Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gopher

Membro Pleno
  • Posts

    460
  • Cadastrado em

posts postados por Gopher

  1. 1 hora atrás, Filipe Araujo disse:

    @Phoenyx @Felipe Barbosa Melo Amigos, fiz o teste aqui, fui ver a BIOS, o clock CPU estava em Auto (Foto da BIOS Aqui) e (Aqui). Não tem OC.

    Após isso fiz a retirada do CPU Fan, e notei que a superfície do alumínio do dissipador tem uma leve e milimétrica protuberância, é como se fosse um riscado, mas para o sentido de fora, não é um sulco interno, é um micro relevo, suspeito que isso seja um problema de contato de superfície, (Foto do CPU Fan aqui)

    Recoloquei a pasta térmica, parafusei normalmente até o curso do parafuso acabar e dei um torque de aperto pra garantir. Os testes foram feitos assim (Foto do gabinete aqui).

     

    Porém mesmo assim obtive uma melhora muito baixa, ainda está trabalhando acima de 84ºC.

    COD WZ e GTA V

     

    Desde já agradecido!

     

    O cooler box do R5 3600 (stealth) é bom o suficiente só pra uso moderado, sem uso do boost. O que ocorre é que esses processadores de 7nm, embora consumam menos energia do que outros em 12+ nm (tipo o 2600/2700 p.ex), tem uma área do die menor pra dissipação térmica. Isso, aliado ao vcore excessivo usado para o boost, leva a picos de temperatura bem altos. Já vi o R5 3600 chegar a mais de 90º no cinebench, blender etc. Em jogos, depende da gpu também, mas não deve ser difícil passar em jogos AAA cpu-bound. Não é incomum o vcore dele chegar a quase 1,50 V em load no single core e quase 1,40 V all cores.

     

    Resumindo: ou você faz undervolt e fixa o clock dele e desabilita o boost clock ou troca de cooler e tenta melhorar o fluxo de ar do seu gabinete. O problema de desativar o boost é que vai perder desempenho, mas não muito. Além de eu achar bem chato ficar setando na bios esses itens. Não é difícil, mas chato mesmo. Abaixa vcore, reseta, testa, abaixa de novo, trava, reseta, abaixa, dá clear cmos na bios e por aí vai até achar o vcore mínimo.

     

    Estou pesquisando isso agora e não tenho muita paciência pra ficar afinando overclock/undervolt. Acho que um gammaxx 300 (<100 reais) da vida já deve deixar ele frio o bastante. Não acho que vale a pena investir 200+ reais em um cooler parrudo ou watercooler (nesse caso seria só por estética/barulho mesmo).

    • Curtir 1
  2. 4 horas atrás, WOZ Dods disse:

    O splitter puxa energia da mobo, sim, mas colocar muitos coolers no mesmo header da mobo pode sobrecarregar a controladora, e lá se vai uma placa-mãe. Por isso recomendei o hub que seja alimentado direto da fonte, pois a fonte consegue aguentar a carga com facilidade. O FH-10 tem alimentação diretamente da fonte, e é compatível com 4 pinos (PWM). Só que para controlar a velocidade, todos os seus coolers tem que ser de 4 pinos (não adianta colocar adaptador nesse caso). E ainda não sei se o FH-10 é compatível com aura sync (RGBA). Não consegui achar isso em lugar nenhum, nem no site do fabricante. No site da Asus, na área destinada ao aura sync, talvez tenha informações sobre quais hubs são compatíveis, e tem o fórum deles também. Recomendo que visite e dê uma espiada: https://www.asus.com/campaign/aura/br/index.html
    Ou crie um tópico no fórum adequado aqui do CDH. Afinal, muitas pessoas aqui devem ter mais experiência com RGB do que eu. Já montei muitos computadores na vida, perdi as contas, mas RGB ainda não foi algo que clientes meus pediram.

