×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EduardoS

Membro VIP
  • Posts

    7.056
  • Cadastrado em

  • Última visita

Posts postados por EduardoS

  1. As únicas diferenças entre esses dois modelos são:

    - O Xeon suporta memórias ECC;

    - O i7 tem multiplicador destravado;

    - O i7 tem gráfico integrado.

     

    E só, esse modelo de Xeon não suporta multi-processamento e o desempenho dos dois é igual, o motivo da preferência de muitos pelo Xeon se refere ao suporte a ECC, para qualquer coisa séria, eu também iria preferir o Xeon, e claro, com memórias ECC (um pouco mais caras também) e uma placa mãe correspondente.

    • Curtir 2
  2. No caso do K-8 para o Barcelona é basicamente as mesmas instruções, o K-8 quebrava as instruções SSE em duas da mesma forma como o Bulldozer quebra as AVX, e já existia o Core 2 para "incentivar" as softhouses a usarem essas instruções, no caso do Sandy Bridge, é só pegar programas mais atuais que da época do lançamento.

    Mas claro, só haverá ganho se o software em questão fizer uso dessas instruções, onde elas forem usadas, e onde as unidades de processamento ficarem saturadas ao executar metade por vez, juntando tudo isso o ganho na média fica baixo mesmo.

  3. http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20131018224745_AMD_Excavator_Core_May_Dramatic_Performance_Increases.html

    Excavator pode trazer ganho de desempenho expressivos, devido ao uso de uma FPU de 256 bits, obrigatória para as AVX2.

    Não sabem se eles vão melhorar a atual ou se vão redesenhar tudo, o que dá tempo de fazer.

    Isso não é verdade, AVX2 pode ser implementado dividindo em duas de 128 bits como é feito hoje.

    Só que, em 2015-16 quando ele deve chegar, a Intel virá com AVX3 e FPU de 512 bits..

    Ainda não confirmado, apesar do nome AVX3 traz mudanças profundas e que não são necessariamente importantes para uma CPU.

  4. Xeon é uma marca da Intel assim como Core 2, a Intel usa a marca "Xeon" para vender processadores destinados servidores e a marca "Core 2" para vender processadores para usuários domésticos mas o processador vendido é basicamente o mesmo, no caso dos dois que você citou o Core 2 é mais novo e mais rápido que o Xeon.

  5. Galera, queria a ajuda numa duvida sobre quais fatores determinam o "cache hit" ou "hit rate" de um processador, alem do tamanho do cache.

    Pelo que andei lendo no forum, quanto maior o cache, menor a chance de alguma informação nao ser encontrada nele, mas o que ou qual parte do processador determina quais dados devem ser inseridos no cache?

    Há duas maneiras de uma informação parar no cache.

    1) Qualquer informação lida ou gravada irá para o cache, em uma espécie de fila (na verdade várias filas, mas vaos supor que seja só uma para ficar mais fácil), a informação lida mais recentemente vai para o início da fila e empurra o resto para trás, essa fila tem um limite, o que for empurrado para traz além do limite da fila sai do cache, é copiado para a memória se tiver sido alterado ou descartado, assim, as informações lidas mais recentemente se encontram nessa fila, essa fila é o cache.

    2) O prefetcher, uma lógica no processador que tenta descobrir qual a próxima informação a ser acessada e faz com que ela "fure" a fila, ficando a disposição no cache antes que tenha sido acessada.

    Ou isso é feito via software?

    De tempos em tempos aparece com essa ideia maluca, mas o cache dos processadores que usamos no dia a dia é controlado pelo hardware.

    Uma outra pergunta meio relacionada ao assunto: li num post daqui que 512 kb de cache seriam o suficiente para "mapear os dados na memória RAM para quantidades como 3 ou 4 GB de memória RAM.". É correto esta informação?

    Para as informações mais comuns, sim, de resto não, os 512kB do cache só mapeam as informações acessadas mais recentemente, mas não se vive só com 512kB, nem com 640kB.

    • Curtir 2
  6. Quem sabe a AMD até não foi apenas esperta é tá chamando a atenção da inimiga para alvos errados? ;)

    As evidências mostram que ela foi é muito burra... Mas...

    É complicado quando uma empresa PRECISA ter uma divisão só para fazer compiladores, Intel e nvidia tem agora...

    A AMD também tem, anda meio abandonada, mas tem, a nVidia também tinha, compr a PGI só para tirar o doce da AMD mesmo.

    EDIT: eu não confirmei se a intel realmente tem uma divisão ou um setor dessa natureza. Mas tenho a impressão que sim.

    Tem, e vendem o polêmico Intel C Compiler.

    Enfim, a independência do PGI e a sua relevância para plataformas/padrões abertos deve (no primeiro caso, "pode" no segundo) cair consideravelmente.

    Certeza nos dois casos.

  7. Ou vai dizer que a Intel é ruim só porque não tem uma solução que seja comparável com uma monstruosidade POWER7?

    Mas em uma coisa a Itnel está a frente da IBM, a performance single thread da Intel ainda é maior, a propósito, a performance single-thread da AMD também é maior que da IBM, o resto dos competidores (Oracle, Fujitsu, ARM, MIPS, Qualcomm, Apple, etc) nem sonha entrar nessa disputa...

    • Curtir 1
  8. O processo de 32nm já foi problemático no início (Bulldozer) e agora amadureceu. O processo de 28nm também vai amadurecer um dia. E até onde sei nem é tão novo assim, pois as Radeons HD 7xx0 não são 28nm?

    As Radeons são feitas no 28nm da TSMC, o Steamroler será nos 28nm da Global Foundries e, se entendi bem, deixara de ser SOI.

    Mesmo que a AMD quisesse usar o processo da TSMC, históricamente eles são mais lentos que os da Global Foundries.

  9. Não fui eu que falei nisso, apenas endossei o raciocínio do colega Contiusa. Quanto ao aumento de clock, se o FX-9590 chega a 5.0GHz, por que um Steamroller não pode ter clocks mais altos que um FX-8350?

    Porque o FX9590 faz isso com 220W em um processo resistente e maduro, o Steamroller será em 28nm, um processo novo, provavelmente com menor consumo mas também pode ter limitações no clock, ele pode ser um processo mais lento que seu antecessor.

    Alias, de acordo com o último roadmap o Steamroller está planejado para as APUs, não para os Opteron e nem para os FX, um forte indício de que é um processo mais economico e barato que o 32nm mas também mais lento.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Como ganhar dinheiro montando computadores!

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!