Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MVPS

Membro Pleno
  • Posts

    45
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que MVPS postou

  1. Fiz um esqueminha rapidamente no Paint pra demonstrar como estava, como está e como quero que fique o Airflow. (abaixo as temperaturas do computador recém ligado em IDLE) Porém de ambas as formas o CPU ta passando dos 80 graus em jogos mais exigentes. Não sei se vai adiantar alguma coisa, mas o objetivo é comprar 2 cantoneiras em L para parafusar a fan de 120mm que tirei de cima para ela jogar ar frio pra cima do processador, sendo colocado no local onde ficaria o driver de CD/DVD . Uma deficiência do meu gabinete é que a entrada de ar frontal é muito deficitária, e apesar de vir com 2 fans de 140mm pré-instalados a entrada é realmente pequena, e ainda passa por 2 filtros, fora que m deles fica praticamente dedicado aos discos rígidos que fica em uma gaveta fixada na base ( a de cima eu tirei pra melhorar a passagem de ar). OBS: coloquei em cima do ultimo esquema POSITIVE / NEUTRAL porque não sei se está entrando ar suficiente para equilibrar o airflow, pois creio eu estar fazendo um vácuo já que as fans da frente muito provavelmente não estão sendo efetivas. adicionado 19 minutos depois A efeito de demonstração, o gabinete é esse, e essas são as pequenas entradas frontais (listras pretas dos dois lados) Mais fotos e infos do gabinete: https://pt.sharkoon.com/product/BW9000-W
  2. Desculpem a demora para dar o retorno. Antes de ontem chegou o cooler novo, acabei comprando o Coolermaster i71C, mas só tive tempo de testar em jogos mais pesados hoje. Em conjunto, comprei uma fan Aerocool Shark de 140mm que foi instalada em cima do gabinete soprando o ar pra fora, junto com o fan de 120mm da coolermaster que já tinha. (ou seja, agora 2 coolers jogando ar quente pra fora na parte de cima) O Stock tava chegando a 53ºC em IDLE e 82 no Quake Champions facilmente, não me arrisquei a jogar jogos mais pesados com ele para ter um parâmetro. O i71C conseguiu baixar para 47 em IDLE, e fica em torno de 72 em Full load no Quake Champions, porém o problema vem quando vou rodar um jogo pesado como o Crysis 3, que tava dando thermal throttling. Ele parou de dar thermal throttiling, mas a temperatura rapidamente chegou aos 84ºC. Conferi se o cooler estava bem fixado e os parafusos bem apertados, e estão sim! Lembro que quando tinha o outro cooler torre (que já vendi), não passava aos 67ºC, mas dava o thermal no VRM, porém, lembro que demorou alguns dias para as temperaturas estabilizarem nele, coisa de umas 2 ou 3 semanas. A pergunta agora é, ainda existe realmente esse tempo de cura pra pasta térmica (que no caso já veio no i71C) ? pois to achando 84ºC ainda muito alto!
  3. Será que essa minha projeção ta certa? Fiz no "olhometro" sem base de medida alguma, apenas peguei a foto da base e tentei alinhar e esticar pros furos e tentei deixar a fan proporcional (ela é de 120mm).. Será que vai esbarrar na RAM? ps: to interessado nesse fan por causa da eficiência dele e bom preço! Mas só ser não for dar novos problemas!
  4. Será que essa minha mobo aceita um ARCHER da deepcool (http://www.deepcool.com/pt/product/cpucooler/2015-07/971_3462.shtml)? ele é "lateral" também, mas tenho medo que a base dele não de pra por por conta dos CHOKES / Capacitores.
  5. Olha, eu to vendendo uma gtx 970 por 650 + frete, caso interessar!
  6. Eu encomendei um Aerocool Shark de 140mm com 96.5 CFM pra soprar ar pra cima do cooler / vrm. Caso não adiante, vou tentar vender o Masterfan M410P e pegar um desse estilo "stock" .
