Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

paulohnr

Membro Pleno
  • Posts

    63
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por paulohnr

  1. Eu uso dois SSD com Windows e Ubuntu em cada um deles.

     

    No SSD que tem o Linux ele inicia com o Grub apontando para o SSD do Windows.

     

    Não existe problemas em usar HD com dual boot...já usei muito tempo e os sistemas não são corrompidos por isso.

     

    A vantagem de se usar o sistema em cada HD é que você tem a liberdade de colocar o HD com cada sistema em outro PC.

     

    Outra vantagem é em relação a reinstalação do sistema....com os dois sistemas no HD acabava que sempre que ia reinstalar algum deles tinha que reconfigurar o outro ou mesmo reinstala-lo tb....então usar dois HDs acabou sendo mais prático.

     

    Mas corromper o sistema por causa do dual boot é uma coisa que desconheço.

  2. E para voltar do 4k para o Full HD exclusivamente para jogar valeria a pena?
     

    Uso um monitor 4k, IPS, da Dell (u2718) que para produtividade tem uma qualidade absurda mas para jogar passo por alguns problemas como tempo de resposta alto, efeito ghost e meu hardware não conseguir rodar na resolução nativa em 60FPS.

     

    Estava pensando em pegar um LG 27GL650 que é Full HD, tem painel IPS, freesync e 144Hz além de possuir um HDR melhor que o do meu Dell para deixar como monitor secundário para produtividade e principal para jogar.

     

    será que nesse caso valeria a pena?
     

    minha GPU é uma RTX 2070s que daria para levar bem os jogos em 1080p.

  3. Os novos consoles estão apostando no SSD para melhoria de desempenho.

     

    Eu vejo muitos comparativos mostrando que os loads diminuem e alguns mostram que a construção do cenário é melhor e mais rápida co SSD...o jogo mais utilizado para comprovar isso é justamente o GTA V.

     

    Eu penso que com essa nova geração de consoles o SSD vai ter um protagonismo maior no desempenho dos jogos...inclusive com ganho de FPS.

     

    Se o desenvolvedor implementar o uso do SSD para guardar imagens pré-renderizadas que seriam acessadas quando necessário poderiam reduzir muito o uso de hardware...mas para isso...o jogo deveria ser feito exclusivamente para uso com SSD. Por isso que acho que esses consoles da nova geração podem trazer esse uso para  SSD.

     

    Pensando nesse cenário...estava pensando se hoje vale a pena colocar um SSD de 500Gb ou 1tb só para jogos...se isso realmente traria algum benefício além do load mais rápido (que pra mim é irrelevante). A construção do cenário mais rápida em jogos de mundo aberto talvez seja uma vantagem relevante.

  4. 4 minutos atrás, Alexander De Farias Gomes disse:

    Tá se arriscando com um processador de 95W nessa placa. No site da Asrock cita que ela suporta processadores de até 65W.  Uso uma A320M-DGS com um Ryzen 5 2600, mas não faço over e o processador está dentro das especificações. Porém, já usei no passado um Phenom X4 9850 (125W) com uma placa-mãe (não me recordo o modelo) que suportava até 95W e funcionou perfeitamente bem por anos antes de um pico de energia torrar a fonte e levar a placa junto.

     Mas como você mencionou: "o pico de energia torrou a fonte e levou a placa junto".

     

    O teu problema não foi causado por usar uma placa-mãe com especificações abaixo do processador mas pelo pico de energia. Tem mais haver com a fonte (por conta da proteção) que você usava na época que com placa-mãe em si.

     

    O Chipset A320 é compatível com o 1600x. O meu receio era mais na Asrock bloquear pela Bios o suporte a esse processador já que ela não listava.

     

    Já faz mais de um mês que montei esse processador nessa placa e está rodando tudo tranquilo, sem fazer over, tudo em stock. A única coisa que notei nele foi que a frequência não sobe para 4,1Mhz como acontecia em outra placa que ele estava instalado, a frequência se limita a 3,7Mhz, mas isso é aceitável já que se trata de uma placa-mãe de entrada com A320.

     

    Se for para usar em um PC em Stock, para atividades leves, recomendo muito essa placa já que geralmente ela é vendida por menos de R$ 300,00...acima disso, melhor pegar uma B350/B450 como foi indicado acima.

  5. Arrisquei na Asrock A320 e até agora tudo funcionando tranquilo.

     

    Preferi colocar o dissipador que veio com meu 3600x para ajudar a refrigerar as VRMs, fiquei com receio que o Coolermaster T4 não fizesse isso.

     

    Medi as temperaturas com o HWmonitor e a placa-mãe se manteve em 38º, porém, a CPU ficou em média com 64º com picos em 72°.

     

    Achei muito alta a temperatura da CPU, quando usava esse processador no meu PC ele ficava variando entre 40°~50° com um WC, não sei se isso está relacionado ao Cooler Box que coloquei ou é por causa da limitação da placa-mãe.

