Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liekow

Membro Pleno
  • Posts

    31
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Liekow postou

  1. Então, é que não tinha uma referencia... não achei NENHUM vídeo com as mesmas configs que eu tenho aqui pra ter uma referencia de tensão. Então taquei 1,2v pra testar a 4,2GHz e fiquei uns 30min jogando aqui com tudo no ultra e nao passou de 60graus. Talvez se der algo ruim em algum momento, tentar subir pra 1,25v ou no max 1,3v. O que eu percebi que em alguns jogos foi que a temperatura chegava a bater 80.. e ate 85graus e a tensão ficava em 1,45v nestes casos. Mas de fato eu não mexi em nada. Está assim de fábrica. Agora que eu comecei a mexer com isso porque essa temperatura de 80graus com um watercooler tava me incomodando. De qualquer forma vou ficar de olho e manter essa velocidade de 4,2GHz e 1,2v. Se der ruim, aumento um pouco mais a tensão. E esqueci de postar a config no começo do post. Se alguém mais tiver o mesmo problema que eu tive com as configs parecidas, já é um ponto de referencia: Gabinete NOX TGF em Vidro Temperado Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750 Placa-Mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus Pro, AMD AM4, ATX, DDR4 Memória HyperX Predator RGB, 16GB (4x8GB 3200MHz) @ 3000MHz Processador AMD Ryzen 7 3800X Cache 32MB 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) @4,2GHz Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2080 Super Gaming OC, 8GB, GDDR6 Water Cooler Gigabyte Aorus Liquid Cooler 240, 2x120mm
  2. Fiz aqui. A principio mantive 4,2GHz e 1,2v. Temperatura nao passou de 65graus. Talvez esse seja o caminho. E já que investi uma grana num watercooler, mais pra frente vou pensar em trabalhar esse processador a 4,5GHz
  3. @Imakuni Sinceramente eu não sei onde mexer na tensão do processador e qual tensão colocar. Já procurei inúmeros vídeos para a aorus b450 e não encontro nenhum explicando isso. Não sei o que mudar lá.
  4. Na verdade eu to querendo diminuir a tensão. Vejo que quando faço um teste de stress a tensão fica próximo a 1,4v. Talvez pra manter em 4,2GHz eu precise de menos.
  5. @EdsonSM Pior que eu já encaixei muito bem o wc.. a pasta termica eu coloquei um pouco mais (mais do que a que ja vem pre aplicada), espalhei certinho, etc. De fato meu wc o radiador fica na parte de cima. Mas é porque meu gabinete já vem com 3 fan na parte da frente. Estive jogando alguns jogos aqui e ficam proximos a 70graus, etc. So no warzone mesmo que chega a bater 80graus. E isso me incomodou um pouco.
  6. @Imakuni Na verdade a frequencia normal dele é 3,9GHz, nao? Sinceramente eu tenho medo de mexer na tensão das paradas e ferrar algo adicionado 0 minutos depois @Phoenyx Gabinete NOX TGF em Vidro Temperado
  7. Fala pessoal, Uma dúvida aqui: comprei um ryzen 7 3800x (Processador AMD Ryzen 7 3800X Cache 32MB 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo). Por default eu já notei que ele fica operando em torno de 4,3GHz. Para deixá-lo em 3,9GHz eu preciso setar no Power Settings do windows 10 pra ele operar com 99% da capacidade (vi um vídeo gringo explicando isso), caso eu deixe em 100% ele opera travado em 4,3GHz. Daí a dúvida: nessa velocidade a temperatura se mantem em 50~55graus. Porém quendo eu jogo um warzone, por exemplo, tudo no ultra, chega a bater 80~85graus. Detalhe, eu possuo um water cooler da aorus: Water Cooler Gigabyte Aorus Liquid Cooler 240, 2x120mm Essa temperatura é normal dado que estou jogando com tudo no ultra? Preciso me preocupar com essa temperatura? Volto pra 99% e deixo ele em 99%? Em 99% ele não passa de 70graus mesmo jogando. valeu