     

    4 horas atrás, PedraX disse:

    Oras é fácil encontrar FAN de 4 pinos.E o preço está muito razoável.Eu troquei todos os 5FAN de meu gabinete e liguei nas saídas sys_fan da placa-mãe.Ficou uma beleza.Uso no modo silent e eles ficam na rpm mínima(em torno de 800rpm).

    Compre esse gabinete:http://www.deepcool.com/product/case/2018-11/9_9973.shtml

    Use FAN de 140mm na frontal e 1 de 120 no topo, mas todos com pwm de 4 pinos ligando na sys_fan usando splitter se precisar. Os AKASA Apache estão custando por volta de R$40,00  a 50 cada.

     

     

    Agradeço aos dois pelas opiniões. Na verdade esse nem era meu foco inicial no meu tópico, mas já descobri o necessário pra começar a correr atrás. Nem sequer sabia da diferença de 3 ou 4 pinos até esses dias. Não vou usar nada de RGB, na verdade até prefiro sem. Valeu.

  3. 6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

    Tanto o FH-04 quanto o FH-10 podem ser usados no seu caso. Plugando a porta principal do HUB à sua placa-mãe permitirá que a velocidade de todos os coolers seja ajustada pela BIOS. Observe que você só poderá fazer um único ajuste e todos os coolers seguirão a velocidade que você determinar. Algumas placas mãe permitem ajuste fino, mas outras apenas duas ou três velocidades. A velocidade que a placa-mãe vai detectar é apenas de uma das ventoinhas, mas todas rodarão com a mesma tensão.

    Sobre os controladores de baia de 5,25", eles seriam uma boa opção se você tivesse uma baia do tipo, mas existem várias outras opções que podem ser utilizadas, em especial os que citei acima.

    O lance de "matar" a porta sata da placa-mãe é um equívoco da sua parte. O controlador FH-10 usa a porta sata de energia, não de dados. Então você vai utilizar um dos conectores que vêm da fonte, não da placa-mãe.

    adicionado 0 minutos depois

    Com fan hubs (como o FH-04 ou o FH-10), ou conectando as ventoinhas direto na fonte.

     

    Agradeço novamente pela ajuda. Pelo que tenho lido, as placas mais novas tem vindo com 2 fan headers, ou seja, para 4 fans ou só precisaria de 2 splitters em y e resolveria o problema ou usando um HUB logo mesmo. Não sabia dessa do sata de energia e dados, vou dar uma estudada no assunto. Me parece também que alguns fans, quando se compra, já vem com cabo de 3 e 4 pinos. No caso, basta ligar os fans no hub ou no splitter com o cabo de 4 pinos e tá tudo certo? A vantagem do splitter pelo que vi é que a alimentação vem direto da mobo. Valeu mesmo.

  4. Em 05/09/2019 às 17:04, WOZ Dods disse:

    Se quer um gabinete silencioso não se  preocupe tanto com as ventoinhas pré-instaladas. Ter um bom controlador de velocidade das ventoinhas é o ideal para quem deseja silencio. Mencionei algumas opções no tópico abaixo:

     

    Se seu gabinete tiver abertura para unidades ópticas, você ainda pode comprar os controladores de cooler que tem interface externa.

    Além de tudo isso, eu recomendo muito que procure coolers que são voltados para baixa emissão de ruídos. Atualmente estou utilizando os da linha Aerocool Dead Silence e estou amando. Existem muitas outras opções no mercado, então cabe a você.
     

     

     

     

    Opa, valeu pelas dicas. Estou olhando o assunto e tenho chegado à mesma conclusão. Não há milagres: se o gabinete é pequeno e compacto, a ventilação fica prejudicada, os fans trabalham com rotação maior e fazem mais barulho. Com um gabinete maior, você tem mais espaço pro ar circular, colocar fans maiores, que trabalham com rotação menor e fazem menos barulho. Não dá pra ter um gabinete compacto ao extremo e que trabalhe frio.

