Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

marco_piracicaba

Membro Pleno
  • Posts

    294
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por marco_piracicaba

  1. Você protege corretamente o seu computador de descargas e oscilações de energia? No Brasil, é notória a dificuldade das concessionárias de energia de manterem as condições ideais de fornecimento de energia o tempo todo. Por sua vez, muitos usuários se esquecem que um dos fatores de segurança começa pela instalação de um bom estabilizador.

    Como funciona um estabilizador?...

    Porque usar um estabilizador?...

    Como escolher um estabilizador?...

    Aplicação...

    Potência ...

    Tensão (tensão) de entrada/saída ...

    Nova norma do INMETRO...

    Melhor Proteção...

    Observações...

    Você acredita mesmo no que escreveu?

    .

    • Curtir 1
  2. Amigos posso provar que estão errados, peguei um ferro de passar roupa de 110 volt e liguei em um relogio a conta deu 3,00 reais peguei outro ferro de passar ,de 220 liguei no mesmo relógio e deu exatamente a metade .Cheguei a uma conclusão na verdade o que manda é a corrente,se não acreditam em mim fação o teste ta jóia.

    Como chegou a esse conclusão?

    Vou tentar responder:

    Em um mes usou somente o ferro alimentado em 110V. Recebeu por isso uma conta de R$ 3,00

    No mes seguinte usou somente o ferro alimentado em 220V. Recebeu uma conta de R$ 1,50

    Não usou mais nada em casa.

    Fez isso apenas para provar sua teoria infundada. 60 dias sem usar nenhum outro eletrodoméstico além do ferro de passar.

    :muro::muro::muro::muro:

  3. o mundo evolui as fontes e os estabilizadores tambem

    Esse é o "X" da questão. O mundo todo evoluiu e junto a eles as fontes. Já os estabilizadores sofreram certa evolução desnecessária somente no Brasil.

    O problema conceitual no nosso país é crônico a ponto de os fabricantes inventarem artefatos não normativos para justificarem o injustificável: "A péssima qualidade de fornecimento de energia elétrica".

    Tais afirmações são feitas sem nenhum parâmetro comparativo. Os usuários acreditam e eles agradecem.

    então estabilizadores sao lenda ?

    Sim. Assim como o saci pererê, mula sem cabeça, boi tatá...

    Acervo do folclore brasileiro.

    ou isso só é valido para fontes ?

    Por que somente para fontes? Qual é o equipamento onde o fabricante condiciona a garantia ao uso do estabilizador?

    tenho equipamentos eletronicos que os uso com regularidade e em demasia ( amps , cdjs , mixers , iluminaçao etc... ) e um belo dia nao liguei 1 dos cdjs no estabilizador e por esse motivo ( ou muita coincidência ) queimaram os reguladores de tensão do mesmo... e agora ?

    Há a necessidade da análise de algumas variáveis. A principal delas é a existência de dispositivo de proteção contra surtos no interior do estabilizador.

    A única certeza que abstraimos da situação é: "Não foi o estabilizador o salvador da pátria".

    e pra redes nao aterradas a fonte ou o aparelho levaria toda descarga se fosse ligado direto na tomada ?

    Qual a relação existente entre estabilização de tensão x aterramento x eventos envolvendo sobretensões?

    se fosse estão ruim assim haveriam muitos casos sustentando essa teoria...

    Então vou lhe mostrar somente um:

    Existe um fabricante de condicionadores de energia no Estados Unidos chamado Teal. Um dos seus produtos é um estabilizador de tensão, cujo princípio de funcionamento, tempo de resposta, eficiência e demais características elétricas superam dezenas de vezes o melhor estabilizador nacional por você conhecido.

    No entanto, sua recomendação de uso com fontes chaveadas não condiz com as lendas urbanas brasileiras.

    só quero saber se uso ou nao estabilizador

    É uma questão pessoal ou de conhecimento técnico. Fora isso sobram as crenças.

    Crença nas pessoas que afirmam, com fundamentações, a não necessidade do uso ou nos fabricantes que usam o marketing sem nada conseguir justificar.

    .

    • Curtir 1
  4. Rau.

    Existe uma grande diferença entre "conjecturas/divagações técnicas e sociais" e "fatos reais".

    Como disse há algum tempo aqui mesmo no CDH, houve uma época na minha vida profissional, incentivado pela curiosidade tive a oportunidade de acompanhar equipes de averiguação de sinistros causados pela eletricidade. Tem mais de 25 anos.

