Já que este tópico acabou virando um debate sobre Notebooks CCE em geral, coloco aqui alguns comentários sobre minha recente aquisição do D23L, e se der tempo faço um tópico com um review apropriado qualquer dia.
Comprei pelo Submarino por R$ 1.149,00. Tive desconto de 5% por ter feito em 1x no cartão de crédito e ainda ganhei um mouse Microsoft sem fio, que vale por volta de R$100 e dispensa comentários. O site da loja demora a ser atualizado e me deixou preocupado, mas recebi tudo em 4 dias úteis.
É um aparelho bom, bonito e barato. E não vejo nele a maioria das reclamações que li aqui sobre computadores mais caros da CCE. Por exemplo, a tecla "?" funciona bem como todas as outras, e as 3 portas USB não estão do mesmo lado. O pino da fonte Lite-On é em "L" e bem difícil de soltar.
A tela tem imagem de ótima qualidade, mas o melhor ângulo de visão é bem estreito, especialmente na vertical. É pra ser contemplada de frente. O Windows detectou como "Monitor Genérico PnP", mas todas as resoluções esperadas funcionaram.
O teclado também padrão "chiclete" transmite qualidade, não há teclas "espremidas" como acontece em outros aparelhos e tem um bom espaço entre si. Parecem menos passíveis de acumular sujeira mas talvez não sejam tão resistentes como os teclados desktop. Certamente não aguentam cacetadas. Não tem teclado numérico, que não me faz falta, e não tem indicador de Caps Lock, Scroll Lock e Num Lock.
O Touchpad é um ponto negativo, embora este dispositivo só serve pra quebrar um galho em qualquer aparelho. Da marca Sentelic, a superfície não é boa para deslise e acumula oleosidade. A única função de multi-toque disponível é o rolamento vertical (que se faz com 2 dedos e descobri por acaso) e não tem o rolamento tradicional na lateral direita. Com muito custo encontrei um driver que não acrescentou função alguma. Depois tentei instalar o driver da Synaptics que funcionou (!), mas só serve para alterar as funções dos botões físicos, que são razoáveis. Ainda bem que ganhei um belo mouse.
O HD de 320Gb é Samsung e o DVD-RW é TSSTCorp (que é uma união entre Toshiba e Samsung) de bandeja e parece razoável. O Wireless é Rtlink RT8191, a Lan (gigabit) e o Cardreader (só SD) são JMicron. Não abri e não tenho mais detalhes sobre o hardware interno, mas pelo descrição dos drivers da CCE, a placa-mãe parece ser uma Shuttle Calpella.
Um detalhe importante e grande ponto negativo. O Setup da Bios é extremamente básico. A marca é conhecida mas não lembro qual é... MAS! O grande problema é que ele NÃO SALVA a ordem de boot, que na prática fica fixa em CD, LAN, USB e por último HD. Parece ser um problema de hardware, talvez específico do meu exemplar, mas não vou entregá-lo à garantia só por causa disso. De qualquer forma a tecla F7 abre um menu para escolher o dispositivo de boot.
O Windows 7 32bits instalou muito bem e ficou muito rápido. Sem drivers, ele não reconheceu Lan, Wireless, Cardreader e Vídeo. Este último, que faz parte do Core i3, baixei da Intel conforme as instruções no primeiro post. É bom ter os drivers de rede num pendrive, porque sem eles o Windows não vai achar rede alguma.
A bateria costuma durar um pouco mais de 1h com uso intenso, mas a minha vai ficar guardada quase sempre.
O HDMI on-board é maravilhoso. Ao conectar numa TV full-HD, não preencheu a tela toda e a frequencia ficou estranha, mas a imagem estava simultaneamente no monitor e na TV. Quando alternei para somente TV, imediatamente a tela ficou em full-HD com espaço de desktop estúpido! Tudo automático.
O preço justifica de longe todos esses detalhes negativos, que são facilmente superados pelos muitos pontos positivos, em especial a GPU/CPU de última geração que na prática tem 4 núcleos.
Recomendado.