     

    Dito isto, o que realmente me incomoda mais que tudo é o barulho, que seria a prioridade nº 1. Dito isto, se você não se incomodar pelas perguntas e já agradecendo pela ajuda: verifiquei que a maioria dos fans vendidos são de 3 pinos e vendidos com adaptador molex pra ser ligado direto na fonte, o que impede o uso do PMW q controla a velocidade e exige 4 pinos, se entendi certo. Ok. O negócio é q a maioria das placas mães só tem entrada pra 1 chassi fan, além do cpu fan. Como os gabinetes costumam ter 3 ou mais fans auxiliares, como ligar eles na placa-mãe com 4 pinos se só tem 1 entrada pro chassi fan?

     

    Pelo que entendi, teria de usar um hub desses q você postou no outro tópico linkado. O negócio é que fico perdido tentando entender o que funciona ou não funciona. Como agravante, várias das opções de gabinete que gostei e tenho procurado não tem mais baia para drives de DVD/5,25". E esses controladores de gans só encaixam nessas baias de 5,25? Pra piorar, parece que vários controladores mais baratos são só para RGB, não velocidade. Além disso, parece que usando um hub, a mobo reconhece a RPM só de 1 fan, embora o PMW funcione para todos, além de matar 1 porta SATA da placa-mãe.

     

    Peço desculpas pelo textão, mas tenho mts dúvidas sobre o assunto. Acho que a melhor solução seria usar tipo o FH-04 da Deepcool direto na placa-mãe e controlar por ela até 4 fans. É isso? Valeu mesmo pelas dicas.

  5. 8 horas atrás, ramses.frs disse:

    Boa noite @Gopher .
    Nessas dimensões que você passou consegue achar até mesmo alguns modelos ATX, tenho um Pichau Gadit que é menor que essas dimensões (é 2cm mais largo).

    Já tive um Q300L tb e não recomendo, mesmo todo "furado" a ventilação dele não é TÃO boa assim não. Fora que achei ele um gabinete todo "mole".

    Desses que sugeriu, eu iria no Versa H15.

     

    Valeu pela opinião. Estou tendendo a ele mesmo ou o H17, o que eu conseguir disponibilidade. Me parece que a construção dos thermaltake é bem elogiada. E tinha ouvido alguns comentários negativos sobre o Q300L, tanto sobre a construção quanto sobre ser bem quente/refrigeração ruim.

  6. Em 29/08/2019 às 16:03, ramses.frs disse:

    @gaigoz 
    No Sharkoon QB One usava um i5 8600k + 16gb ram + evga gtx 1070 ftw + 512gb m2 + 4tb hdd, com um WC 120mm, não sofria com altas temperaturas, nem em jogos e nem nas edições que faço no Premiere.

    No Sharkoon C10, que é da minha filha, tem um G4560 + 8Gb + GTX 1060 3Gb  512Gb M2, usando cooler box e mal da pra escutar ele ligado, só escuta as fans da vga qto ela está jogando.

    IMG_20180522_144140.jpg

    IMG_20180725_182851_HDR.jpg

    IMG_20180725_192019_HDR.jpg

    IMG_20180523_180922.jpg

     

    Colega, sem querer atrapalhar o colega criador do tópico, mas aproveitando a sua experiência com esses gabinetes, a sua placa-mãe é/era mini-itx? Estou procurando gabinetes que sejam preferencialmente silenciosos, até cheguei a criar um tópico aqui no clube na área de gabinetes, mas acabei desistindo de pegar gab. mini-itx pela quase total indisponibilidade de placas nesse formato. Acabei aceitando partir pra gab. micro-atx, q tem muito mais disponibilidade de mobos. Se você puder dar uma opinião no tópico lá, ficaria imensamente agradecido.