    A partir daí meus conceitos sobre segurança mudaram radicalmente.

    Existe uma grande diferença em "pensar" que pessoas morrem em função de uma obra "porcamente" projetada e "vê-las" estendidas no chão já sem vida, cobertas com lençóis ou jornais.

    É a diferença entre teoria e prática:

    - teoria: existe a possibilidade de alguém morrer em razão de uma negligência.

    - prática: alguém morreu.

    Suas "conjecturas/divagações técnicas" levam em consideração um ambiente "ideal" (às conjecturas). Chuveiros termoplásticos e condutores hidráulicos de PVC.

    Vamos olhar para uma outra realidade. Chuveiros e condutores hidráulicos metálicos não equipotencializados. Essa é a realidade de muitos lares. Em função da crença da baixa qualidade e vida útil do artefato em termoplástico.

    Vamos fazer uma análise rápida. Na configuração acima a torneira e o chuveiro possuem o mesmo potencial. Terminal PE está conectado diretamente na carcaça do chuveiro. O eletricista ou o eletrotécnico inexperiente executou um aterramento TN-C (interligação N+PE na carga).

    Logo, todos os materiais metálicos em contato com o conjunto estarão submetidos/referenciados ao maldito aterramento. Mesmo sem saber.

    Por experiência é notado que os profissionais acima citado, quando executam esta barbárie demonstram incapacidade técnica e/ou preguiça de uma análise criteriosa quanto as condições da instalação elétrica. Um item dessa análise é a condição/estado do condutor neutro desde a origem (padrão) até a carga (chuveiro).

    Mesmo assim vamos voltar ao nosso banho (talvez o último). Em determinado momento o aquecimento da água do chuveiro é interrompido pelo rompimento do condutor neutro e o cidadão irado resolve interropmper o fluxo de água. :(

    O óbito do cidadão é praticamente certo. A probabilidade de que outros pontos da residência também estejam vivos, aguardando o contato de mais vítimas é uma questão de estatística (e azar).

    Mesmo considerando as conjecturas sobre o chuveiro termoplástico. Em função da minha profissão viajo constantemente e tenho a mania de vistoriar o tipo de aterramento dos chuveiros nos hotéis onde me hospedo.

    Posso afirmar que já senti um leve formigamento nas mãos ao tocar torneiras mesmo em duchas, com aterramento TN-C. Principalmente quando possuia algum pequeno ferimento.

    Independentemente disso não podemos aferir tipos de aterramentos para tipos de chuveiros ou teremos que trazer ao fórum o jargão da Dra. Lorca.

    YouTube - Doutora Lorca recebe Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus

    Não se interrompe o neutro. Por que pergunta isso? Não há razão nem porquê de interromper o neutro em condição nenhuma.

    Não é o que diz a norma. Se assim fosse teríamos que abolir o uso do DR.

    lig_drs.jpg

    Teríamos que abolir o uso das seccionadoras abaixo também:

    foto.jpg

    Se por exemplo você tiver 5000W na Fase 1 e 5000W na fase 2, temos um equilibrio de carga e quase não haverá corrente no neutro, as correntes de cada fase que se encontra no neutro se anulam em boa parte, poderiamos em teoria desconectar o neutro lá no padrão de luz que tudo continuaria funcionando.

    Não é bem assim que funciona e lhe alertei há alguns dias no outro fórum. Em um circuito bifásico alimentando cargas de potências iguais nas fases, a corrente circulante pelo neutro existe e é proporcional a carga. Pegue duas lâmpadas de 100W @ 127V e faça um teste. Meça a corrente individual e depois a corrrente do neutro.

    É uma questão de conceito eletrotécnico. O comportamento é diferente de um circuito trifásico equilibrado.

    É como diz o engenheiro eletricista Edson Martinho da Abracopel:

    "Estatísticas não oficiais apontam que 30% dos acidentes com eletricidade acontecem no trabalho e cerca de 40% no ambiente domiciliar. Segundo especialistas, as principais causas de ocorrências nas empresas são falta de informação, uso inadequado de equipamentos elétricos, instalação incorreta e profissionais sem qualificação."

    .

    • Curtir 1
  5. Quero aproveitar o tópico e tirar algumas dúvidas. No curso de mecatrônica fomos orientados a fazer um jamper entre o fio terra do chuveiro e o neutro. Alguns amigos meus já formados dizem que está errado. Está correto ou não?

