Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

paulohnr

Membros Plenos
  • Total de itens

    57
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

8

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    João Pessoa, PB
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    Ryzen 5 3600X
  • Cooler
    CoolerMaster MasterLiquid 240 - MLX-D24M-A20PW-R1
  • Placa de vídeo
    Asus GTX 1060 6GB
  • Placa-mãe
    Asus PRIME B350-PLUS
  • Memória
    Corsair Vengeance 16 GB (CMR16GX4M2C3200C16W)
  • HDs
    WD Blue 500GB + Seagate Barracuda 3TB
  • SSDs
    Intel 60GB
  • Gabinete
    Corsair 270R
  • Fonte
    Corsair HX520

Meu Notebook

  • Marca
    Samsung
  • Modelo
    AtivBook 6
  1. Arrisquei na Asrock A320 e até agora tudo funcionando tranquilo. Preferi colocar o dissipador que veio com meu 3600x para ajudar a refrigerar as VRMs, fiquei com receio que o Coolermaster T4 não fizesse isso. Medi as temperaturas com o HWmonitor e a placa-mãe se manteve em 38º, porém, a CPU ficou em média com 64º com picos em 72°. Achei muito alta a temperatura da CPU, quando usava esse processador no meu PC ele ficava variando entre 40°~50° com um WC, não sei se isso está relacionado ao Cooler Box que coloquei ou é por causa da limitação da placa-mãe. Mas enfim, tirando esta temperatura da CPU tudo funcionou normalmente e a reposta foi conseguida: a Asrock A320M-HD funciona com processador de 95W.
  2. Essa B350 se eu colocar a GTX 1060 não conseguirei utilizar o slot PCI com uma placa wifi que tenho aqui. Mas realmente é uma boa placa. Vi outras placas da Asrock com A320 dizendo que não eram compatíveis com 1600x e o pessoal usando tranquilamente o processador. Vou pensar se pego essa B450 ou arrisco na A320 mesmo e se não funcionar devolvo. Se pegar a A320 volto aqui para deixar o resultado.
  3. Até acharia melhor. Mas não estou achando nenhuma B350 por 50 Reais a mais. A Asrock está por R$ 299,00. Muito barata. Atualmente tenho um PC todo montado com meu filho com um Core2Duo, 8gb e uma GTX 1050 ti rodando os jogos que ele joga a 30FPS (por conta do processador) e no médio ou baixo. O objetivo seria trocar o Core2duo por esse 1600x que tenho parado aqui. Como já tenho todas as outras peças (processador, memória, cooler) só precisaria da placa-mãe. O processador ficaria em Stock mesmo pois ele não faz overclock (ainda) e seria só para ele rodar os jogos de maneira mais satisfatória com essa 1050 ti e futuramente com uma GTX 1060 de 6gb que uso. Por isso não queria nada muito caro...mas se for o caso...estou olhando umas B350 ou B450 que vi mais baratas. Estou pensando em uma Gigabyte B450M S2H que vi com um preço bom...mas tá custando 550 Reais...250 a mais que a Asrock A320.
  4. Link do site: https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HDV/index.br.asp#CPU Só tem processador até 65w. Entendo que o 1600x é compatível com o A320 mas a minha dúvida seria se a fabricante poderia limitar pela Bios alguns processadores. Neste caso ela não lista os processadores acima de 65w e ainda menciona as versões das bios para os demais processadores se tornaram compatíveis.
  5. No caso do 1600x, que é de 95w, essa placa daria conta considerando os seis núcleos? Outra coisa é que o 1600x não é listado como processador compatível no site da fabricante....mesmo assim ele seria compatível com a placa?
  6. No site da Asrock não lista o 1600x....que é o processador que tenho aqui parado e queria botar pra rodar em stock. Queria pegar essa placa que está bem barata mas surgiu essa dúvida se o processador rodaria mesmo não sendo listado no site do fabricante. Então surgiu a dúvida se meu processador rodaria nessa placa. Utilizaria 16gb da Corsair em 2666Mhz e uma GTX 1060 6gb. O cooler seria um Coolermaster T4 que acho que auxiliaria no resfriamento. São peças ociosas que tenho aqui e só falta a placa-mãe.
  7. Essa placa suportaria processadores Ryzen acima de 65w? como o 1600x ou 2700x?
