Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lokasso

Membro Pleno
  • Posts

    398
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

11
  1. Felizmente o problema era software mesmo. A formatação resolveu =)
  2. Aiaia, estou ficando com medo. Meu Pc começou a travar do nada há alguns dias, do nada a tela congela (embora o cursor ainda se mexa) e depois de um tempo (suficiente pra me dar mal nos jogos, rsrs) tudo volta (às vezes nem volta, só com reset mesmo)... Tenho medo que seja a MB =/ Já limpei tudo aqui, atualizei drivers, etc... falta só formatar o PC - o que farei amanhã, e espero que resolva.
  3. Bom, não estou com meu PC agora, mas lembro que é algo extremamente simples (no caso de usar a controladora adicional, se não me engano da Silicon Image - conectores laranja). Acho que é na última ou penúltima aba (da direita) da bios, tem o ítem "Drive Xpert", com três opções se não me engano. O nome deve ser algo do tipo "Xtreme Speed" para o raid0... se ninguém postar mais nada eu edito aqui amanhã, quando estiver com meu PC. Agora se é pra usar o raid0 pela controladora da intel (ICH10R - conectores sata vermelhos) já deve dar um trabalhinho maior, talvez seja necessário instalar drivers durante a instalação do SO.
  4. [2], heheeh, com certeza. Bonito pelo menos ficou!
  5. Foi justamente o que eu disse. Só contestei o que o colega vtrx disse: que potência e qualidade só se consegue com válvulas. Isso eu não contestei. Sei bem que a distorção adequada é muito importante para se conseguir "aquele" som desejado. Nunca tive a oportunidade, mas qualidade sonora é algo extremamente subjetivo no que toca à análise sensorial mesmo - e nem me arrisco a entrar nesse mérito, já que meus ouvidos, coitados, deixam muito a desejar. Prefiro analisar só os diagramas de bode mesmo, já que isto não depende dos meus ouvidos, rsrs... josé marcos, só por curiosidade: você está fazendo a montagem ponto a ponto por algum motivo específico (pra ficar mais parecido com um ampli daqueles "tradicionais" mesmo, etc)? Placa de circuito impresso faria parecer muito um ampli transistorizado? Rsrs... abraço,
  6. De onde você tirou isso? Um amplificador feito com semicondutores bem projetado é tão bom quanto um amplificador valvulado bem projetado!
  7. Opa opa opa, os pinos AHO e ALO estão invertidos, a menos que eu esteja meio cego, rsrsr... Se não me engano o oceano já citou algum possível substituto, mas não lembro qual. Pesquisando rapidamente encontrei o 1N5822, mas talvez seja até muito para o que você precisa (ele suporta 3A), que é basicamente um diodo do tipo schottky, capaz de suportar uns 500mA (1A pra garantir). Dê uma pesquisada nisso. Sobre o TVS (é TVS, não TVR) ele funciona de modo análogo a um varistor sim. Entretanto ele é um diodo, e não um resistor como é o varistor. Sobre os dados do motor, seria interessante você medir a corrente dele travado com uma bateria que aguente. Se ela não aguenta, o valor medido vai ser irreal, e então não sabemos qual a corrente que o circuito precisa controlar - além de correr o risco do HIP ligar e desligar periodicamente devido à quedas extremas de tensão de sua alimentação, ocasionando um comportamento inadequado do circuito.
  8. Sobre os 1N4007 eu não vejo tanto o problema que o oceano diz, já que a frequência do seu PWM é de 600 Hz. Entretanto se você pretende aumentar bastante essa frequência já pode ir pensando em um substituto. A respeito do capacitor no motor eu concordo plenamente com o oceano. E quanto mais próximo do motor estiver este capacitor, melhor. De preferência deve ser soldado diretamente nele (melhor ainda se for dentro). Um cerâmico de 220 nF tá ótimo. Sobre os resistores de gate, eu usaria algo na faixa de 10~15 ohms, só pra garantir que a corrente de chaveamento do HIP não vai ser excedida, por "preciosismo" mesmo... Pra saber se os TVS são necessários (ou se você os julgaria necessários) verifique com o osciloscópio as formas de onda entre os terminais do motor e o terra. Dependendo do motor você notará picos de tensão bastante elevados na hora do chaveamento. Os resistores no AHI e BHI são desnecessários. Pode ligar os pinos diretamente nos 5V. Por fim, eu adicionaria um capacitor cerâmico de 100~220nF na alimentação do HIP, bem próximo ao CI (no lugar onde você colocou um de 200uF).