    Infelizmente foram mal orientados. Essa era uma prática comum nas décadas de 60/70 quando nossa norma de instalação elétrica (NB-3) possuia "meia dúzia de páginas" e somente profissionais do alto escalão tinham acesso. Era comum acidentes, alguns fatais, em função da referida prática.

    Hoje, tendo em vista a fiscalização existente em torno na NR-10 (NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE), tais práticas são condenadas e seus efeitos funestos estão deixando "contratantes de serviços" (PF e/ou PJ) preocupados.

    O perigo de eletrocussão é grande diante de um condutor "neutro" mal dimensionado, subitamente partido ou invertido durante uma manutenção.

    Você possui o curso de NR 10? ;)

    É permitida a interrupção do neutro?

    Sim. Desde que, por motivo de segurança, o dispositivo seccionador não permita que o condutor N seja interrompido antes das fases.

    Como faço para monitorar o estado do dps?

    Não sei se entendi sua pergunta. Creio estar interessado em monitorar as condições de funcionamento/avaria do DPS.

    Se for isso, recomendo o fabricante Obo Bettermann, que em sua linha TBS possui toda e qualquer solução para:

    SISTEMAS DE LIGAÇÃO EQUIPOTENCIAL

    sys-tbs-potentialausgleich.jpg

    SISTEMAS DE CAPTAÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

    sys-tbs-fangeinrichtung.jpg

    SISTEMAS DE LIGAÇÃO À TERRA

    sys-tbs-erdung.jpg

    e sua linha de Sistemas de protecção contra sobretensões é composta de diversos tipos/modelos de supressores como também opcionais. Dentre esses opcionais existem alguns módulos de supervisão e sinalização remota que podem ser usados em conjunto com controladores industriais ou domésticos.

    O que é loop de terra?

    É o cobrança dos pecados dos instrumentistas. :D

    É a cobrança pela instalação executada sem critério.

    É um distúrbio geralmente ocasionado pela circulação de corrente por diversos caminhos e/ou diversos pontos de fuga conectados no mesmo condutor.

    Um exemplo clássico é aquela residência que possui um só condutor PE interligando muitas tomadas (não quantificada) ou derivações sem critérios do mesmo condutor PE.

    É muito comum observar o "maldito evento" em salas de áudio, onde geralmente o projetista/instalador é o próprio ouvinte e geralmente o mesmo não possui conceitos básicos de instrumentação.

    Outra possível causa é o aterramento de ambas os lados de uma malha de blindagem de um condutor (múltiplos caminhos à terra).

    Efeitos: ruidos em equipamentos de áudio, funcionamento inadequado de circuitos com MPUs, MCUs e circuitos lógicos sequenciais, fator contribuinte para geração de distorção harmônica...

    A melhor técnica para evitar "loops de corrente" é permitir apenas um ponto de aterramento para os dispositivos. Seja o aterramento de proteção ou de sinal. Em alguns casos existe a necessidade de isolamento dos disposistivos protegidos para que não ocorra o "loop" via "gabinete metálico".

    .

    • Curtir 1
  6. Estabilizador proteger contra raios... Ai meu pai! Jesus, acende a luz!

    Quão longe da verdade estão as afirmações dessa Daniela Braun, além do que ela tá lendo o que um fabricante desse dispositivo afirma, nem é a opinião dela que provavelmente seria pior ou não saberia dizer nada!...

    ...Proteção contra raios e outros disturbios é um assunto infinitamente mais complexo do que tecer alguns comentários sobre filtro, estabilizador e nobreak como fez essa reporter que posso comparar o que ela disse com papo de uma criança de 5 anos em relação a esse assunto diante de uma discussão acadêmica...

    Esses insistentes defensores dos interesses dos fabricantes deveriam fazer a lição de casa. Costumo dizer que nem é preciso ter conhecimento em eletrotécnica, pois os mesmos (fabricantes) informam em seus sites muito do que é discutido aqui no fórum. É uma pena que muitos usuários teimosos não se atentem ao descuido.

    O que são surtos de tensão?

    São transientes de alta energia, que muitas vezes atingem a magnitude de kilovolts e aparecem na rede elétrica com muita freqüência, principalmente no verão pela ação de descargas atmosféricas (raios).

    De todos os eventos críticos, os surtos de tensão são os potencialmente mais perigosos e provocam grandes estragos, queimando placas de computadores, placas de rede, winchester, fontes de alimentação, hubs, fiação de rede, etc.

    Os efeitos destes transientes na rede telefônica, por terem uma impedância maior que a rede elétrica, são ainda mais danosos. Aparelhos de fac-símiles, KS, PABX e outros equipamentos conectados diretamente à rede telefônica sem a devida proteção, estão condenados a serem seriamente danificados.