  7. Pintei aqui o mosfet de vermelho e o choke de azul. o mosfet tem 5x5mm e o choke 9x10mm Não achei nenhum dissipador de 5x5mm apenas um de 9x9mm e 14x14mm Sei que o recomendado é por thermalpad entre a fonte de calor e o dissipador, mas ele sozinho tem alguma eficiência? obs: se eu tiver marcado algo errado, por favor, me corrijam!
  8. Desculpem a confusão, mas pelo que andei lendo aqui o VRM é o conjunto do Mosfet + Capacitor + Chokes. Capacitor sei que não tem como por o Heatsink, mas no meu caso preciso por no Mosfet + Chokes? ou só em um dos dois? E se possível, qual o tamanho do Mosfet e do Choke para eu procurar o heatsink do tamanho certinho! obrigado!
  9. To tentando achar os dissipadores pra VRM aqui no Recife, mas a verdade é que nem sei o real tamanho do vrm da minha mobo (todas tem um tamanho padrão) ? Achei apenas um cara que vende, mas como sendo para raspberry pi! (foto) será que serve? No Mercado Livre o frete mais barato que achei aqui pro Recife é de R$40! fica mais caro que o produto! =/
  10. Onde eu moro tem muita poeira, muita mesmo, acho que faria mal ao PC deixa-lo aberto. adicionado 2 minutos depois Voltei ao Stock hoje e fiz o teste de 5min no Intel XTU. Não deu Thermal Throttiling, mas a temperatura ficou altíssima 81ºC!!! Vou testar em games pra ver o que acontece. Mas de cara estou no dilema: deixar assim mesmo com o CPU superaquecendo ou voltar pro Cooler MA410P e voltar a thermal throttling em games muito pesados! Outra forma é tentar comprar esses dissipadores pra VRM, mas será que eles caberão com o cooler MA410P, visto que fica bem apertado? adicionado 7 minutos depois A quantidade de pasta térmica que apliquei foi o suficiente? adicionado 12 minutos depois Para vocês terem uma ideia de como ficava com o MA410P: adicionado 14 minutos depois OBS: limpei com um pincel essa poeirinha quando fui trocar pro cooler stock. adicionado 41 minutos depois Fiz agora teste ingame no Assasins Creed Origins. Joguei por 30 minutos e não deu Downclock As temperaturas do CPU, entretanto, chegaram a 81 graus em algumas partes, e quase sempre ficaram na casa dos 78, 79.. o que já considero perigoso! Ou seja, voltou aquele primeiro problema relatado quando criei o tópico, superaquecimento! Como efeito de comparação, em relação ao MA410P subiu 20 graus em full load, pois antes não passava dos 60 no AC Origins. Já em IDLE, no MA410P ficava entre 38~42 graus e no Stock ta entre 55~60 graus (o que já é bastante pro PC no windows apenas)
  11. É minha gente.. Testei aqui no AC Origins e ele deu downclock depois de uns 10 minutos de jogatina, cai de 60fps pra 20, depois que esfria, ele volta ao clock normal o FPS sobre novamente.. Seria o caso de eu investir em um segundo cooler maior superior jogando ar pra dentro, ou também não resolveria?
  12. Desculpem a demora a responder, tinha pausado para jantar! Inverti a fan de cima, que agora joga o ar pra dentro em vez de pra fora do gabinete. No primeiro teste que fiz no Intel XTU de 5min após inverter não deu throttling ou downclock! Peço ao moderador que deixe o tópico aberto no final de semana pois vou realizar mais testes para poder afirmar se o problema foi sanado! Mas, desde já agradeço a ajuda de todos! adicionado 0 minutos depois Sim, é exatamente essa! adicionado 2 minutos depois Resultado do XTU depois de inverter a fan
  13. Vou fazer isso e já venho postar os resultados! adicionado 1 minuto depois Boa ideia.. irei inverter ela também! adicionado 16 minutos depois Testei aqui com tampa aberta e ventilador ligado do lado. Mesmos 5 min no Intel XTU e não deu Thermal Throttling, logo, não deu downclock. adicionado 19 minutos depois Entretanto, chegou a 67 graus e se não me falhe a memória estava dando o thermal throttling com 68, então, ficou bem no limite! Não sei qual seria a melhor solução de refrigeração nesse caso, aqui no Recife está muito calor esses dias, também não ajuda muito!
