Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jack Tequilla

Membro Pleno
  • Posts

    111
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Jack Tequilla

  1. Bom, segundo a dúvida postada o autor se refere a uma fonte de CORRENTE e não de TENSÃO. Logo, a carga pode ser zero sim. Nesta condição não haverá transferência de potência para a carga.

    Bom, conseguir uma corrente constante na saída de sua fonte é impossível na prática, dado que lidamos com componentes reais e estes possuem não idealidades. Mas de acordo com o componente que se utilize é possível conseguir uma boa precisão.

    Para a realização do seu projeto você deve encontrar um transistor que atenda às características de precisão do seu projeto. Para isso, você precisa analisar a curva (Ic x Vce) presente na datasheet do mesmo. Para a faixa de tensão que você permite que ele trabalhe a variação de corrente no coletor não deve exceder o especificado. Não esqueça que no seu projeto o transistor não pode operar na região de saturação para a carga variando de 0 a 180ohms.

    Desculpe não postar um projeto completo, mas espero ter ajudado em algo.

    Bem...

    Nosso amigo citou a carga como ZERO OHMS = CURTO CIRCUITO. Nesta condição a corrente a ser fornecida pela fonte de corrente seria infinita...

    No more comments...

  2. Não vou nem comentar o circuito do Gusporti...

    Bem... voltando à vaca fria:

    Se o nosso circuito gasta 1,4RC [segundos] para completar um ciclo, então a frequência será f=1/T=1/(1,4RC). Esta frequência será a frequência do sinal no pino 3.

    Para os valores dados:

    C=1uF=1E-6F=0,000001F

    Rmin=10K (valor mínimo => trimpot=0)

    Rmax=10K+5K=15K (valor máximo => trimpot=5K)

    Tmin=1,4RminC=1,4x10Kx1uF=14ms => fmax=71,43Hz

    Tmax=1,4RmaxC=1,4x15Kx1uF=21ms => fmin=47,62Hz

    Então teremos dois valores limites dentro dos quais o nosso trim-pot poderá ser ajustado para sintonizar o circuito em 60Hz.

    Para 60Hz teremos 16,67ms de período de oscilação, este valor está dentro da faixa de ajuste do circuito. Pode-se ajustar o mesmo utilizando-se um osciloscópio ou até um multímetro digital (alguns vem com frequencímetro).

  3. O 555 montado como astável (oscilador) funciona chaveando um capacitor e comparando a sua tensão. Quando a tensão sobe a mais do que 2/3 de Vcc ele descarrega o capacitor. Quando a tensão desce a menos do que 1/3 de Vcc ele carrega o capacitor. Este ciclo se repete indefinidamente (oscilação).

    Bem... O valor de 1,4RC vem de:

    0,7RC = período de carga

    0,7RC = período de descarga

    1,4RC = período total de oscilação (soma dos anteriores)

    0,7RC é uma aproximação de 66,67% do valor da constante de tempo do circuito RC formado => 0,67 aprox para 0,7.

    Como disse anteriormente, o circuito GARANTE 50% de duty cycle porque a carga e a descarga do capacitor ocorrem pelo mesmo resistor.

    Conforme nosso amigo Zurca afirmou, o circuito NÃO garante 100% de eficiência em garantir o duty cycle em 50% porque os transistores que conectam a carga e a descarga não são os mesmos, mas funciona BEM MELHOR do que a proposta com diodo em paralelo com resistor.

    Aliás, para a montagem de inversores, TODO MUNDO usa um sinal quadrado para chavear uma carga RLC e assim obter uma senóide aproximada, até porque uma senóide perfeita é irrelevante para a grande maioria das cargas que queremos conectar a um inversor doméstico (exeção feita aos motores síncronos).

    Existem inversores senoidais, feitos com circuitos complexos e MUUUUUITOS amplificadores operacionais, mas isto FOGE COMPLETAMENTE ao propósito deste tópico.

    Os cálculos no nosso amigo RockX0 me parecem corretos.

    Lembre-se de que quando calculamos o período ou a frequência em um circuito desse tipo estaremos nos referindo à frequência ou o período em todo o circuito (inclusive no pino 3).

  4. zurca1599;

    sem querer desmerecer o seu circuito, mas se você procurar na literatura técnica você poderá comprovar que este circuito enviado por você não possui exatamente 50% de duty cycle devido ao caminho de carga e descarga do capacitor serem diferentes.

    no primeiro circuito que enviei, a carga e a descarga do capacitor ocorre através do mesmo resistor. Isto garante o ciclo igual.

    Acredito também que um ajuste de frequência é de extrema importância visto que os componentes possuem tolerância nos seus valores nominais, então poderemos somente ter precisão no valor de frequência de saída através do ajuste.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!