    Soluções:

    Filtro de linha: quando possuem internamente um componente chamado de supressor de transiente (p/ rede elétrica) e centelhador à gás (p/ rede telefônica) resolvem os problemas.

    Estabilizador de tensão: com filtro de linha interno equipado com os componentes descritos no item anterior, também resolvem o problema.

    Nobreaks: idem ao estabilizador de tensão.

    Se o próprio fabricante "descuidadamente" afirma que, para a devida proteção contra surtos há a necessidade de um componente existente no filtro de linha, por que os "formadores de opinião com especialização em achologia" inventam teorias mirabolantes?

    Está lá no site. Preto no branco...

    .

  7. Pois bem, então deduz-se que além de não proteger prejudica, no entanto esses equipamentos não são certificados pelo INMETRO?...

    ...Meu estabilizador ( http://www.infohard.com.br/produtos/detalhes.asp?id=1527 ) segundo o fabricante é Atende a norma brasileira para Estabilizadores de tensão NBR 14373 então o que diz tal norma para atende-la e não proteger nossos equipamentos?

    Caro misterjohn.

    Leia o post abaixo:

    .

    • Curtir 1
  8. Faller e companheiros

    Como está escrito e comprovado o assunto, e o postulante tem formação acadêmica no assunto, temos que encostar esse pessoal na parede ou seja que se fabriquem produtos que cumpram o que promete ou então que se assuma a ineficiência desses produtos.

    Pensando nisso pedi a Rede Globo que fizesse reportagem para veicular no Fantástico, como de costume, uma materia realizada pelo INMETRO sobre estabilizadores, vamos aguardar para ver.

    "Gostaria que o Fantástico solicitasse ao INMETRO que resolvesse a polêmica que existe na internet em vários fóruns de discursões, sobre a necessidade de usar ou não estabilizador de tensão e que o mesmo atestasse ou não a eficiencia desse produto porque segundo opiniões de técnicos ligados no assunto, eles garantem que além de nao proteger ainda prejudica. Esse é um assunto de interesse nacional já que computadores estão presentes nos lares de milhares de brasileiros sendo que estes tem o direito de saber e o poder público obrigação de informar".

    Interessante mesmo seria a repórter (formadora de opinião) da rádio Globo - Daniela Braun justificar a matéria:

    .

  9. Ah sim, marco, entendi, mas então no caso do trafo não perder seu referencial, mas o cliente sim e tiver um bom aterramento no local, é possível então conseguir que as tensões não se desequilibrem tanto?

    Digamos se o condutor neutro da rede de BT de romper umas três casas após o trafo e minha casa é a quarta sendo que depois da minha tem umas 10 casas a mais, todas com neutro aterrado, esse desequilibrio de tensão poderia ser bem menor ao ponto de a sobretensão não ser alta o suficiente pra danificar aparelhos? Li que essa perda de referencial pode ou não ser danosa, vai depender de onde o neutro se rompeu, em quantos pontos o neutro está aterrado após a falha, etc.

    Teoricamente isso é válido, dependendo das correntes nas fases. Na prática temos não é bem assim. Ao menos na minha região.

    Aqui é difícil (atualmente) encontrar algum transformador abaixador aterrado. Dependem dos aterramentos dos consumidores. Portanto, dependendo de onde se romper o neutro......

    Teve um eletricista aqui no Rio que disse que para o computador seria melhor o do tipo TT (por ser uma máquina sensível) enquanto que para o restante da instalação da casa seria o TN-S.

    Indique o link abaixo ao eletricista:

    .

    • Curtir 1
  10. Mas no caso do colega, onde o neutro rompeu somente na entrada dele, o terra do transformador ainda está lá, as saídas das fases do transformador continuam referenciadas á Terra, ...

    Caro leohartmann...

    A citação está relacionada ao questionamento do "_rau_" e não ao evento na residência da "Henrique - RJ".

    Se não separarmos cada situação aqui no fórum, corremos o risco de aumentarmos a dúvida de um outro membro que, porventura tenha um problema idêntico.

    logo, um aterramento bom no lugar do neutro faz com que ele consiga novamente um potencial 0V próximo àquele do transformador, estabilizando a tensão nos 127V por fase. Isso, é claro, com um baixo consumo dentro da casa, se o consumo da casa aumentar o aterramento pode não ser suficiente para conduzir toda a corrente voltando a desbalancear as fases.

