, usando RAID ou não?!".

    A resposta é sim!!! Tem uma forma muito simples de você "sentir" esta diferença, pegue um hd antigo de 4200rpm instale o windows e use ele normalmente, provavelmente sentirá que o firefox demora um pouquinho mais para abrir, o photoshop demora mais para carregar todos os pluguins, as imagens demoram mais para abrir quando são chamadas, compactar um arquivo será mais lento (desde que não exista outro gargalo), etc... em comparação com um HD de 7200rpm mais moderno e com mais memória cache.

    Ou seja no dia a dia a diferença não é berrante como trocar uma fx5200 por uma 9800GTX e ir jogar HL2, mas a diferença existe, e quando você precisar de aplicações que REALMENTE fazem uso intenso do HD dai sim notará diferenças absurdas!!!

    Meu querido, andei procurando algum artigo que quantificasse a diferença que todos dizem que o RAID faz no sistema, e achei um fantástico, que contempla vários arranjos (0, 1 e 5) criados com o controlador embutido no chipset da minha placa-mãe, o nForce4 (vs o ICH7): http://techreport.com/articles.x/9124

    De acordo com os resultados do teste, dois discos unidos em RAID 0 realmente proporcionam um aumento considerável no desempenho de qualquer tarefa que envolva leitura/escrita em disco em relação a um único disco. E em termos de RAID, o nForce4 se mostrou tão rápido quanto o Intel (pelo menos o ICH7), perdendo em alguns testes e vencendo em outros.

    Agora sim estou plenamente convencido, heehehe. Ainda essa semana devo comprar duas unidades Seagate ST3250410AS c/ 16MB de cache para montar o meu RAID 0...

    A minha dúvida agora é em relação ao stripe size, hehehe. Existe algum consenso sobre qual tamanho é mais rápido?

  3. Amigo, aqui também só teve ganho de desempenho ligando o RAID.

    Olha que nem meu processador nem minha placa mãe são grandes coisas.

    O ganho foi bem considerável.

    Antes possuia uma taxa por volta de 70mb/s e agora consigo atingir 115mb/s.

    Estou usando RAID 0

    Abraço

    Mas sem contar o HD Tach, que só mede taxas teóricas, você sentiu diferença no uso dia-a-dia do sistema??

    Compactar e abrir arquivos, esse tipo de coisa?

  4. Normalmente a diferença já é grande colega, no seu caso acredito que será brutal! Principalmente se você não tiver muita memória no seu computador, pois quando o sistema esgota o uso da memória RAM ele passa a fazer muito swap em disco e isto é extremamente lento!

    Eu possuo algumas imagens de 400mb no meu computador, simplesmente não tem condição de usa-las com um HD lento e pouca memória!

    Mas pese os benefícios colega, quanto de memória você possui atualmente?!

    Meu querido, obrigado pela resposta tão rápida!

    Possuo um X2 3800+ rodando a 2.4GHz e 2GB de memória 800MHz (vide assinatura). Estou muito satisfeito com o sistema, principalmente depois de trocar o Windows XP pelo 2008 Server. Nunca cheguei a usar a memória toda, mas ultimamente andei lendo muitos artigos favoráveis ao RAID, dizendo que o aumento de velocidade é realmente perceptível.

    Por outro lado, já ouvi falar que RAID feito com o chipset da placa-mãe (e não com uma placa dedicada) é considerado via software, e piorava o desempenho ao invés de melhorar. E era essa dúvida que eu queria tirar com o pessoal que faz RAID aqui no tópico... Cês usam uma placa dedicada pro RAID ou fazem com a controladora nativa do chipset?

    Obrigado e um abraço!

  5. JoeArny e demais colegas que fazem RAID: estou pensando em fazer um RAID 0 com a controladora SATA nativa do chipset da minha placa-mãe, o nForce 4.

    Eu usaria 2 Seagate 250GB 16MB de buffer novinhos no sistema. Trabalho com imagens de satélite bem grandinhas, cada arquivo chegando a 600MB... Será que eu sentiria diferença de velocidade entre RAID e um HD único?

    Obrigado e forte abraço!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!