     

    https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1394149-recomendação-de-gabinete-médiopequeno-m-atx-e-silencioso/

     

     

  7. Pessoal, estou precisando de um novo gabinete. Tenho um Cooler Master 430 hoje. Gostaria de pedir uma recomendação de gabinetes que fiquem, se possível, até na faixa de uns R$ 250,00 (podendo chegar a R$ 300,00 se valer a pena). As características que procuro no gabinete em um 1º momento:

     

    - Foco no silêncio. Tenho um Cooler Master 430 hoje, que me agrada no geral, mas com 4 fans/ventoinhas de 120 mm (1 atrás, 2 em cima e um embaixo) considero relativamente barulhento, já que o gabinete fica do meu lado, a uns 20 cm de distância.

     

    - Espaço para 2 ou 3 HDs de 3,5" e pelo menos 1 SSD de 2,5".

     

    - Tamanho de no máximo as dimensões do meu gabinete atual, que é de 190 (largura) x 424 (altura) x 490 (comprimento) mm. O foco aqui são 49 cm de comprimento, o ideal seria que fosse de até uns 45 cm se possível, pelo tamanho do local onde ele ficará. Creio que modelos de gabinete Micro-Atx sejam recomendados, já que são menores do que os gabinete full ATX e minha placa-mãe é/será Micro-ATX.

     

    Até o presente momento, verifiquei algumas opções que se encaixam em termos de tamanho e orçamento, mas desconheço a questão do barulho. Opções que vi até agora:

     

    Deepcool Matrexx 30
    Deepcool Matrexx 55
    Thermaltake Versa H15

    Thermaltake Versa H17 (me pareceu meio abafado/quente se comparado ao H15).

    Master Cooler Q300L (esse não serve porque só tem espaço para 1 HD de 3.5" e 1 SSD de 2.5).

     

    Agradeço qualquer ajuda e recomendação.

  8. Interessante esse artigo, estava procurando por uma solução simples para poder baixar a temperatura do meu processador em full, que estava chegando a quase 75 ºC. A solução foi ativar o epu da bios da asus no máximo e desativar o q-fan. Onde ficava até 1.25 V agora fica até somente 1.08 V. A temperatura caiu de máximo de 75º C para 62~63ºC. Testado no prime95, por quase 1 hora, tudo estável. Em idle também caiu, de 0,90 V para uns 0,808 V. Mas nesse caso não fez diferença, já que em idle[38~40 ºC] a tensão não influencia tanto, pelo que percebi. Enquanto não dou um jeito nesses dois fans invertidos meus, está bom já.

  9. P8h61-M

    i5-2300 Stock

    HD 5670

    Gabinete 430 coolermaster

    Coolers padrões no cpu e na GPU

    E mais dois coolers de 120 mm, um em cima, puxando ar, e um embaixo, expulsando ar. Além de um traseiro, padrão do gabinete, 120 mm, também expulsando ar.

    Estranhei as temperaturas nos cores. Os coolers sequer reagiram ao aumento de temperatura e eu simplesmente parei o teste aos 2 minutos, já que o package apresentou temperaturas de 73ºC, segundo o hwmonitor. Estou inclinado a pensar que seja erro de leitura. Alguém pode dar uma luz nessa questão?

    idlez.th.jpg

    running2minutes.jpg

  10. Um verdadeiro massacre, sem palavras mesmo, o que a maioria desconfiava ou tinha certeza, foi confirmado por esse teste:o celeron d é bem ruim mesmo, tiraram o cache, que é o mais importante na arquitetura netburst ,que já não é muito boa...E aí está o resultado: um desastre e fraco desempenho. O que resta agora é a chegada de processadores low-end baseada na micro-arquitetura core.Se não me engano chamará Pentium EXXXX(ou conroe-solo).

  11. Mas nesse mundo de que todo mundo deve levar vantagem a qualquer custo(lei de Gérson) as pessoas acabam tentando tirar vantagem também e aí.....

    Estamos vivendo atualmente (mesmo que seja um pouco diferente do tema do artigo mas tem a ver) em um estado de natureza, conforme Hobbes dizia:"Nele estamos em permanente guerra contra tudos e todos."

    Todos querendo levar vantagens em cima dos outros.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!