
c3sar_bf
Membro Pleno-
Posts
41 -
Cadastrado em
-
Última visita
Tipo de conteúdo
Artigos
Selos
Livros
Cursos
Análises
Fórum
Tudo que c3sar_bf postou
-
Prezados, Comprei um Lenovo Ideapad Gaming 3i, que vem com o Satux. Para instalar o Win10 nele, criei pendrive bootável usando o WoeUSB-ng no meu desktop, que está rodando com o Ubuntu 20.04.4 LTS. Por não manjar nada de Linux, estava seguindo tutoriais de YouTube, tanto para criar o pendrive bootável quanto para realizar o processo de formatação. E estava indo tudo bem, até que na instalação do Win10 ocorreu a primeira reinicialização conforme necessitado pelo próprio processo de instalação, e aí, ao religar, a máquina voltou para uma tela azul-windows sem janela ou texto algum, ficou alguns segundos nessa tela, e desligou. Depois de uns minutos sem dar sinal de vida, religuei novamente, e a mesma coisa aconteceu (tela azul sem nada, desligar sozinho). Tentei reiniciar o processo de formatação entrando novamente na BIOS. Mas ao selecionar o pendrive bootável vai para uma tela em que fica marcado apenas um "_" (sem as aspas), com listras verticais e fundo laranjado, e não sai disso. Alguém consegue me orientar sobre como conseguir, nessa situação, efetuar o processo de instalação do Win10? Grato!
-
Saudações. Tenho pensado em adquirir um Xbox Series S, mas me preocupa um pouco a questão do aquecimento. Sei que rola muita bobagem e fake news sobre supostos problemas de superaquecimento do console, mas a questão é: nesse brasilzão quente de nosso Deus, em que no verão os dias de 30 graus são os dias 'frescos', o console aguenta bem a temperatura, ou exige do seu proprietário algum cuidado extra? Por exemplo, eu o utilizaria num local sem ar condicionado, e portanto imerso nos 30 e tantos graus de temperatura ambiente. O console dá conta sozinho dessa situação, ou vale a pena tomar algum cuidado extra (tipo sessões de jogatina não muito longas, ou mesmo socar um ventilador em cima para tentar otimizar o resfriamento)?
-
Saudações. Recentemente, adquiri uma Rx 570 8g OC e uma fonte Deepcool DA500 500w, que vieram somar ao meu Ryzen 2200 g, 8GB ram e 2 SSD 240 GB. Considerando que há muito tempo eu não me metia a instalar hardware (dessa vez instalei a placa de vídeo e fonte), considerando que foi um parto lidar com os cabos (tive de remover a placa-mãe do gabinete), e considerando que moro num lugar bastante quente, acabei ficando com alguma insegurança sobre o funcionamento da ventilação das peças. Principalmente depois que liguei a máquina e notei barulhos: 1) A fonte, toda vez ao ser ligada, parece que dá como uma arrancada com a ventoinha, e então acalma e segue no seu ritmo constante. O arranque dura um segundo apenas. Isso não rolava com a fonte antiga, nem com nenhuma fonte dos pcs que tive até hoje. Isso é normal, ou pode ser algo a ser verificado? E como verificar isso? 2) A placa de vídeo, durante a jogatina (GTA V), em alguns momentos também dá uns arranques (aquele barulho mais intenso e tal). Anos atrás, minha última placa foi uma Geforce 9600 GT, e não me recordo dessa oscilação. E, no caso presente, essa oscilação ocorreu algumas vezes já no S.O., quando o jogo já estava fechado. Isso é algo normal, ou pode ser algo a ser verificado? E como verificar isso? 3) Se a temperatura fica OK, esses barulhos, isoladamente, podem ser problemáticos? 4) Pergunta meio relacionada, mas meio nada a ver também: moro num lugar bastante quente (a partir de setembro a gente já passa a bater os 30 graus com frequência, e de outubro a fevereiro vai uns 33 de média, com tendência pra mais). Uma temperatura dessas é motivo para se preocupar com a temperatura interna do gabinete durante o uso mais intenso do equipamento, ou dá para confiar que a ventilação nativa (da placa de vídeo principalmente) dá conta do recado? Desde já grato (e lamento eventual inadequação do local da postagem).
-
Saudações. Vou fazer um pequeno upgrade na minha máquina adquirindo uma RX 570 4Gb, que ficará assim: - AMD Ryzen 3 2200G Quad-Core 3.5 GHz; - A320M AM4 DDR4; - 2x 8Gb 2133Mhz DDR4; - 2x SSD 240GB Sata III 6GB/s; - Rx 570 4GB; - CPU com três ventoinhas (sou leigo, então não sei especificar mais do que isso); - Fonte Aerocool 400W 80 Plus White KCAS (fonte atual) Consulta/Indicação: 1) Quanto à fonte atual, aqui no fórum já encontrei considerações sobre a qualidade dela no sentido de 'é boa? não. aguenta config modesta? aparentemente sim'. Então, minha fonte atual com seus 400W, somados à qualidade duvidosa dela, aguentariam a config acima? 2) Qual seria uma fonte custo/benefício interessante e plenamente confiável para essa config? Desde já grato.