  8. @rodrigo.dcvieira Ou seja, o sentido que vem de padrão no WC, certo? Acho que a frente do fan pra baixo (o desenho da aorus pra baixo) e servindo como o exaustor. Gabinete /\ Radiador /\ Fan Exatamente como este vídeo:
  9. Fala pessoal, boa noite. Montei um PC aqui com o seguinte gabinete: Gabinete NOX TGF 4 FANS Ele possui 1 fan traseira, que tira o ar de dentro do gabinete. E possui 3 fans na parte frontal que puxam o ar de fora pra dentro do gabinete. Nisso eu comprei um Water Cooler Gigabyte Aorus Liquid Cooler 240, que está chegando e estou com dúvida na instalação. Quero colocá-lo no topo do gabinete e gostaria de saber a direração das fans pra não fazer errado. Alguém poderia me ajudar nisso? Att.,
  10. [Atualização 1] Consegui resolver aqui. Aparentemente era o XMP apresentando problemas a máquina. Enquanto tinha somente 2 pentes de memória, estava rodando legal. Selecionei o perfil 1 do xmp (3200Mhz) e ele deixava 1,35v. Funcionando assim desde domingo sem problema algum. Hoje instalei mais 2 pentes de 3200Mhz e aparentemente depois disso começou os crashs. Não sei se a tensão não é suficiente, etc. Coisa que eu nem vou mexer pra não ferrar nada na máquina. Uma coisa que eu reparei e não tinha me ligado é que a minha placa-mãe tem a opção de 3200Mhz mas em O.C. Placa-Mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus Pro, AMD AM4, ATX, DDR4 Support for DDR4 3600(O.C.) / 3466(O.C.) / 3200(O.C.) / 2933/2667/2400/2133 MHz memory modules Imagino que pra deixar esses 4 pentes de memória em 3200 (OC) eu tenha que fazer 1 "pente fino" e ajustar mais algo (talvez a tensão) pra que supra a demanda ou coisa do tipo e evite as tela azul que tava dando.
  11. Boa noite, Estive mexendo em algumas configurações no NVIDIA control panel + setei o power management do windows para 99% (meu ryzen 3800x estava atuando em max turbo de padrão). Após alterar o parâmetro "DSR - Smoothness" para 50% meus jogos começaram a reiniciar. Tento jogar valorant, e o jogo fecha no meio da partida. Warzone simplesmente dá erro 5624 (que eu já busquei e dizem que é problema com driver da placa de vídeo). A proposito coloquei mais 2 pentes de 3200 e ta ativado o XMP (e mostrando 1,35v). Notei tb que antes, quando só tinha 2 pentes de 8gb ta normal. Coloquei estes 2 a mais e XMP ativado. Seria talvez o caso de aumentar a tensão (de 1,35v pra um pouco mais por conta de ter 2 pentes a mais?) Já reinstalei os drivers da nvidia. Já reinstalei os jogos, e o problema persiste. Minha próxima tentativa é formatar o pc. Alguém tem alguma dica? Placa de vídeo: rtx 2080 super OC. Att.,
  12. @NIGHT FALL Show de bola... já dei uma olhada num app assim da placa de vídeo e ajustei as curvas de velocidade das fan. Valeu pelas dicas!
  13. @NIGHT FALL Qual temperatura seria começar a ficar preocupante?
  14. @Caio Ferreira Opa, bom dia cara. Eu de novo! Deixa eu voltar nessa dúvida aqui rapidão. Quando eu seto o Profile 1 lá pra 3,9ghz e 1,1v pra manter nesse padrão, eu reinicio o computador e quando abro o app novamente está lá 4500ghz e 1,35v. E eu tenho que ficar aplicando o profile toda vez que o pc reinicia. como faz essa configuração na bios? Imagino que assim não volte mais. valeu
  15. Bom dia a todos. Montei um setup com uma placa de vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2080 Super Gaming OC, 8GB, GDDR6. Notei que ao jogar alguns jogos com tudo no ultra, ela chega a bater 70graus com limitação de 80fps e dependendo até mesmo 75graus se eu deixo o fps ilimitado. É uma temperatura normal pra uma placa de vídeo dessa? Att.
  16. @Caio Ferreira Sim, por enqnto 3,9GHZ acho que vai dar pra levando. Limitei em 80fps e a temperatura da gpu tb nao passa de 70 graus. Parece que agora ficou filé. Muito obrigado pela ajuda cara. Além de ajudar me ensinou bastante coisa, já que sou novo nesse assunto.
