Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lokasso

Membro Pleno
  • Posts

    398
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Lokasso

  1. Pode ser sua fonte, a minha travava e eu acha que era por causa da placa de vídeo mais não era. Seu processador está em over? se tiver testa com ele "normal". E as vezes pode ser problema de software mesmo, o windows. valeu.

    Felizmente o problema era software mesmo. A formatação resolveu =)

  2. Aiaia, estou ficando com medo. Meu Pc começou a travar do nada há alguns dias, do nada a tela congela (embora o cursor ainda se mexa) e depois de um tempo (suficiente pra me dar mal nos jogos, rsrs) tudo volta (às vezes nem volta, só com reset mesmo)...

    Tenho medo que seja a MB =/ Já limpei tudo aqui, atualizei drivers, etc... falta só formatar o PC - o que farei amanhã, e espero que resolva.

  3. Bom, não estou com meu PC agora, mas lembro que é algo extremamente simples (no caso de usar a controladora adicional, se não me engano da Silicon Image - conectores laranja).

    Acho que é na última ou penúltima aba (da direita) da bios, tem o ítem "Drive Xpert", com três opções se não me engano. O nome deve ser algo do tipo "Xtreme Speed" para o raid0... se ninguém postar mais nada eu edito aqui amanhã, quando estiver com meu PC.

    Agora se é pra usar o raid0 pela controladora da intel (ICH10R - conectores sata vermelhos) já deve dar um trabalhinho maior, talvez seja necessário instalar drivers durante a instalação do SO.

  4. Lokasso até pode ter bons amplificadores transistorizados para alta fidelidade.

    Foi justamente o que eu disse. Só contestei o que o colega vtrx disse: que potência e qualidade se consegue com válvulas.

    Mas para guitarra nenhum transitorizado encosta num valvulado porque o que se busca é justamente a distorção da valvula que nenhum transitorizado consegue(harmonicos pares) me cite um unico guitarrista famoso que use transistorizado.

    Isso eu não contestei. Sei bem que a distorção adequada é muito importante para se conseguir "aquele" som desejado.

    E mesmo para alta fidelidade a valvula se comporta melhor que o transistor.

    Esperimente ouvir uma eletrola daquelas valvuladas da epoca do Hi-Fi e me diga se voce ja ouviu algo tão equilibrado graves medios e agudos na proporção certa.

    Nunca tive a oportunidade, mas qualidade sonora é algo extremamente subjetivo no que toca à análise sensorial mesmo - e nem me arrisco a entrar nesse mérito, já que meus ouvidos, coitados, deixam muito a desejar. Prefiro analisar só os diagramas de bode mesmo, já que isto não depende dos meus ouvidos, rsrs...

    josé marcos, só por curiosidade: você está fazendo a montagem ponto a ponto por algum motivo específico (pra ficar mais parecido com um ampli daqueles "tradicionais" mesmo, etc)? Placa de circuito impresso faria parecer muito um ampli transistorizado? Rsrs...

    abraço,

  5. Opa opa opa, os pinos AHO e ALO estão invertidos, a menos que eu esteja meio cego, rsrsr...

    Se não me engano o oceano já citou algum possível substituto, mas não lembro qual. Pesquisando rapidamente encontrei o 1N5822, mas talvez seja até muito para o que você precisa (ele suporta 3A), que é basicamente um diodo do tipo schottky, capaz de suportar uns 500mA (1A pra garantir). Dê uma pesquisada nisso.

    Sobre o TVS TVS, não TVR) ele funciona de modo análogo a um varistor sim. Entretanto ele é um diodo, e não um resistor como é o varistor.

    Sobre os dados do motor, seria interessante você medir a corrente dele travado com uma bateria que aguente. Se ela não aguenta, o valor medido vai ser irreal, e então não sabemos qual a corrente que o circuito precisa controlar - além de correr o risco do HIP ligar e desligar periodicamente devido à quedas extremas de tensão de sua alimentação, ocasionando um comportamento inadequado do circuito.

  6. Sobre os 1N4007 eu não vejo tanto o problema que o oceano diz, já que a frequência do seu PWM é de 600 Hz. Entretanto se você pretende aumentar bastante essa frequência já pode ir pensando em um substituto.

    A respeito do capacitor no motor eu concordo plenamente com o oceano. E quanto mais próximo do motor estiver este capacitor, melhor. De preferência deve ser soldado diretamente nele (melhor ainda se for dentro). Um cerâmico de 220 nF tá ótimo.

    Sobre os resistores de gate, eu usaria algo na faixa de 10~15 ohms, só pra garantir que a corrente de chaveamento do HIP não vai ser excedida, por "preciosismo" mesmo...

    Pra saber se os TVS são necessários (ou se você os julgaria necessários) verifique com o osciloscópio as formas de onda entre os terminais do motor e o terra. Dependendo do motor você notará picos de tensão bastante elevados na hora do chaveamento.

    Os resistores no AHI e BHI são desnecessários. Pode ligar os pinos diretamente nos 5V.