  14. O antigo cooler era o cooler box da Intel.. ele soltava o ar pro lado e esse agora solta pra trás. segue uma foto do meu PC aberto: Ele tem 2 coolers de 130mm na frente, 1 de 120mm atrás e 1 de 120mm em cima fora o cooler do CPU.
  15. @Narak13 Eu só comecei a monitorar direitinho depois que troquei o cooler.. antes eu achava ser problema de aquecimento apenas, ele estava dando frame drops no Quake Champions com a 970! Depois que troquei a pasta resolveu.. mas não fiquei analisando mais! Só que ela ainda estava chagando muito facilmente acima de 75 graus e isso estava me incomodando, dai decidi trocar de placa de vídeo.
  16. @Narak13 Obrigado pela resposta. Segue abaixo uma foto (desculpe, rodei em full screen). Deu Thermal Throttling 2x no teste de 5min! Justamente quando dava ele baixava o clock. Então, achamos o motivo! Agora a dúvida é: qual a solução? Será que o VRM está aquecendo devido ao novo cooler (ele realmente é gigante e fica por cima de toda a área da CPU).
  17. @Phoenyx 8 anos adicionado 2 minutos depois @Phoenyx Mas o problema começou a aparecer depois que troquei a pasta térmica, antes não dava esses downclocks. Mesmo com o i7 2600k + gtx 970 o jogo ficava estável a 45fps! Depois que troquei a pasta ele começou a ficar instável! a placa de vídeo também começou a aquecer demais! Troquei por uma 2060 e como minha fonte já devia estar no limite imaginei que poderia ser causa da fonte! mas não foi!
  18. Boa tarde, Estou com um problema no computador que está me tirando o sono a alguns dias, vou contar a história por partes para vocês entenderem melhor: Antes de mais nada a atual configuração do meu computador: CPU: i7 2600k | RAM: 8gb DDR3 | HDD's: SSD 120gb Kingston + 1+0.5tb Samsung Blue Caviar | GPU: Nvidia MSI RTX 2060 VENTUS | PSU: EVGA 750 BQ | MOBO: Intel DZ68DB | MONITOR:LG 29um68 Ultrawide PROBLEMA 1: SUPERAQUECIMENTO DO CPU Tudo começou quando meu CPU (i7 2600k - Sem Overclock) começou a superaquecer chegando aos 90 graus pelo MSI Afterburner, realmente o clima estava muito quente e eu fazia muito tempo que não trocava a pasta térmica. Decidi então comprar um Cooler MasterAir 410P da Coolermaster, e dificilmente em Full Load passa dos 65 graus agora. Esse problema foi Resolvido! Detalhe Importante: Coloquei uma listra no meio de pasta térmica Coolermaster Mastergel Maker, só que apetei demais e ficou meio que uma aplicação generosa. PROBLEMA 2: SUPERAQUECIMENTO DA GPU Do nada, pouco depois, minha GPU (Zotac GTX 970) começou a aquecer mais do que o normal (o clima aqui realmenta ta muito quente), chegando a 85 graus! Abri ela, limpei o dissipador e os coolers e apliquei também a Coolermaster Mastergel Maker (dessa vez, uma quantidade menor). Nos testes, ela baixou um pouco a temperatura, mas as vezes chegava aos 75 graus mesmo com curva de fan personalizada no MSI Afterburner. Solução: Troquei a placa de video por uma nova, agora uma RTX 2060. PROBLEMA 3: INSTABILIDADES NOS JOGOS Alguns jogos (somente os que realmente fazem um uso forte da CPU), apesar de rodando maravilhosamente bem, começaram a apresentar um problema estranho.. Caso 1: Assasin's Creed Origins Rodando tudo no ultra a 90fps, e do nada dava quedas para 45fps passava um tempo e voltava pra 90fps, sem relação com efeitos (tentei por tudo no low e continuou dando a bronca) Caso 2: Crysis 3, mesma coisa, rodando a 120fps, mas caindo as vezes pra 30~40.. inexplicavelmente. Já outros jogos como: Resident Evil 2, Ace Combat 7, Quake Champions, rodam por horas com framerate topado sem dar nenhum problema. Liguei o MSI Afterburner para fazer alguns testes nos jogos que estavam apresentando instabilidade e percebi que quando o framerate caia, caia também pela metade o clock da CPU. Tentei: Modificar as configurações do windows para ALTO DESEMPENHO, não adiantou. Desativar na BIOS a opção de economia de energia, não adiantou. Setar na Bios a tensão manualmente. Não adiantou. Baixei o OCCT pra fazer um stress test