  9. Mas é justamente isso que o HIP4081 é: um driver! E a corrente que ele é capaz de fornecer é mais que suficiente para isto. Já usei esse HIP acionando 6 mosfets (com Qg = 146 nC CADA) em paralelo, e o circuito funcionou tranquilamente.
  10. O resistor de pull-down eu realmente acho inútil, salvo no caso de deixar o circuito energizado sem o HIP, o que poderia queimar os mosfets. Quanto aos resistores em série com o gate, podem ter certa utilidade se usados em paralelo (ou antiparalelo, dependendo do ponto de vista) com diodos, de forma a retardar a ativação dos msofets sem prejudicar o desligamento dos mesmos (para desligar a corrente fluiria pelos diodos). Isto ajuda a proteger o circuito contra "shoot-through", embora seja uma proteção redundante, uma vez que o HIP possui delay interno para realizar tal função. Os diodos que sugeri em antiparalelo com gate-source dos mosfets é pra amenizar os transientes de tensão. No chaveamento do motor aparecem transientes com tensão bem acima da tensão de alimentação (em alguns casos superiores ao máximo Vds suportado pelo semicondutor), e se não houver certo controle pode levar à queima do circuito. Se não me engano ela passou só os valores de corrente sem carga no motor né ? Seria interessante ter os valores de corrente pro motor com carga e na tensão que vai ser usada... Concordo!
  11. Acho que o seu motor é com escovas, certo ? Caso contrário (se ele fosse BLDC) no máximo ele iria dar uma leve mexida (alguns graus apenas) e ficaria pra sempre nessa posição. Sem falar que a imensa maioria dos BLDC possuem 3 fios, enquanto os com escovas possuem geralmente 2. Pode ser útil sim, ajuda a "filtrar" transientes de tensão gerados pela comutação no motor. Esse 1N4148 você usou onde ? Se não me engano eu sugeri que você os usasse somente pro bootstrap. Já para proteção dos Mosfets eles não são adequados. Eu usaria talvez um diodo TVS (transient voltage supressor) ou talvez até um varistor.
  12. Se ambos estiverm em nível alto o HIP corta os sinais AHO e BHO e deixa em nível alto os sinais ALO e BLO, deixando os dois terminais do motor ligados ao terra. Há uma tabela verdade no datasheet do HIP, por ela é possível verificar que de todas as combinações possíveis das entradas do HIP nenhuma resulta em uma condição proibida. Gabriela, quanto aos pull down não sei te dizer ao certo, pois nunca os usei com o HIP, mas ACHO que não estão muito baixos não. Estimo que eles estejam drenando no máximo uns 15 mA, bem abaixo da capacidade de fornecimento de corrente do HIP.
  13. Com certeza funciona mantendo os pinos AHI e BHI em nível alto permanentemente. O HIP possui uma lógica interna de proteção que permite que isto seja feito, de modo a facilitar o controle da ponte. Falando nisso, já tive problemas em usar o HIP de outra forma: liguei AHI com BLI e BHI com ALI. Usando nesse modo o HIP não acionava corretamente os mosfets superiores, que então esquentavam bastante e queimavam. Pra corrigir isto bastou desfazer a ligação dos pinos de entrada "cruzados" e deixar AHI e BHI permanetemente em nível alto.
  14. Gabriela, você chegou a testar se as baterias realmente "aguentam o tranco" ? Pode ser que não estejam aguentando, e então a tensão cai bastante, diminuindo também a tensão no 7812 e consequentemente no HIP. Se o seu for o HIP4081 (sem o A no fim) e não o HIP4081A, acho importante você pensar na substituição dele pelo último citado, que possui proteção contra baixas tensões (que impedem o correto acionamento dos mosfets, fazendo-os esquentar mais que o normal). Off: sua equipe vai pro Eneca? Em caso positivo, essa ponte deve ser terminada até lá? Se sim, tente conseguir acesso a um osciloscópio, isso ajuda pra caramba na hora de "debugar" o circuito...
  15. Concordo com o oceano. Dependendo da frequência que você utilizar o 1N4007 pode não ser adequado. No meu caso a frequência era baixa (2 kHz), então o 1N4148 que usei deu conta fácil.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...