  17. @Caio Ferreira Acho que através deste Ryzen Master consegui limitar em 3,9GHZ e deixar em 1,1v. A temperatura durante o jogo baixou coisa de 30 graus. Ontem me preocupei porque chegou a bater 95 graus. Agora jogando o mesmo jogo, por aprox. 1hora não passou de 70 graus. Quando deixo em 1,35v ele bate os 90graus fácil. Era isso que eu queria evitar.
  18. @Caio Ferreira Segui o vídeo que tu postou acima e entendi que pra uma frequencia stock desde ryzen 7, 3,9Ghz, estava setado 1,1v. Deixei assim e estou deixando fazer um teste de stress por uns 15min. Minha preocupação maior for mais porque ontem fiquei jogando alguns jogos pesados e constantemente o processador batia os 90º, e não sei dizer se isso é muita coisa, ou se de fato em jogos mais parrudos é normal chegar nessa temperatura. E daí já me veio a cabeça colocar um water cooler pra tentar resolver. Mas de fato eu já tinha ouvido falar em undervolt e agora faz bastante sentido pra mim. Se o CPU se manter nessa tensão com uma temperatura boa, vou deixar do jeito que está. Valeu aí pela ajuda. Acho que economize 1,5k no water cooler. kk adicionado 2 minutos depois @Caio Ferreira Mas nesse caso quando tu diz "dificulta a estabilidade", na prática seria o que? Lag? travar no meio do jogo? etc?
  19. @Caio Ferreira Cara, acho que to começando a entender e muito obrigado pela ajuda. Notei que pelo Ryzen Master o Voltage Control estava em 1,35v. Coloquei em 1,19375v e coloquei stress test e agora não chega em 80º mais. Máximo em 78º. Mas qual é a consequencia de diminuir a tensão? Em algum momento pode dar ruim, certo?
  20. @Alexandre Regelmeier Obrigado pela resposta cara. Valeu mesmo! Att
  21. @Alexandre Regelmeier Tenho uma fan traseira (inclusa com o gabinete) que já percebi que ela remove o ar de dentro do gabinete. E tenho 3 fans frontais, só que como tem um painel de vidro na frente eu não consegui perceber se ela puxa o ar de fora. Mas faz sentido. Os da frente puxando o ar de fora e o traseiro puxa do gabinete pra fora. Isso cria um fluxo de ar de entrada pela parte frontal e saída pela parte traseira. Obrigado pela informação.
  22. @Davi Silva Santos Em idle ele fica entre 50~60 graus. Essa temperatura de 95 graus bateu quando estava jogando COD War Zone com as configuracoes todas no ultra. adicionado 0 minutos depois @Phoenyx A trava está completamente abaixada. adicionado 3 minutos depois @Caio Ferreira Sim, tenho uma noção sim, só não sei qual tensão colocar. Acessando aqui o app da aorus, em "Easy Tune", consigo verificar que a tensão está em 1,35V. Adicionei a imagem. Por mais que eu não esteja fazendo overclock, eu percebo que o processado não se limita em 3,9Ghz. Eke chega a bater os 4,4 ou 4,5Ghz.
  23. Bom dia pessoal, Estou querendo comprar um water cooler e me veio uma dúvida BEM iniciante. Qual é o sentido das fan? O Desenho voltado pra dentro? Voltado pra fora? Ele serve pra retirar o calor de dentro do gabinete pra fora, certo? Como eu sei que a instalação física da fan está correta para que ele retire o ar quente ao invés de puxar o ar do ambiente pra dentro do gabinete? Agradeço desde já. Obrigado.
  24. Bom dia a todos, tudo bem? Montei um setup com as seguintes memórias: - Memória HyperX Predator RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - HX432C16PB3AK2/16 E tenho uma dúvida bem iniciante, dado que sou novo neste assunto de montar PC. Notei que quando utilizo o CPUID CPU-Z Aorus a frequência de memória mostrada é de: 1596.8Mhz, diferente dos 3200Mhz. Isso é assim mesmo? Na bios da placa-mãe eu setei o perfil 1 nas opções de XMP (3200Mhz). Fiz certo? é assim mesmo que eu deveria ter feito? No perfil "default" na bios mostrava 2400Mhz. Desde já agradeço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!