-
Ryzen 3 2200G: melhorar de desempenho CS Go
c3sar_bf respondeu ao tópico de c3sar_bf em Montagem e upgrade de computadores de mesa
Considerando as opiniões favoráveis pela compra de um outro pente (igual), e considerando que no momento um outro pente cabe bem mais no orçamento do que uma placa de vídeo (ainda mais considerando a observação do colega sobre minha fonte não ser exatamente das melhores), seguirei com o pente mesmo. Agradeço o retorno de todos. -
Quando precisei comprar um computador, optei por um modelo que me permitisse voltar a brincar de CS, daí a config abaixo. Contudo, o desempenho do PC no jogo tem me deixado insatisfeito (FPS com muita e evidente oscilação), e agora quero dar um leve upgrade. Estava pensando em placa de vídeo, mas li algo sobre as placas de video onboard praticamente dobrarem de desempenho quando operam em configs com dois pentes de ram. Logo, queria a opinião/análise dos colegas sobre a melhor escolha em termos de custo-benefício, e pensando exclusivamente no CS GO como referência. 1) comprar placa de vídeo usada [se puderem indicar um modelo que já iria dar um ganho significativo, mas 'econômico', com relação ao config atual, agradeço]; 2) comprar memória ram; 2.1) dúvida: existe algum empecilho compor uma dupla de memória ram com marcas diferentes, e capacidades diferentes, mas mantendo a frequência? No caso, eu penso em adicionar um pente de 4 gb, de 2400mhz, do mais barato que encontrar, destoando portanto do modelo que já tenho. É risco? Config atual: AMD Ryzen 3 2200G; GA-A320M-S2H; RAM Ballistix Sports 8GB 2400mhz DDR4 (1x8); SSD Plus SanDisk 240G; Fonte AeroCool KCAS 400W.
-
Abandonei meu notebook e voltarei pros desktops; nisso, pretendo voltar a jogar alguma coisinha. De imediato, somente mesmo o CS: GO. Queria, então, um PC até $3.000,00, que rodasse CS:GO sem problemas. Mas queria também fazer a melhor compra custo x benefício, além de deixar em aberto a possibilidade de, mais pra frente, fazer um upgrade pra rodar jogos mais modernos e pesados. E preciso comprar tudo mesmo, de mouse a gabinete, incluindo monitor. Sugestões de um PC do zero, até $3K, que rode CS:GO suave, e deixe um bom potencial de upgrade depois?
-
O PC é pros meus pais, que até ontem usavam o XP. Aí, pra facilitar a vida deles, deixei o 7 aqui por ser mais similar ao XP.
-
PC novo, conforme config: Asus H81M-K Pentium G3280 4 GB RAM 1333 SSD 120 GB Win 7 64bit Mas tô estranhando a medição de uso da CPU. Sem abrir nada, não baixa de 50%. Se abro alguma coisa, tipo navegador, bate 70%, até 80%. Só que no Gerenciador de Tarefas não tem nenhum processo usando a CPU. Isso tá normal? Alguma luz do que pode ser?
-
Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!
c3sar_bf respondeu ao tópico de Pedro Borges em Refrigeração e superaquecimento
O PC é esse daqui, novinho: ASUS H81M-k Pentium G3260 4G RAM 1333 SSD 120 Gb Fonte EVGA 430W Quando instalei a fonte (substitui a genérica que veio com o KIT), ao ligar, o PC deu a mensagem "CPU FAN ERROR". Aí desconectei todos os cabos, reconectei, e a mensagem sumiu. Mas aí, por via das dúvidas, fui instalar alguma coisa que mostrasse a temperatura e o fan. Instalei o SpeedFan, mas confesso que há muito tempo não mexo com isso e estou com problemas para interpretar. Segue imagem... Tá normal isso aí? Aqueles foguinhos me preocupam, e não tem nada aberto aqui senão navegador e paint. -
@lucasishii O modelo que veio junto é esse daqui: http://www.kabum.com.br/produto/80039/fonte-wisecase-500-p4s2-220w-fnwd0001 Um fonte de marca não estaria meio que 'sobrando' pra uma máquina de uso basicão? Quando comprei a fonte embutida eu meio que sabia da limitação (talvez não na intensidade com que o @braconius me alertou), pois a intenção era não comprar nada além do necessário - meus pais realmente têm um uso bem simples e esporádico do PC.