     

    Mas enfim, tirando esta temperatura da CPU tudo funcionou normalmente e a reposta foi conseguida: a Asrock A320M-HD funciona com processador de 95W.

    D63A9BDD-DB45-4A58-8DFD-ABB9AB9BEDC7.jpeg

    • Curtir 1
  6. Essa B350 se eu colocar a GTX 1060 não conseguirei utilizar o slot PCI com uma placa wifi que tenho aqui.

     

    Mas realmente é uma boa placa.

     

    Vi outras placas da Asrock com A320 dizendo que não eram compatíveis com 1600x e o pessoal usando tranquilamente o processador.

     

    Vou pensar se pego essa B450 ou arrisco na A320 mesmo e se não funcionar devolvo.

     

    Se pegar a A320 volto aqui para deixar o resultado.

    • Curtir 1
  7. 4 horas atrás, gutopereira disse:

    Uma B350 custa uns 50 reais a mais que essa A320, e além de ter um chipset melhor ela ainda vem dissipadores de VRM...
    Não acha que vale mais a pena?

    Até acharia melhor. Mas não estou achando nenhuma B350 por 50 Reais a mais.

     

    A Asrock está por R$ 299,00. Muito barata.

     

    Atualmente tenho um PC todo montado com meu filho com um Core2Duo, 8gb e uma GTX 1050 ti rodando os jogos que ele joga a 30FPS (por conta do processador) e no médio ou baixo.

     

    O objetivo seria trocar o Core2duo por esse 1600x que tenho parado aqui. Como já tenho todas as outras peças (processador, memória, cooler) só precisaria da placa-mãe.

     

    O processador ficaria em Stock mesmo pois ele não faz overclock (ainda) e seria só para ele rodar os jogos de maneira mais satisfatória com essa 1050 ti e futuramente com uma GTX 1060 de 6gb que uso.

     

    Por isso não queria nada muito caro...mas se for o caso...estou olhando umas B350 ou B450 que vi mais baratas.

     

    Estou pensando em uma Gigabyte B450M S2H que vi com um preço bom...mas tá custando 550 Reais...250 a mais que a Asrock A320.

  8. Link do site:

     

    https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HDV/index.br.asp#CPU

     

    Só tem processador até 65w.

     

    Entendo que o 1600x é compatível com o A320 mas a minha dúvida seria se a fabricante poderia limitar pela Bios alguns processadores.

     

    Neste caso ela não lista os processadores acima de 65w e ainda menciona as versões das bios para os demais processadores se tornaram compatíveis.

  9. No site da Asrock não lista o 1600x....que é o processador que tenho aqui parado e queria botar pra rodar em stock.

    Queria pegar essa placa que está bem barata mas surgiu essa dúvida se o processador rodaria mesmo não sendo listado no site do fabricante.

    Então surgiu a dúvida se meu processador rodaria nessa placa.

    Utilizaria 16gb da Corsair em 2666Mhz e uma GTX 1060 6gb. O cooler seria um Coolermaster T4 que acho que auxiliaria no resfriamento.

    São peças ociosas que tenho aqui e só falta a placa-mãe.

  10. Post antigo mas vou ressuscita-lo para relatar a identificação do problema de travamento que persistiu e a resolução.

     

    No meu caso, e pode ser o de muitos aqui, o problema de travamento se relacionava com as memórias e ao gerenciamento das memórias pelo processador.

     

    Quando colocava em XMP a memória ia para 3200Mhz e meu Ryzen 1600x de alguma forma não gerenciava adequadamente e travava ou saia do jogo.

     

    Quando coloquei a frequência em 2666Mhz o problema não aconteceu mais e utilizei assim por mais ou menos um ano e meio sem ter problemas.

     

    Recentemente troquei meu Ryzen 1600x por um 3600x e consegui colocar as memórias em XMP rodando em 3200Mhz tranquilamente sem ter problemas de travamento ou fechamento dos jogos.

     

    Fica o relato para quem passar pelo mesmo problema.

  11. Minha dúvida é sobre que tensão colocar em memórias DDR4 que estejam trabalhando até a velocidade máxima suportada pelo processador.

     

    Por exemplo:

     

    Ryzen 5 1600 ou Core i5 9400 suportam memórias até 2667Mhz.

     

    Neste caso, se a velocidade da memória utilizada for até 2667 Mhz não existirá Overclock de memória então a tensão utilizada seria 1.2v (padrão DDR4) ou a tensão indicada para XMP de 1.35v?

  12. 1 hora atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

    infelizmente não porém minhas memorias nativamente são de 2133Mhz então eu meio que exagerei, tenta ativar o xmp e também verifique se a bios da sua placa-mãe esta atualizada 

    No caso da minha placa não tem a opção XMP mas tem D.O.C.P que acredito ser a mesma coisa.

     

    Coloquei nessa opção. Ela já colocou na configuração padrão da memória que é 3200.

