Conforme eu prometi aqui esta:
2.2.5 - Alternadores:
Da mesma forma que no Dínamo, o Alternador tem como princípio de funcionamento a transformação de energia mecânica em energia elétrica para tanto, existe dentro de um campo magnético um condutor, no qual é induzida uma corrente elétrica, através da movimentação do condutor ou do campo magnético.
A diferença básica entre o Dínamo e o Alternador, é que no Dínamo a bobina induzida fica no rotor e o campo magnético é formado pelo indutor que fica na carcaça, sendo que no Alternador o campo magnético é gerado pelo rotor ou indutor e movimenta-se através das bobinas induzidas que estão na carcaça.
No entanto o Alternador gera somente corrente alternada. Como os dispositivos elétricos e eletrônicos utilizados nos automóveis necessitam de corrente contínua, foi desenvolvido um circuito eletrônico chamado de retificador ou ponte retificadora e que fica instalado dentro do Alternador. Este circuito transforma a corrente alternada em corrente contínua, podendo assim ser utilizada prontamente nos circuitos do automóvel.
2.2.6 - Reguladores:
O regulador ou regulador de tensão, como o próprio nome diz tem o objetivo de controlar a quantidade de energia fornecida para os circuitos do automóvel e bateria para que os mesmos não se danifiquem, ou deixem de funcionar satisfatoriamente.
Em uma analogia a um circuito hidráulico poderíamos comparar o regulador de tensão de um automóvel ao sistema de alimentação de uma caixa d'água. A medida que o nível da água vai caindo a sua bóia também descerá, abrindo-se uma passagem d'água para realimentação. O nível d'água retornando ao normal a alimentação fecha-se novamente. Este processo repete-se sucessivamente, mantendo o nível da caixa relativamente constante . Quanto maior a quantidade de água consumida, maior a alimentação de água necessário para o seu reabastecimento.
O regulador de tensão possue um circuito eletrônico que detecta o nível de tensão da bateria. Abaixo de uma determinada tensão, este estimula e libera a produção de energia elétrica realizada pelo Dínamo ou Alternador para a alimentação da bateria e demais circuitos do automóvel, quando consumindo energia. Acima desta tensão, tal como a bóia fechada na caixa d'água, ele não estimula a produção da energia elétrica, pois apesar de haver o giro do motor, este não fechará o circuito elétrico para a formação do campo magnético no Dínamo ou Alternador, necessário à geração de tensão e corrente.
Quanto maior o consumo de energia elétrica em um automóvel maior deverá ser a capacidade de carga de todo o conjunto eletro-gerador para não haver sobrecargas e perdas ao sistema.
Este e o LINK</font>