Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Domenor

Membros Plenos
  • Total de itens

    1.088
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

10

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Campinas
  1. Ôpa, aí sim Daniel, valeu pelas alternativas! Prefiro aprender... Vamos lá, vou verificar tudo isso que me passou e retorno ok? Obrigado!
  2. Então, já usei duas marcas de Mosfet sendo a última da ST, se acha o datasheet como STP20NM60 e essa corrente pulsante é de 80A também. Agora fiquei na dúvida com relação ao + - que vai na especificação de corrente do FKP253; o que quer dizer isso? É mais ou menos 20A ou que pode ser positiva ou negativa? Porque no datasheet do 20N60 não está dessa maneira e aí fiquei pensando se o erro não pode ser esse... ??
  3. Mas é Mosfet mesmo... Testei antes. É sempre uso ele em fontes. De qualquer forma, estou pensando em comprar o original, apesar de só achar no ML, bem mais caro e ainda arriscado a não dar certo...
  4. Olá pessoal; estou com um projetor Epson PowerLite X36+ que a lâmpada não acendia. Achei um mosfet FKP253 queimado na fonte ballast, que é a fonte que acende a lâmpada. Como não encontrei o FKP253, coloquei o P20N60C3 da ST que eu achei que era equivalente (FKP253 20A 250V 20N60 20A 600V). O projetor funcionou, acendeu a lâmpada, mas depois de poucos minutos o mosfet queimou novamente. Verifiquei tudo de novo e não achei mais nada queimado, minha única dúvida ficou sobre o trafo de alta tensão da lampada, pois a saida de um dos mosfet´s vai direto pra ele, mas como a lâmpada chegou a acender, creio que ele não está em curto, senão a Lâmpada nem acenderia, correto? Como neste circuito tem dois mosfet que ligam um polo da Lâmpada e outros dois ligam outro polo, e o mosfet queimado foi o que eu troquei, eu inverti, tirei um FKP253 que estava na outra linha e no lugar dele coloquei um P20N60 e o FKP253 coloquei onde estava o P20N60 que tinha queimado. Resultado queimou novamente o P20N60... agora, alguém pode explicar porque este bendito P20N60 não serve no lugar FKP253? Fiz um desenho muito tosco mais pra dar uma ideia dessa confusão toda que falei aí pra cima. Se alguém puder ajudar agradeço. Grande abraço!
  5. Conforme combinado, retorno sobre o reparo da placa citada; funcionou perfeito. Realmente eram fusíveis os componentes que mencionei. Obrigado a todos que opinaram. Bc, pode encerrar o tópico, obrigado!
  6. Realmente parece ser esse. Como não tinha achado nada coloquei fio de fusível comum. Estou esperando o retorno pra saber se deu certo. Obrigado Lopes pela informação
  7. É, vou fazer isso mesmo... Vou trocar os fusíveis e depois que testar na máquina posto o resultado. Obrigado!
  8. Então, o problema é que os dois estão abertos, e fiz um teste com fio de fusível comum e aparentemente funcionou, pelo menos piscou um led de comunicação que não acendia. Falta testar na máquina. É uma placa de um módulo finalizador (aqueles que agrupam e grampeiam as impressões) de uma impressora de grande porte. Tinha vários pontos de 5V e 3,3V que não tinha nada e depois de feito os jumpers com os fios dos fusíveis passaram a ter as tensões. Só queria ter certeza se é um fusível comum.
  9. Perdoem, faltou indicar qual o componente: é o ICP1 O jumper que está no ICP2 fui eu que coloquei, na realidade é um fio de fusível, que coloquei pra testar
  10. Olá pessoal, tudo bem? Alguém poderia esclarecer se este componente que estou enviando a foto é somente um fusível? Desde já agradeço Grande abraço Fusível[1].pdf
  11. Pois é, quem mandou não estudar o datashet direito antes de ir comprando componente... Tanto tempo esperando chegar este miserento pra nada! Obrigado pela ajuda!
  12. Olá pessoal, Alguém sabe dizer se o processador TMS320F28021PTT é programável e, se for, como fazer isso? Já li o datashet e pelo que acho que é programável, mas não tenho certeza. Ele é de uma placa de portão Triflex Top. Estava em curto, troquei mas não funcionou. Desde já agradeço a atenção!
  13. Muito obrigado ao Sérgio e à Isadora pelas colaborações. Tinha dois diodos desse abertos, troquei por diodos comuns e funcionou. Era uma fonte de impressora. Achei estranho, nunca tinha pego, e nesta mesma fonte, diodo aberto e resistor alterado pra menos... Mas o importante é que deu certo. Obrigado e um abraço!
  14. Olá pessoal, Alguém sabe dizer que tipo de diodo é esse da foto, o que está marcado como 1_8 ou seria 1_B ? Suspeito que seja Zener mas não achei nada com essa nomenclatura. Um abraço a todos!
  15. Mosfet queimando

    Ola pessoal, Depois de muito tempo, entrou uma outra fonte igual a essa pra reparo, defeito identico. Como nao tinha alternativa, resolvi desmontar o trafo da etapa dos 3,3V. Conferi todos os enrolamentos (eram 5 no total) e enrolei tudo novamente. Ficou bem tosco, mas por incrivel que pareca funcionou. Realmente algum dos enrolamentos, provavelmente o primario, estava em curto. Um abraço a todos!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×