Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

mafinotti

Membro Pleno
  • Posts

    40
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Obrigado novamente, mestre! Não entendi o porque de usar o resistor. Poderia me explicar? Deculpe-me pela falta de conhecimento e excesso de curiosidade. Atenciosamente, Marcelo.
  2. Boa noite a todos. Conforme posts anteriores, liguei 3 fontes de pc em série utilizando as linhas de 5V, portanto tenho 15v e 20A de corrente máxima. Vou utilizá-la para carregar bateria automotiva. Como a saída estava em 15,2V, coloquei um diodo de 6A para reduzir 0,7V. Até aí Ok.... funcionou perfeito, mas a tensão está chegando a 40V quando não tenho carga alguma no sistema... Se ligo um ventilador(fan) de baixo consumo(0.2A) essa tensão já cai para 14,5V (15,2 - 0,7V do diodo). Imagino que esse excesso de tensão seja ripple por causa do diodo.... Primeira dúvida: É recomendado colocar capacitores na saída da fonte ? Segunda dúvida: Se for útil/recomendado adicionar capacitores na saída conforme a primeira duvida, eles podem ser de 25V? (tenho dois aqui de 25v / 4.700uF cada). Obrigado pela atenção. Atenciosamente, Marcelo.
  3. Olá Faller! Obrigado pelos ensinamentos. Realmente estou tentnado aprender os conceitos básicos... só estudei sobre eletricidade e etc no colegial (fiz faculdade de ADM de empresas e pós em gestão de equipes) e o máximo de contato com elétrica e eletrônica que tive do colegial até hoje(pouco mais que 1 década) foi trocar a resistência (220v 8800W) dos meus maxi turbo que as vezes(a cada 3 ou 4 anos) queima.... Tenho lido vários tópicos do fórum para aprender, mas esse esquema da bateria realmente me parece um pouco mais complexo pelo falo da resistencia dela variar (conforme sua carga). "Não tem essa de ajustar a tensão para 15 Volts e a corrente para 6 Amperes.. Seja o que for para fazer isso vai usar a redução da tensão para poder ajustar a corrente.. E isso é dinâmico pois a tensão da bateria sobe em função da carga assumida e a resistência interna varia conforme a temperatura da mesma.." <<<<<< ÓTIMA EXPLICAÇÃO!! Ficarei sempre monitorando a bateria. Para queda de tensão posso utilizar um diodo de silício de 20A? Ou acha que essas 3 fontes em série quando carregando as baterias não atingirão os 15v, considerando a resistencia interna da mesma? MUITO OBRIGADO A TODOS!
  4. Então se colocar uma lampada de 12V 100W em minha fonte de 15V e 20A, ela diminuirá 8A e a tensão ficará estável em 15v e a bateria receberá 20-8= 12A?? MUUUITO OBRIGADO! Conheço beeeem esse esquema, tenho um montado aqui, mas a corrente é MUUUITO baixa e o consumo MMMUUUITO alto... por isso fiz as 3 fontes em série... A lampada ligada em série nesse caso que você citou serve para baixar a tensão da tomada de 127v para 15v(em media, depende da "tomada)... no caso do meu circuito, vai acabar baixando a tensão tambem, nao?? Interessante. Ja tinha lido tal artigo... unica coisa é que a minha tensão vai variar um pouco dependendo da carga da bateria, por isso fica meio complicado fazer com resistores.. outra questão é que a temperatura dissipada será ENORME, uma vez que tenho 15v a 20A e preciso de 15v a 6A.
  5. John, considerando que é para carregar baterias e a mesma possui uma resistencia interna relativamente baixa, se a fonte gera os 20A, provavelmente pelo menos 15A passarão sim.... Esse método da lampada já utilizei. Fiz esse esquema da fonte por ser mais estável e com menos ruídos, além de ser muito mais eficiente... O da lampada você utiliza (por exemplo) uma lampada de 100w em 110v, o que dá menos que 1A, resumindo, você está carregando a bateria com 14W (14v a 1A) mas está gastando 100W, resumindo, você só está aproveitando 14% do que está consumindo... sem falar da PO(*#(@!# da lampada ligada o tempo todo.. kkkkkkkkkk A lampada 12v em SÉRIE não vai baixar a tensão que nem naquele esqueminha simples com ponte de diodos (ou ponte refiticadora) e lampada 110v??? Curti sua ideia, mas acho q nesse caso teria que ligar a lampada em PARALELO e não em série, para não diminuir a TENSÃO! Estou errado? sou totalmente leigo, mas acho que é isso..
  6. Tem como ajustara proteção limitante de corrente?? COMO??? nuuussa, isso ia vir a calhar demais!!!!!
  7. Interside, é para carregar bateria automotiva e não para ligar aparelhos.. esse é o grande problema.... Preciso reduzir a corrente de 20A para 6A sem alterar a tensão....
  8. Olá. Fiz um carregador de baterias automotiva ligando 3 fontes ATX em série (utilizando somente as linhas de +5V), gerando tensão de 15V a 20A(corrente da menor das fontes). A questão agora é: Como reduzir a corrente de 20A para 6A? Vou carregar bateria de 60 Ampéres, por isso não gostaria de ter corrente superior a 6A(10% da capacidade total da bateria). Pensei em colocar um diodo 6A6, mas tenho medo dele aquecer em excesso, o que acham? Sugestões?? Obrigado. P.s.: Pensei em resistores também, mas como a bateria automotiva tem a sua resistencia interna variável( quase 0 quando MUITO DESCARREGADA), acho que os resistores não seriam boa saída... Obrigado
  9. Alguem?? Seria legal um banco de capacitores na saída ou os capacitores da própria fonte ja fazem o trabalho??
  10. Aee, resolvi. Passei em uma loja de informatica, peguei 5 fontes q iam pro lixo. NENHUMA tinha o maldito 494 ou o 7500, massssssssssssssssss, 3 estavam funcionando perfeitamente. Deixei só a linha +5V e liguei em série. Fiação da parte traseira e terminais + e - com cabo 6mm e sindal para os pretos e vermelhos. Isolei uma da outra e a debaixo do chão. Ficou bom e tenho 14,2 com 8,3A (estava dando 15,4, coloquei dois diodos de 10A em série). MUITO OBRIGADO A TODOS QUE AJUDARAM!!! VOCÊS SÂO F*%$!!! Ultima pergunta, prometo: Seria legal um banco de capacitores na saída ou os capacitores da própria fonte ja fazem o trabalho?? Obrigado novamente.
  11. Opa! Ajudou muito. Percebi que consigo utilizar da maneira descrita, mas a corrente será muito baixa.... Estava precisando de 13.5 à 15v com no mínimo uns 2 A... Alguma ideia?? Minha fonte usa o DIABO do WT7520 (não dá para fazer igual ao 494).... Pesquisei MUITO sobre o 7520 e até agora nada de alterações nele... Obrigado!!
  12. Olá. Galera, seguinte: estou precisando que a fonte me dê 15v, posso ligar o fio azul em qualquer fio laranja ? Qual seria a corrente dessa ligação? A fonte que possuo aqui é uma simples (leve, barata, 220w reais). Segundo a etiqueta, ela entrega 0.5A na linha -12V e 8A na linha de 3,3V. Se ligar o azul no laranja, terei 15,3V e qual corrente? Corro risco de danificar a fonte? Possuo pouco (quase nenhum) conhecimento em elétrica/eletrônica, mas estou tentando aprender... Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!