na CPU e percebi que diante de um uso muito pesado da CPU ela estava dando downclock automático (por algum motivo que não sei - foto) O que fiz no desespero (mesmo sem poder gastar)? troquei minha fonte Seventeam 550p-am por uma EVGA 750w, achando que podia ser falta de alimentação. Resultado? NADA! o problema persiste.. Fiz o teste no OCCT e continua dando a bronca. O que poderia ser? seria problema da aplicação exagerada de pasta térmica ??? (alguns amigos falaram que isso não seria possível de ocorrer) Seria problema no processador? Seria problema na MOBO? Não tenho mais dinheiro pra investir e não sei mais o que fazer! adicionado 7 minutos depois Outros testes que eu havia feito ainda com a fonte antiga (Seventeam 550p-am) Voltagens com o Computador em IDLE Voltagens com o PC In-Game (Full Load) Voltagens In-Game quando apresenta Downclock
  19. Prezados, creio que o problema é no HD mesmo. Retirei ele, usei o PC o dia todo.. joguei bastante, e não travou nenhuma vez nem ficou lento. Até a inicialização do windows está mais rápida. Ainda farei mais testes quando comprar cabos satas novos para ver se o HD ainda dará pra usar, pois ele é super novo e é meu maior HD. Caso contrário, o jeito será tirar ele da CPU e aposentá-lo de vez. Ainda farei mais testes e postarei aqui. Att.
  20. Hoje pela manhã troquei o cabo sata do HD de 1tb por outro (o mesmo que usava no DVD-RW).. liguei o PC e fiquei por umas 2h navegando, sem maiores problemas.. Depois tive que sair e voltei agora a pouco pra casa.. entrei jogo Americas Army Proving Grounds (que é bem leve pro meu PC), e comecei a jogar.. tudo no maximo, rodando a 90fps.. porém, do NADA o pc travou.. mficou travando com aquele som de quando trava (barulho de som distorcido).. e depois de uns 20 segundos deu uma tela azul (em uma resolução bem porca, creio que 640x480) e antes que desse tempo de eu ler, o pc resetou sozinho. Estou COM MUITO MEDO de ser a placa de vídeo, recém comprada, com tanto sacrifício e economias! :'( O Jogo esta instalado no F: (logo não é o HD que apresentou defeito no HD Tune).. Seria o HD defeituoso capaz de gerar uma tela azul no meio de um jogo? Seria a fonte capaz (ou apenas desligaria o pc)?? Ainda não tirei o HD de 1tb porque ainda não tive tempo de fazer backup das coisas importantes. O que vocês recomendam? qual teste devo fazer agora?
  21. Amanhã farei dois testes. 1 - trocar o cabo 2 - Desconectar o HD Depois posto o resultado. obs: o problema é que creio que a iso do windows10 que baixei pelo Windows Media Creator Tool veio corrompida (suposição), pois desde que instalei ele, nunca pegou a barra de pesquisas direito, e vez ou outra para de funcionar o botão do iniciar, mas isso pode (suposição tb) ser causado por algum outro fator, como o HD dando problema e o pc ficando inconsistente. Apesar de que, muita gente ta com problema no menu e pesquisar (cortana) do W10, inclusive a Microsoft lançou um patch para consertar esse problema, que meolhorou bastante aqui, mas nao resolveu, pois as vezes o PC inicia sem pegar o iniciar e o pesquisar.. As vezes fica todo inconsistente (provavelmente o HD).. não sei.. muito confuso. Meu medo é que dê alguma interferência no teste essa inconsistência do Windows.. de eu saber ou não se a culpa é do HD, do Windows, ou até da Fonte (causando falta de energia pros componentes, e logo, inconsistências no SO)
  22. Estou usando o HD Tune Pro, é confiável? O C: (unidade do sistema) deu 100% ok. Testando o HD de 1tb agora... O HD de 1tb deu 2 erros. - Airflow Temperature 33º -> Current 67 / Worst: 45 / Threshold: 45 / Data: 4867096609 / Status: Failed Error! Threshold reached. Replacing the Hard Drive is recommended. obs: o hd de 160gb deu 37º mas não deu esse erro de airflow temperature.. :S - Interface CRC Error Count -> Current 200 / Worst: 1 / Threshold: 0 / Data: 31918 / Status: Attention There where communication errors. This may caused by a damaged cable. O que acham? devo trocar?