     

    Quando testei no jogo o problema voltou.

     

    estou suspeitando que tem algo haver com minha fonte já que a tensão das memórias vão para 1.35v quando se coloca nessa frequência.

     

    Mas queria tentar outros testes para me certificar se realmente isso antes de trocar a fonte.

  13. Aproveitar o post para relatar meu caso que acho ser semelhante:

     

    Meu processador é um Ryzen 5 1600x em uma Asus Prime B350, as memórias são duas DDR4 3200 da Corsair de 8gb totalizando 16gb.

     

    No setup as memórias estavam funcionando normalmente em 3200hz.

     

    Estava tendo um problema apenas em jogos: eventualmente começava a ter umas quedas de FPS e de repente o jogo congelava e voltava para o desktop. Isso acontecia com todos os jogos e apenas com jogos.

     

    Fiz vários testes. Coloquei outra GPU, desliguei algumas fans, reinstalei drive de GPU, coloquei versões mais antigas dos drives da GPU, formatei o HD. Mesmo assim, o problema persistia.

     

    Nesse final de semana suspeitei que o problema era com as memórias pois lembrei que quando montei o micro isso não acontecia e que depois que configurei as memórias para trabalhar em 3200mhz que o problema começou a acontecer.

     

    Voltei a configuração padrão da placa-mãe que é em 2200mhz e 1.2v para as memórias e o PC rodou os jogos sem apresentar o problema.

     

    Uso uma fonte da Corsair HX520 que comprei em 2008.

     

    Gostaria de utilizar as memórias na frequência padrão delas que é 3200mhz. Será que o problema é com a fonte ou existe algo que poderia verificar?

  14. 51 minutos atrás, RS Faria disse:

    Incompatibilidade que só apareceu agora? o.O

     

    Enfim, seu Windows tá atualizado? Drivers da placa-mãe, BIOS em dia? E passe sua configuração completa..

     

    Se o problema é recente, 99% de chance de ser software.. Alguma atualização do Windows ou driver da placa de vídeo.. A NVIDIA vem fazendo muita lambança, nessa parte..

    Tb acho isso...que foi alguma atualização recente...mas que causou incompatibilidade com os Ryzen pois só vejo quem tem Ryzen reclamar.

     

    Eu tenho impressão que foi após a atualização do Drive da Nvidia mesmo por isso exclui GForce Experience.

     

    Vi que tinha uma atualização de Bios recente da minha MB. Quando chegar em casa vou ver se atualizando resolve o problema.

  15. conseguiu resolver?

     

    Eu tenho um setup igual ao teu só que com 16gb e está dando esses problemas constantemente.

     

    O jogo trava do nada e fecha.

     

    Começou a acontecer de fevereiro pra cá, antes era tranquilo.

     

    Já limpei o PC, já fiz instalação limpa, já apaguei o Geforce Experince mas o problema persiste.

     

    Estou achando que é alguma incompatibilidade do Ryzen.

  16. É difícil comparar o desempenho do PS4 com um PC considerando que ele utiliza na maioria das vezes o método de Checkerboard para conseguir o 4k.

     

    O One X seria um parâmetro melhor...utiliza um método semelhante ao utilizado nos PCs para alcançar resoluções superiores.

     

    Pena que esse método de Checkerboard não exista nos PCs...pois conseguiríamos rodar em 4k com equipamentos mais fracos.

    • Curtir 1
  17. Tenho uma GTX 1060 de 6GB e rodo os jogos bem semelhante e as vezes melhor que o quê mostram no Xbox One X.

     

    Já testei vários jogos da Microsoft e consigo desempenho semelhante ao console, em média seria 4k30 no alto/ultra ou 1080p60 sempre no ultra.

     

    Se for pegar a GTX 1060 de 3gb coloca no mínimo 12gb...ideal 16gb....pois o sistema utilizará a RAM para compensar. Com o preço das memórias nas alturas, melhor pegar a 1060 de 6gb.

    • Obrigado 1
  18. O problema dos Coffee lake é que não se sabe se serão compatíveis com a próxima arquitetura da Intel e os Ryzen já estão garantidos compatibilidade com o Zen2 e segundo a AMD até 2020.

     

    Mas se prefere Intel com esse orçamento e com o que já possui seguiria a indicação de HarKovL com um 8700 + 16Gb + GTX 1080.

     

    Vai ter uma configuração para segurar por vários anos...mas não espere poder fazer upgrades no processador.

     

    Outro cenário visando uma economia, considerando que você só quer jogar em 1080p no ultra, poderia optar por um i5 8400 (se pensar em fazer overclock seria um i5 8600k) + 16gb + GTX 1060. Com essa configuração você alcançaria o objetivo dos 1080p no ultra nos jogos e economizaria 2/3 do teu orçamento.

     

    Ano que vem a Nvidia lança uma nova geração de placas, com essa economia de 2/3 você venderia a GTX 1060 e pegaria uma GPU da nova geração.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!