    Como disse acima, não é o aterramento que garante o "potencial 0V" e sim a "boa conexão" com o condutor "N" do transformador.

    Existem muitas residências onde aterramento é algo comparado à "mosca branca" e no entanto os valores das tensões estão dentro do exigido.

    .

    • Curtir 1
  11. Se for um aterramento TT, não adianta nada, mas se for um aterramento equipotencializado com o do neutro ou mesma malha, ajuda não? Se não ajuda então vai contra o que aprendi e porque cargas d'aguas então é necessário aterrar o neutro no padrão? Pra mim essa haste local ajudaria nesses eventos e uma malha bem feita conseguiria proteger contra esse evento.

    São coisas totalmente distintas. Equipotencialização tem a função de eliminar ou atenuar as DDP entre diversos pontos da (s) edificação (ões) e também proteger contra riscos de tnsões desenvolvidas no solo devido as faltas à terra, descargas atmosféricas, manobras na linha primária...

    Caso ocorra o rompimento do neutro "do transformador" o comportamento será o de um circuito aberto, ou melhor, o circuito estará aberto. Como ocorre em qualquer circuito trifásico desequilibrado sem neutro, as variações das tensões nas linhas refletirão nas fases. O desequilibrio ocorre no transformador (linhas).

    Vamos analisar uma instalação hipotética:

    "Um transformador de "X" kVA monofásico alimenta um consumidor. O que ocorre se o neutro do referido transformador sofrer um rompimento? Não importa se o consumidor possuir o melhor aterramento do mundo (0.0 ohm). O transformador perdeu seu caminho de retorno e consequentemente sua referência. Nesse caso como é um circuito monofásico, os danos serão inexistentes. Ocorrerá somente a interrupção da energia elétrica.

    Para os problemas existentes em uma instalação trifásica existem os relês de proteção.

    Marco

    Impressionante como ficou depois de instalada a nova haste e ligada á antiga haste do terra no quadro do relógio: todas as lâmpadas da casa acendem agora, mesmo sem o neutro da rede. É, acho que se tivesse feito isso antes de partir o neutro as máquinas realmente não teriam queimado.

    Não existe relação quanto a nova haste e o comportamento atual da sua instalação elétrica. O comportamento está relacionado à boa conexão com o neutro da concessionária. Mesmo sem nenhuma haste de aterramento o comportamento deve ser o mesmo.

    Outra coisa, um eletricista experiente me disse que o aterramento de um computador tem que ser do tipo TT por ser uma máquina sensível (o terra da tomada do micro não pode ser compartilhado) além do TN-S geral.

    Sinto lhe dizer, por mais experiente que seja seu eletricista, este comete os mesmos pecados que muitos outros conhecidos meus. Faltam-lhe conceituação técnica e conhecimentos dos preceitos normativos.

    - a ABNT, COBEI, Abracopel e Procobre através da NBR5410 recomendam,

    - a DS recomenda,

    - a IEC recomenda,

    - a CENELEC recomenda,

    - a DIN/VDE (Alemanha) recomenda,

    - a JISC (Japao) recomenda,

    - a UTE (Franca) recomenda,

    - a NEK (Noruega) recomenda,

    - a SAA (Australia) recomenda,

    - a NEN recomenda,

    - a Diretiva Europeia CEM 89/336/CEE, sinônimo de seriedade em qualidade de energia elétrica no mundo, recomenda...

    ...enfim todos os órgãos normativos internacionais recomendam e os motivos já foram discutidos aqui no tópico.

    Qual o motivo para seu eletricista duvidar?

    .

    • Curtir 1
  12. Tá vendo como a coisa é complicada ...

    O problema aconteceu só na casa de meu irmão e possui três fases (trifásico).

    Estivemos olhando no poste e realmente o cabo do neutro está partido.

    Não existe nenhuma complicação. É mais comum do que você imagina.

    Devido o desequilíbrio de cargas a falta do neutro gerou desequilíbrio de tensão entre as fases. Exatamente como eu disse.

    Como o neutro foi rompido no consumidor, somente este foi "presenteado". Caso fosse rompido entre o transformador e os consumidores servidos, todos sentiriam o evento. Independentemente da distância do rompimento ou das condições do aterramento destes.

    Não adianta ter um ótimo aterramento, já que a referencia do neutro do transformador foi perdida. O comportamento é de um circuito aberto.

    .