    Por fim, eu adicionaria um capacitor cerâmico de 100~220nF na alimentação do HIP, bem próximo ao CI (no lugar onde você colocou um de 200uF).

  7. Veja com atenção o item 4 - MOSFET drivers. O transistor que você está tentando usar em seu projeto necessita de um DRIVER entre o HIP e ele, pois a corrente necessária para carregar a capacitância do gate é muito alta. O HIP não é capaz de fornecer essa corrente.

    Mas é justamente isso que o HIP4081 é: um driver! E a corrente que ele é capaz de fornecer é mais que suficiente para isto. Já usei esse HIP acionando 6 mosfets (com Qg = 146 nC CADA) em paralelo, e o circuito funcionou tranquilamente.

  8. ja no post 22 disse que as resistencias so prejudicariam

    O resistor de pull-down eu realmente acho inútil, salvo no caso de deixar o circuito energizado sem o HIP, o que poderia queimar os mosfets.

    Quanto aos resistores em série com o gate, podem ter certa utilidade se usados em paralelo (ou antiparalelo, dependendo do ponto de vista) com diodos, de forma a retardar a ativação dos msofets sem prejudicar o desligamento dos mesmos (para desligar a corrente fluiria pelos diodos). Isto ajuda a proteger o circuito contra "shoot-through", embora seja uma proteção redundante, uma vez que o HIP possui delay interno para realizar tal função.

    diodos em paralelo com os mosfet para que se os mesmos ja tem diodos incluidos ?

    Os diodos que sugeri em antiparalelo com gate-source dos mosfets é pra amenizar os transientes de tensão. No chaveamento do motor aparecem transientes com tensão bem acima da tensão de alimentação (em alguns casos superiores ao máximo Vds suportado pelo semicondutor), e se não houver certo controle pode levar à queima do circuito.

    a corrente do motor com a alimentaçao igual a da ponte também nao sabemos

    Se não me engano ela passou só os valores de corrente sem carga no motor né ? Seria interessante ter os valores de corrente pro motor com carga e na tensão que vai ser usada...

    se a gabriela_goes nao colocar um esquema correcto e completo do que esta a fazer vamos andar aqui as voltas

    Concordo!

  9. Bom dia a todos...

    Retomando(finalmente) o meu projeto.. vamos lá

    3)O motor é CC sem escovas, a velocidade deve ser controlada e a direção também. Quanto a carga do motor, uns 12Kg estou usando uma redução porém não sei melhores detalhes..

    Acho que o seu motor é com escovas, certo ? Caso contrário (se ele fosse BLDC) no máximo ele iria dar uma leve mexida (alguns graus apenas) e ficaria pra sempre nessa posição. Sem falar que a imensa maioria dos BLDC possuem 3 fios, enquanto os com escovas possuem geralmente 2.

    4)Pesquisei na internet e achei um circuito que tinha um capacitor em paralelo com o motor. 0,1uF cerâmico. Isso pode me ajudar?

    Pode ser útil sim, ajuda a "filtrar" transientes de tensão gerados pela comutação no motor.

    5)Quanto a corrente reversa, que tipo de diodo utilizar? Lembrem que já tentei utilizar o 1N4148 e se for mesmo essa a causa do circuito queimar esse diodo não funciona (como me disseram depois).

    Esse 1N4148 você usou onde ? Se não me engano eu sugeri que você os usasse somente pro bootstrap. Já para proteção dos Mosfets eles não são adequados. Eu usaria talvez um diodo TVS (transient voltage supressor) ou talvez até um varistor.

  10. Lokasso

    ja agora pelasua experiencia nesse Ci o que acontece se ALI e BLI estiverem

    ambos a +5V ?

    Obrigado

    Se ambos estiverm em nível alto o HIP corta os sinais AHO e BHO e deixa em nível alto os sinais ALO e BLO, deixando os dois terminais do motor ligados ao terra.

    Há uma tabela verdade no datasheet do HIP, por ela é possível verificar que de todas as combinações possíveis das entradas do HIP nenhuma resulta em uma condição proibida.

    Gabriela, quanto aos pull down não sei te dizer ao certo, pois nunca os usei com o HIP, mas ACHO que não estão muito baixos não. Estimo que eles estejam drenando no máximo uns 15 mA, bem abaixo da capacidade de fornecimento de corrente do HIP.

  11. Com certeza funciona mantendo os pinos AHI e BHI em nível alto permanentemente. O HIP possui uma lógica interna de proteção que permite que isto seja feito, de modo a facilitar o controle da ponte.

    Falando nisso, já tive problemas em usar o HIP de outra forma: liguei AHI com BLI e BHI com ALI. Usando nesse modo o HIP não acionava corretamente os mosfets superiores, que então esquentavam bastante e queimavam. Pra corrigir isto bastou desfazer a ligação dos pinos de entrada "cruzados" e deixar AHI e BHI permanetemente em nível alto.