-
Modelo você diz simplesmente marca, ou algo mais? A marca é a do gabinete, Wisecase. Mas se quiser algum número de série ou modelo, posso dar uma outra olhada.
-
Hey. Comprei PC novo para meus pais, e comprei fechado, com um SSD 120GB dentro. Agora tenho aqui o HD velho de 500GB, e tô pensando em instalar na máquina nova, só mesmo para nunca ter de se preocupar com espaço. O detalhe é que no HD eu tenho o Windows XP instalado, e o HD não está particionado. E eu não quero usar mais o XP pra nada, pois o PC novo tem outro SO. Aí a dúvida: 1) se eu simplesmente instalar o HD na nova máquina, vai dar algum tipo de conflito ou dual boot? 2) teria como, depois de instalado na nova máquina, tirar do HD somente o Win XP (sem ter de formatar todo o HD)?
-
Hey. Comprei um PC novo para os meus pais, já montado. Coisa básica, só para internet e office mesmo. H81M-K Asus Pentium G3260 3.3 GHZ LGA1150 4GB DDR3 1333Mhz RAM (um pente) SSD 120gb O gabinete é um Wisecase 4 baias FT-401, que tem fonte embutida. Na fonte vem a etiqueta que diz Total Máximo: 220W. Usando o calculador de watts da Extreme Outer Vision, diz que essa máquina consome 170W. Bem, o problema é que eu quero aproveitar duas coisas do PC velho, um leitor/gravador de DVD, e um HD 500GB 7200 RPM. Se eu adiciono o HD, vai para 182W. E adicionando também o drive de DVD, vai para 213W total. É seguro trabalhar com um limite tão próximo do máximo da fonte (ainda mais sendo fonte básica)? Ou seria melhor não arriscar?
-
Pc desktop básico - até r$1.500,00
c3sar_bf respondeu ao tópico de c3sar_bf em Montagem e upgrade de computadores de mesa
Tipo esse daqui? Tá num custo/benefício bom? http://www.terabyteshop.com.br/produto/6230/computador-t-home-fastline-intel-i3-6100-37-ghz-6-geração-4gb-ddr3-hd-500gb E a fonte 200W, tá ok? No comentário um comprador disse que a fonte que acompanha não seria o suficiente. -
Pc desktop básico - até r$1.500,00
c3sar_bf respondeu ao tópico de c3sar_bf em Montagem e upgrade de computadores de mesa
Parcelado. O PC já tá meio velho, é lá de 2010, então já não tá naquela confiança, sabe? Recentemente até formatei ele, e faço limpezas periódicas, mas mesmo assim, e mesmo meus pais usando só para pacote office e internet, logo ele tá lentão de novo. Aí, já que eles se dispuseram a gastar, acho interessante trocar tudo de uma vez pra ver se as novas peças aguentam outros 6 anos rs. -
Pc desktop básico - até r$1.500,00
c3sar_bf postou um tópico em Montagem e upgrade de computadores de mesa
Hey. O PC dos meus pais é o seguinte: Processador Celeron E2300 2.40 GHz placa-mãe Asus P5KPL SE Memória 2 GB DDR2 PC2-6400 Vídeo onboard HD Samsung 320 Gb 7200 rpm E como tá bem lentinho, eles querem trocar. Minha intenção seria pegar um PC barato (sem monitor, só o gabinete montadinho mesmo), até R$1.500 (se possível), mas que desse uma diferença substancial com relação ao atual. Imagino que essa diferença não seja difícil obter, maaaas queria uma sugestão da galera pois opção de PC fraco é o que não falta e tenho medo comprar algo bem pior do que parece. -
Instalei o Ubuntu há pouco tempo e ainda estou descobrindo as coisas e programas disponíveis. No momento, sinto falta de um programa que seja equivalente ao Power Point, mais especificamente pelo recurso do PP de salvar as apresentações de slide direto em vídeo. O LibreOffice Impress, até onde sei, não tem esse recurso. Numa pesquisa rápida, vi que parece até que tem como instalar o Office no Ubuntu, mas antes quero elimitar a possibilidade de um programa alternativo. Tem algum programa equivalente? Que permita fazer uma apresentação de slides e salvá-la diretamente como vídeo?
-
Graças a uma longa história que não vem ao caso,comprei um CHIP pré-pago da TIM, não precisei usar e agora ele tá sobrando. Ele é DDD 44 (Paraná). Deixo claro que ele não foi ativado nem nada pois nem cheguei a colocar ele no smartphone. Aí, como estou de mudança prum lugar onde o DDD é 16 (São Paulo), pensei se tem como ativar esse CHIP nesse novo DDD. Ou seja, comprei ele num local que é DDD 44 mas quero ativá-lo e usá-lo como DDD 16. Tem como fazer isso? O CHIP tem algum tipo de bloqueio/vinculação ao DDD (tipo uma distribuição regional), ou o DDD é designado livremente assim que o CHIP é ativado?