    • Curtir 1
  13. Gente

    Ontem, na residência do meu irmão, ocorreu o que dois eletricistas aqui no Rio de Janeiro chamam de "neutro partido" (neutro com corrente) retornando 220 volts em um sistema trifásico de 110 volts.

    Resultado, queimou a geladeira, um fax e uma central de alarme.

    Pergunto, por que queimaram essas máquinas se o neutro na caixa do relógio estava aterrado (pelo menos tem um fio que liga o neutro da rua ao chão; instalação de mais de 20 anos) ?

    A casa não tem tomadas de três pinos apenas de dois.

    Henrique.

    Essa variação ocorreu somente na sua casa?

    Ela é alimentada por 3 fases?

    .

    • Curtir 1
  14. perda do neutro causa uma sobretensão, mas APENAS em instalações que possuem mais de uma fase. Se sua casa só tem uma Fase + Neutro, pode quebrar o neutro que não tem problema.

    Rau.

    Como a distribuição de energia secundária geralmente é feita na configuração estrela, com o rompimento do neutro no transformador qualquer desequilíbrio nas linhas, reflete em aumento e/ou redução nas fases. Quer tenha o consumidor uma, duas ou três fases.

    .

    • Curtir 1
  15. ...usei-a no estabilizador.Depois q li esse artigo,fiquei com medo,pois não teria condição de arruma o pc de novo afinal so a minha fonte nova foi 320.Aqui em Jundiai,as tomadas variam muito.Medi as tomadas e elas varia entre 230 e 210.Como minha casa é muito antiga e não há aterramento,quando se liga o chuveiro as luzes "falham".Devo usar a fonte no estabilizador ou na tomada?.Essa fonte tem um review aqui mesmo e é recomendada pelo Clube do Hardware.Apesar de ela não possuir um varistor.Comprei ela pois vi q as seventeams tvam a dar problema.

    Enfim,Devo usa-la no estabilizador ou não?

    Não tenha medo xdyuxd.

    Principalmente por esta pequena variação (210V ~ 230V). Sua fonte está preparada para variações muito maiores.

    Adquira um bom filtro de linha e deixe-a trabalhar tranquilamente diretamente na tomada.

    .

    • Curtir 1
  16. vocês estão esquecendo a real importancia do NO-BREAK que nao é apenas de "estabilizar a corrente"

    Mas sim, preservar o PC em caso de queda de energia eletrica... o NO-BREAK é importante, mais que o estabilizador...

    Generalizações como essas deixam os diretores da SMS, APC/Microsol e outros concorrentes felizes...

    Em primeiro lugar, qual a necessidade da "estabilização da corrente"?:D

    Em segundo, "importante" para quem?

    Importante para quem necessita de energia ininterrupta, a fim de preservar intactos seus arquivos "abertos" no momento do "blackout".

    Importante para quem executa alguma tarefa que não permita interrupção de energia elétrica e, para seu conhecimento não é o caso da maioria do usuários.

    creio que usar um FILTRO ATERRADO + NO-BREAK ficaria 100%

    vocês devem lembrar do HD por exemplo... em quedas de energia... os discos param... e é perigoso em alguns modelos os BBs

    E no retorno da energia elétrica você religa seu equipamento e o HD volta a funcionar...

    Qual o problema até ai?

    Considera essa, uma justificativa plausível para o uso em massa de nobreak?

    .

    • Curtir 1
  17. Ola pessoal.

    Estou fazendo curso Técnico de eletrotécnica a pouco tempo.

    Nesses dias meu prfessor explicou algo sobre aterramento , ele disse que os aterramentos seriam mais corretos estarem no POSITIVO , mais a maioria das empresas usam no NEGATIVO (ele explicou algo assim).

    Ele disse que o aterramento no Negativo , tem um grande desgaste de átomos de cobre , e com o tempo o aterramento vai se desgastando.(nao é bem aterramento que eu quis dizer que vai se desgastando , e sim o nome daquela barra de ferro que fica la dentro do chão (solo) que onde o fio terra liga).

    minha pergunta é , se o aterramento mais ideal é no positivo , então porque a maioria das empresas usam no negativo ?

    e alguem pode me da uma explicação melhor para o que eu disse acima sobre o desgaste de aterramento no negativo ?

    desculpem se falei alguma besteira , mais eu so meio novo nessa area de eletrotecnica e eletronica e pretendo seguila.

    Caro peclycrazy.

    Creio que seu professor confundiu um "sistema de aterramento" com "eletrólise", usado nos procesos de eletrodeposição, galvanoplastia, zincagem...

    .

    • Curtir 1

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!