  12. Gabriela, você chegou a testar se as baterias realmente "aguentam o tranco" ? Pode ser que não estejam aguentando, e então a tensão cai bastante, diminuindo também a tensão no 7812 e consequentemente no HIP.

    Se o seu for o HIP4081 (sem o A no fim) e não o HIP4081A, acho importante você pensar na substituição dele pelo último citado, que possui proteção contra baixas tensões (que impedem o correto acionamento dos mosfets, fazendo-os esquentar mais que o normal).

    Off: sua equipe vai pro Eneca? Em caso positivo, essa ponte deve ser terminada até lá? Se sim, tente conseguir acesso a um osciloscópio, isso ajuda pra caramba na hora de "debugar" o circuito...

  13. nao sei se o diodo 1N4007 funciona

    depende da aplicaçao e da frequência de comutaçao

    no circuito que usei, membora com ci diferente, para fonte sps e com freq de 100kz nem pensar

    so com diodos fast recover

    Concordo com o oceano. Dependendo da frequência que você utilizar o 1N4007 pode não ser adequado.

    No meu caso a frequência era baixa (2 kHz), então o 1N4148 que usei deu conta fácil.

  14. Teria como você postar o circuito exato (detalhando os valores dos componentes e quais pinos do HIP você está acionando)?

    Os resistores não são necessários, a menos que você tire o HIP do circuito. Já queimei uns mosfets tirando o HIP e encostando o dedo nos gates, sem querer... não foi nada legal =/

    Ah, também não precisa de dois diodos em paralelo não, um dá e sobra.

  15. No caso do HIP o circuito de bootstrap serve pra auxiliar o circuito de bombeamento de carga. Quando os mosfets inferiores da ponte H são ativados os diodos de bootstrap carregam os capacitores aos quais são ligados. Assim que estes mosfet entram no corte (juntamente com os mosfets superiores sendo ativados) o negativo dos capacitores é elevado até o potencial de alimentação dos fets (não o do HIP que geralmente é algo entre 12 e 15V). Desta forma é possível o HIP entregar aos gates uma tensão de cerca de 10V a mais que a alimentação dos fets, que é uma condição necessária pra manter Vgs =~ 10V, já que nesta situação a tensão do "source" vai pra um valor bem próximo dessa tensão de alimentação a que me referi...

    Ou seja, se essa alimentação é de 24V, Vs=~24V, e o HIP é capaz de entregar Vg =~ 34V. Assim Vgs = Vg - Vs =~ 10V.

    Edit: eu uso um capacitor eletrolítico de 1uF e um 1N4148 mesmo, já que estou chaveando o circuito a 2 KHz. Se a frequência do seu PWM for muito mais alta que isso vale a pena usar diodos schottky (por exemplo o 1n5822) e talvez uns capacitores cerâmicos.

  16. Se isso fosse verdade... tu acha que só a "ForunsPC" ia se manifestar?

    não... fudzilla, techreport. techpowerup, vr-zone, os japas da vida, chinas da vida!

    estariam tb falando a mesma coisa!

    sem contar tb, as versões overclockadas!

    Que dá pau com essa versão do OCCT dá mesmo (um colega testou na HD4870 dele), mas isso não significa que haja algum problema com a placa. Pode muito bem ser algum bug de software. Sem falar que não há nenhum problema conhecido da HD4870 bugando geral em jogo nenhum, que é o que importa =)

  17. Postado Originalmente por timmy viewpost.gif

    Será que uma memória DDR5 da HD 4770, bem mais rápida que a DDR3 da HD 4850, processaria melhor o GTA IV mesmo com "apenas" 512 MB? confused.gif

    Teoricamente sim, como no caso das 8600GT DDR2 512Mb e DDR3 256Mb. A última, apesar de bem menos memória, roda melhor qualquer jogo. E aí entra a história da CPU, se ela não for boa o bastante, vai gargalar tudo lá na frente, com a GPU. Mas tudo isso é teoria, e às vezes a prática costuma mostrar resultados diferentes.(_(

    Eu ja discordo. Embora a taxa de transferencia por ciclo (para cada bit do barramento) da DDR5 seja o dobro da taxa da DDR3, na HD4770 a largura do barramento de memoria é de 128 bits, enquanto na HD4850 este barramento é de 256 bits, o que no fim acaba dando a mesma banda: a taxa de transferencia de ambas é bastante proxima, sendo 63.55 GB/s para a 4850 e 51.2 GB/s para a 4770 (considerei 10^6 B = 1 GB).

  18. você é daltonico?? auahuaauh como pode ser aluminio se é amarelo? Nas fotos é de cobre sim. O da XFX sim é feito com sobras de latinha de cerveja...

    O que o nosso amigo que postou as fotos está a fazer suspense eu chtuo que é o fato do cooler ja parecer ser lapidado, dispensando assim a lapidação que ele iria fazer.

    É alumínio pintado. Disso já sabíamos desde as HD3870 -> http://www.techpowerup.com/reviews/HIS/HD_3870_IceQ3/4.html

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!