-
Opa, valeu a sugestão. E tentei ela, mas não adianta. É que não expliquei um detalhe do caso... eu comprei o note com o Win 8 instalado. Depois, fiz a atualização gratuita para o 8.1, e igualmente fiz a atualização gratuita para o 10. Ou seja, nunca tive nenhuma chave de ativação pois nunca comprei separadamente o OS (somente fiz as atualizações que eram permitidas graças a ter comprado um note com o win 8 original já instalado). Deste modo, quando tento instalar o win 10 do modo que você sugeriu, acontece que pede a chave de ativação, mas não tenho nenhuma chave de ativação, apesar de até a formatação eu ter usado um win 10 completamente original. Aí continuo no meu problema: 1) o OneKey Recovery da lenovo me devolve pra um win 8 single language. 2) o win não está ativado. 3) a internet não funciona de jeito algum. Pensei duas coisas: ou esse OneKey Recovery da Lenovo NÃO mantém a licença de uso do win 8 que estava instalado (e aí eu que entrei pelo cano), ou então talvez seja questão de conseguir se conectar à internet para que algum tipo de validação do notebook e do OS aconteça (mas a internet não tá funfando de jeito nenhum). Alguma outra sugestão?
-
Em março de 2013 comprei um G480 da Lenovo. Comprei bonitinho, original, no Extra, com nota fiscal e garantia de um ano. Vinha com o Win 8 original, mais tarde atualizei para o 8.1 original, e finalmente para o 10, também original. Nessa semana pela primeira vez formatei o note. Usei o recurso da Lenovo para formatações simples, o OneKey Recovery. Mas ao invés de usar um ponto de backup personalizado, eu utilizei o backup original de fábrica (que no meu entendimento excluía tudo, mas mantinha o OS original de fábrica). E aí começaram os problemas: 1) Eu achei que voltaria com o Win 8 conforme veio de fábrica, mas voltou com o Win 8 Single Language (que até então eu nem conhecia rs). 2) O sistema acusa que o Win não está ativado, e aí ou eu ativo pela internet ou por telefone. 3) Mas a internet não está funcionando. A Wifi não funciona, e nem ligando o cabo direto no note. Mas no smartphone o wifi tá normal, assim como o cabo faz a internet funcionar normalmente no desktop. Já reformatei e conferi para ver se os dispositivos da rede estão ok, e estão sim, mas nada da internet funcionar (nem mesmo durante a instalação do WIN, quando pede se já tem conexão ativa). Enfim, alguma luz aí? Esse tipo de formatação me faz perder a licença que veio original com o produto? Para ativar por telefone é algo que, nesta situação, será possível? E por que a internet não tá funcionando de jeito nenhum?
-
Descolei um PS2 usado. Nele diz: AC 220-240V 50Hz 35W. Três perguntas, duas meio óbvias e outra nem tão óbvia: 1) Aquela informação significa que o PS2 só funciona no 220v? 2) Já ouvi dizer que se ligar em 110v vai funcionar normal... Supondo que funcione, ficar em 110v, nesse caso, não poderia prejudicar o aparelho, já que ele foi feito pra 220v? 3) Tenho um transformador daqueles pré-históricos, no estilo cubo de chumbo que pesa uns 10 kg. Aqueles de tomada que custam uns R$30,00, menores e tal, prestam? Vi uns review dizendo que queimam fácil.
-
Obsolescência programada?
c3sar_bf respondeu ao tópico de c3sar_bf em Smartphones, celulares, tablets e apps
Ele não aceita. Assim que coloco 2015 aparece a mensagem "Entrada Inválida" -
Não é bem smartphone, mas acho que cabe aqui nessa seção Meu pai é do tipo que só usa celular para ligações e SMS, e portanto tem o seu histórico Samsung SGH C260L, fabricado em 2007, que até hoje funciona muito bem naquilo que dele é exigido. Mas aí agora, em 2015, não tem como deixar a data dele correta. É como se a data dele tivesse como limite o ano de 2014, pois basta por 01/01/2015 que dá erro ("Entrada Inválida"). Ele não aceita nenhuma data de 2015. Achei um fórum francês de outras pessoas reclamando disso e cogitando ser uma obsolescência programada. Eu achei isso um abuso tremendo e prefiro acreditar que é um problema contornável. Alguém sabe o porque desse erro com 2015? E tem solução, ou o jeito é aposentar o aparelho?
Sobre o Clube do Hardware
No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais
Direitos autorais
Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais