Caro Airton,
Tudo ainda é muito novo. Pelas informações que li, se tiver uma TV analógica não precisará comprar outra. Apenas terá que comprar um conversor, que dizem que custará até 30 dólares, para converter o sinal analógico para digital.
Descobri também que a preferência pelo padrão japonês ocorre porque as emissoras de TV ( Globo, Bandeirantes, entre outras) não querem ter concorrência na produção de conteúdo e esse padrão facilita esse monopolismo.
Para entender do que estou falando, o padrão europeu permite transmitir 4 canais em uma única frequência. Isso significa, acredito eu, que um cidadão pode no horário nobre da globo ter duas janelinhas com programas comunitários de ONGs ou universidades, o que pode enfim ampliar e redescobrir o conteúdo televisivo.
Outro fato que pode ser decisivo na hora de Lula decretar o padrão é a patente dos equipamentos que pode permitir a indústria eletroeletrônica produzir qualquer componente necessário para produção da TV digital e assim ter uma balança comercial com resultados mais interessantes. Podemos exportar produtos!
em relação a serviços, a oferta pode ser imensa tanto de melhora de imagem ( padrão americano prioriza a alta definição) como de novos serviços: usar a TV para acessar à web e até o VoIP ( voz sobre IP). Enfim, essa novela promete tanto um final feliz como um péssimo final. tudo depende da escolha desse padrão.