  8. Post antigo mas vou ressuscita-lo para relatar a identificação do problema de travamento que persistiu e a resolução. No meu caso, e pode ser o de muitos aqui, o problema de travamento se relacionava com as memórias e ao gerenciamento das memórias pelo processador. Quando colocava em XMP a memória ia para 3200Mhz e meu Ryzen 1600x de alguma forma não gerenciava adequadamente e travava ou saia do jogo. Quando coloquei a frequência em 2666Mhz o problema não aconteceu mais e utilizei assim por mais ou menos um ano e meio sem ter problemas. Recentemente troquei meu Ryzen 1600x por um 3600x e consegui colocar as memórias em XMP rodando em 3200Mhz tranquilamente sem ter problemas de travamento ou fechamento dos jogos. Fica o relato para quem passar pelo mesmo problema.
  9. Minha dúvida é sobre que tensão colocar em memórias DDR4 que estejam trabalhando até a velocidade máxima suportada pelo processador. Por exemplo: Ryzen 5 1600 ou Core i5 9400 suportam memórias até 2667Mhz. Neste caso, se a velocidade da memória utilizada for até 2667 Mhz não existirá Overclock de memória então a tensão utilizada seria 1.2v (padrão DDR4) ou a tensão indicada para XMP de 1.35v?
  10. Seria possível utilizar todas as features do HDMI 2.0a com um adaptador ligado a entrada Displayport 1.2 do monitor? A exemplo do HDR que não é compatível com o displayport 1.2 mas é compatível com o HDMI 2.0a. Se ligar um adaptador na entrada Displayport 1.2 do monitor na saída HDMI 2.0a da Placa de Vídeo o HDR seria ativado?
  11. No caso da minha placa não tem a opção XMP mas tem D.O.C.P que acredito ser a mesma coisa. Coloquei nessa opção. Ela já colocou na configuração padrão da memória que é 3200. Quando testei no jogo o problema voltou. estou suspeitando que tem algo haver com minha fonte já que a tensão das memórias vão para 1.35v quando se coloca nessa frequência. Mas queria tentar outros testes para me certificar se realmente isso antes de trocar a fonte.
  12. Coloquei manualmente. Você conseguiu resolver o problema?
  13. Aproveitar o post para relatar meu caso que acho ser semelhante: Meu processador é um Ryzen 5 1600x em uma Asus Prime B350, as memórias são duas DDR4 3200 da Corsair de 8gb totalizando 16gb. No setup as memórias estavam funcionando normalmente em 3200hz. Estava tendo um problema apenas em jogos: eventualmente começava a ter umas quedas de FPS e de repente o jogo congelava e voltava para o desktop. Isso acontecia com todos os jogos e apenas com jogos. Fiz vários testes. Coloquei outra GPU, desliguei algumas fans, reinstalei drive de GPU, coloquei versões mais antigas dos drives da GPU, formatei o HD. Mesmo assim, o problema persistia. Nesse final de semana suspeitei que o problema era com as memórias pois lembrei que quando montei o micro isso não acontecia e que depois que configurei as memórias para trabalhar em 3200mhz que o problema começou a acontecer. Voltei a configuração padrão da placa-mãe que é em 2200mhz e 1.2v para as memórias e o PC rodou os jogos sem apresentar o problema. Uso uma fonte da Corsair HX520 que comprei em 2008. Gostaria de utilizar as memórias na frequência padrão delas que é 3200mhz. Será que o problema é com a fonte ou existe algo que poderia verificar?
  14. Atualizei BIOS e continuou dando problema. Segui o conselho de procurar se algum programa estava dando conflito e apaguei o Twitch Prime que tinha instalado na época que o problema começou. Não sei se foi coincidência mas resolveu...faz dois dias que o problema não acontece.
  15. Tb acho isso...que foi alguma atualização recente...mas que causou incompatibilidade com os Ryzen pois só vejo quem tem Ryzen reclamar. Eu tenho impressão que foi após a atualização do Drive da Nvidia mesmo por isso exclui GForce Experience. Vi que tinha uma atualização de Bios recente da minha MB. Quando chegar em casa vou ver se atualizando resolve o problema.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!