  23. Prezados, Como vocês me falaram, pode ser problema do HD e da fonte (com força insuficiente).. Gostaria de pedir recomen​​dação de algum programa que detecte qual o HD que esteja apresentando defeito, para eu poder retira-lo. De qualquer forma, como vocês aconselharam, será bom eu comprar uma nova fonte, portanto gostaria também de recomendações, se possível com o link para uma loja confiável. Achei esta aqui na minha​ cidade, mas desconheço a marca: http://www.lognetinfo.com.br/produto?idProduto=fonte-750w-real-atx750wp4-tda Essa da Coolermaster parece boa, mas é meio cara: http://www.lognetinfo.com.br/produto?idProduto=fonte-atx-700w-real-80-plus-rs700-acaab1-wo-preto-cooler-master Tem também o lance de PFC ativo, etc, que faz tempo que li sobre, e estou por fora, mas a minha atual pode-se ligar na tomada, gostaria de alguma que também possa. Att.​​
  24. Obrigado pela resposta. Gostaria de fazer 1 correção. Meu HD é um Seagate Barracuda 1TB, eu me confundi de marca. Hoje eu abri o PC, limpei os HD's (estavam empoerados) e os conectores, e recoloquei-os trocando as posições. O HD1 F: (500gb samsung) que estava na primeira porta sata foi pra segunda porta sata. O HD1 C: (160gb samsung) que estava como segunda porta sata foi pra eSata. O HD3 D: e E: (1tb Seagate) que estava como eSata foi pra primeira porta sata. Minha mobo só tem 2 portas sata e 2 eSata. Pela BIOS eu reparei que o hd de 1TB que antes estava com velocidade de 3gb/s passou para 6gb/s .. acho que era um limitador do eSata. Teste Joguei por 1h o SW Battlefront beta, e pela primeira vez nessa semana não travou, não ficou lento, não saiu pro windows, e nem deixou o pc instavel com o gerenciador de tarefas sem responder. Depois que sai do jogo, contudo, o hd de 1tb estava 100% que depois de 2min voltou pra 10%... Também notei que quando ligo o PC agora, ele fica uns 10 a 15 segundos com a tela preta, antes de aparecer a imagem de login. Mas dentro do windows, funcionando tudo ok (exceto as tiles web da barra de buscas que nunca funcionou desde que instalei da primeira vez) Com isso acho que elimino o problema ser da placa de vídeo. Continua a duvida sobre integridade do HD (não sei se o problema é no de 1tb ou no de 160gb que é bem antigo) Como estamos em época de crise, e tudo está caro, não posso arriscar trocar o HD e a Fonte.. portanto espero descobrir qual dos dois ta dando problemas para poder trocar só um dos dois. lembrando que já havia desconectado o DVD-RW pra diminuir a necessidade de força da fonte e mantive-o desconectado.
  25. - Processador: Core i7 2600k - RAM: Corsair Vengeance 2x4 gb ​(DDR3) - HD1: Samsung 160gb 7200rpm (sata 2) - HD2: Samsung 500gb 7200rpm​ (sata 2) - HD3: Seagate 1TB 7200rpm (sata 3) - GTX 970 4gb​ - Driver de DVD-RW (no momento desconectado para testes) - Fonte Seventeam 550p​​-AM -> https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-seventeam-st-550p-am-asm/1669 Essa fonte é o suficie​nte para a configuração? visto o tópico -> http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1136552-problemas-com-hd-no-windows-10/

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!