Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rodrigo RDA

Membro Pleno
  • Posts

    150
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de Rodrigo RDA em Como fazer cópia de arquivos ignorando arquivos de uma determinada extensão? foi marcado como solução   
    @ricardo_br Perfeito, é isso mesmo!
    Antes mesmo de você me responder eu acabei descobrindo essa função robocopy, que é nativa do Windows 10 e, após ver alguns vídeos e tutoriais finalmente consegui ter uma forma eficiente (que eu sempre quis) de fazer meus backups. Finalmente um backup perfeito!!
    Só não compartilhei antes por falta de tempo, mas vamos lá:

    Fiz um arquivo '.bat' para cada pasta raiz importante que tenho; assim fica fácil a manutenção dos meus backups.
    Meu backup está configurado para copiar do 'Disco C' para o 'Disco D', que é meu disco de backup, e, sempre que executado, ele faz uma cópia idêntica da pasta que quero para o Disco D, exceto dos arquivos de vídeo .mp4 e .TS (que eu não quero copiar pois ocupam muito espaço).


    _________________________________________________

    Configurei meu arquivo .bat do backup com as seguintes regras:
     
      → Se um arquivo que será copiado já existir no Disco D (destino) e for idêntico ao do Disco C (origem) (mesmo local, nome, tamanho e data de modificação), então não o copia. Ou seja, só copia os arquivos novos ou os que foram modificados desde o último backup. Assim o backup fica bem rápido e eficiente.
     
      → Se tiver qualquer arquivo ou pasta no Disco D (destino) que não exista mais no Disco C (origem), tal arquivo ou pasta é apagado do disco D. Com isso, mesmo que eu renomeie um arquivo ou pasta no Disco C, ele não ficará duplicado no Disco D, ou seja, um backup inteligente, que mantém os arquivos da origem e do destino exatamente iguais e não fica nenhum lixo do destino.

      → Os arquivos são copiados com os mesmos atributos dos arquivos do disco de origem (datas de criação/ modificação, propriedades, etc.).
     
      → Escolhi para não copiar arquivos com as extensões '.mp4' e '.ts'. Se você quiser que não copie outras extensões, basta adicioná-las no final da 2º linha do código abaixo, sempre com um '*' (asterisco) na frente e separadas por um espaço. Se você não quiser excluir nenhuma extensão de ser copiada (ou seja, quer copiar tudo), basta apagar o final do texto da 2º linha ( apague o:  /XF *.mp4 *.MP4 *.ts *.TS ), ou seja, seu texto da 2º linha terminará no /PURGE.

      → Após o backup terminado (que é concluído bem rápido - infinitamente mais rápido do que copiar um arquivo pelo método tradicional do Windows) a janela do prompt não fechará sozinha, mas sim ficará aberta para que você possa ler o resultado do backup: se houve algum arquivo que não pode ser copiado, quantos arquivos foram atualizados, etc. O usuário é quem precisa fechá-la manualmente.
     

    Se você quiser um backup com características diferentes desse meu, precisará pesquisar e estudar os atributos do comando robocopy. Sugiro estes vídeos para quem quiser se aprofundar: https://www.youtube.com/watch?v=uoa1DISlIuY e https://www.youtube.com/watch?v=ArSKSLPVhgg
    _________________________________________________


    Para quem ainda não sabe como usar o robocopy, basta abrir qualquer editor de texto (como o Bloco de Notas do Windows ou o Notepad++) e colar o seguinte código abaixo dentro dele:
    chcp 1252 robocopy "C:\Users\Fulano\Desktop\Arduino" "D:\Meu backup\Arduino" /e /dcopy:dat /R:10 /W:2 /PURGE /XF *.mp4 *.MP4 *.ts *.TS pause
    IMPORTANTE: O caminho dentro das primeiras aspas ("C:\Users\Fulano\Desktop\Arduino") é a pasta de ORIGEM, ou seja, é a pasta que você quer copiar. O caminho dentro das segundas aspas ("D:\Meu backup\Arduino") é o DESTINO, ou seja, a pasta para onde você quer que a cópia seja salva. É somente estes 2 termos que você altera neste código, caso ainda não domine bem o comando robocopy.

    Então salve o arquivo com o nome que você quiser, porém a extensão em vez de ficar '.txt' você muda para '.bat' (você apaga o .txt e escreve .bat). Antes de clicar em Salvar, certifique-se de que seu editor de texto salvará o arquivo usando a codificação ANSI (se você salvar usando a codificação UTF-8, que é a padrão dos editores, o backup não funcionará, mas sim dará erro).


    Pronto! Cada vez que você clicar 2x em cima desse arquivo .bat o backup será feito (atualizado) automaticamente, sem precisar de mais nenhuma ação de sua parte. Mais fácil que isso, impossível!

    Caso você queira editar algo no arquivo .bat, clique com o botão direito do mouse em cima dele e escolha 'Editar' e o mesmo será aberto no Bloco de Notas para você poder modificá-lo conforme queira. Sugiro que você faça um teste antes, usando algum arquivo ou pasta de cobaia, para entender bem como "a coisa funciona" e, só depois, faça o backup dos seus arquivos importantes (pois o robocopy não pede confirmação de nada, mas sim assim que você clica no arquivo .bat ele já sai copiando ou apagando permanentemente o que tiver que copiar ou apagar, sem chance de cancelamento ou recuperação dos arquivos caso você faça alguma coisa errada, como inverter a pasta de origem com a pasta de destino, por exemplo). Muito cuidado!


    Espero ter ajudado quem estava com a mesma agonia que eu, por não ter encontrado uma maneira eficiente e prática de fazer seus backups diariamente. O robocopy se encaixa como uma luva! Solução simples, gratuita e nativa do próprio Windows.

    ______________________________
    PS: Essa função deste fórum de substituir letras que digitamos por emojis está INSUPORTÁVEL (quase desisti de postar minha resposta aqui, pois não conseguia escrever o nome dos discos com ":" no final sem que essa ..... substituísse por emojis. Fala sério!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!