Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferocactus

Membro Pleno
  • Posts

    23
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Ferocactus postou

  1. @Mestre88 Hum, bom saber! Eu realmente nem tinha pensado nessa possibilidade! Mas no meu caso nem posso me animar muito porque fiz uma faxina aqui e joguei quase toda a sucata fora. De qualquer forma, vou seguir sua dica e usar o diodo comum. Eu tava aqui lendo sobre esse tal passivated glass e pelo que entendi, é o mesmo diodo comum, só que construído para ser mais robusto, mais resistente a condições adversas, para aplicações que exigem alta confiabilidade.
  2. @Fervolt Valeu! Quando eu faço manutenção também gosto de tirar várias fotos, pra servir de referência sobre o estado da placa, e mesmo pra consultas futuras, comparações ou pra mandar pra algum colega, como você acabou de fazer! Dá pra ver bem os diodos e indutores. O resistor maior acho que é um que fica bem na entrada do circuito, funcionando como uma espécie de fusível, evitando sobrecorrente, etc. Consultei o datasheet do diodo CS1M e vi que ele é justamente aquele tipo recomendado pelo fabricante do LNK (diodo passivated glass). Pra variar, procurei esse diodo aqui no Brasil e ninguém tem. É impressionante como aqui não tem nada além do trivial. Mas na falta do diodo específico, vou usar um comum mesmo, como recomendou o Mestre88.
  3. É, talvez eu esteja tentando forçar demais a barra com esse negócio de economia. O datasheet do LNK fala em consumo de menos de 100mW sem carga, mas parece que pra isso ele precisa de um opto acoplador no circuito para servir como feedback de alguma coisa. Se você optar por não usar o opto, a fonte precisa ter uma carga mínima para manter a saída regulada. Eles então mandam colocar um resistor para gerar uma corrente de pelo menos 3mA. É como você falou, sempre tem que ter algum gasto para manter o circuito funcionando.
  4. @Mestre88 Eu também sempre faço fontes com capacitor, e funcionam muito bem. Mas uma coisa que me incomoda é que elas gastam energia o tempo todo, mesmo sem carga. Por isso me interessei em testar o desempenho do LNK nesse aspecto. Outro dia montei uma fonte capacitiva (220nF em série com 100R) e medi a corrente passando por ela em 127V. Deu 10mA. Fiz essa medição pra ter uma ideia de quanto ia gastar o circuito, ligado 24 horas por dia. Mas acho que talvez o valor medido não esteja correto, pelo fato de meu multímetro não ser True RMS. O que você acha?
  5. Valeu, Mestre88! Obrigado também pelo lembrete de segurança. A fonte vai ficar isolada, longe do alcance de qualquer dedo.
  6. Oi, pessoal, Pretendo montar uma fonte com o CI LNK304. Vou usar o circuito que eles sugerem na página 4 do datasheet, com saída 12V 120mA. O problema é que não encontro em lugar nenhum o diodo 1N4005GP. Esse GP indica que o diodo é do tipo "Glass Passivated". Alguém que tenha já visto fontes semelhantes com o LNK sabe me dizer se posso usar outro tipo de diodo? Obrigado amigos!
  7. Puxa, gente, muito obrigado a todos vocês por essas informações. Assim que eu tiver um tempo vou trocar esses componentes e posto os resultados aqui.
  8. Muito obrigado, Mestre88! Vou conferir direito onde está ligado o resistor.
  9. Não tenho, mas vou tirar uma foto e posto aqui. O equipamento é um carregador de bateria, usado na instalação de um gerador. O carregador tem uma fonte chaveada, que pega 220 AC e reduz pra uma tensão CC mais baixa, usada pelo circuito que carrega uma bateria chumbo ácido de 12V (bateria de carro). Não fiz um acompanhamento detalhado de onde está ligado esse resistor e nem sei a função dele, mas está perto do transformador da fonte, próximo também dos diodos retificadores e do capacitor de filtro, logo na entrada do circuito. O grande problema é que não tenho o esquema desse circuito. O carregador foi atingido por um raio, que torrou um termistor, os 4 diodos retificadores e mais esse resistor. O complicado é essa sequência de cores, que para mim, não faz sentido.
  10. @Isadora Ferraz Obrigado, Isadora. Eu entendo que prata multiplica por 0.01 e ouro multiplica por 0.1. Mas veja: o resistor em questão tem 5 faixas, e não 4. No caso de 5 faixas, a terceira faixa não não deveria ter essa função de multiplicador, pelo menos eu não encontrei nada que comprove isso. Esse caso que você citou valeria se o resistor tivesse 4 faixas. darksimoes, eu também pensei nessa possibilidade de a faixa ser cinza, e não prata. Mas já olhei com uma lupa, em várias condições de luz, e parece muito mais prateado. Considerando que seja cinza, então o resistor é 56R8, com 1% de tolerância. Infelizmente ele tá parcialmente carbonizado, e isso deve ter alterado o valor, porque medindo com um multímetro, deu mais ou menos 680K.
  11. Primeiro: aquele resistor tem 5 faixas. Nesse tipo de resistor, as três primeiras faixas são os dígitos. A quarta faixa é o multiplicador, e a última faixa é a tolerância. O problema é que se você consultar uma dessas "calculadoras" de resistor de 5 faixas, a terceira faixa pode ser qualquer cor, menos ouro ou prata. Ela pode ser cinza, mas pela foto, aquilo não parece cinza.
  12. Valeu pela ajuda, darksimoes, mas infelizmente não ajudou. Foi por isso que eu falei lá em cima pra reparar bem na sequência de cores. Se você prestar atenção, e segundo a tabela de cores que você mesmo me mostrou, as cores naquele resistor não fazem sentido.
  13. Vou ficar muito surpreso se alguém souber me dizer qual o valor desse resistor. Reparem nas cores:
  14. Obrigado pela ajuda, pessoal! Achei a ideia do diodo interessante, mas se houver uma falta de energia na rede elétrica, a carga em cima da bateria pode ficar muito alta em alguns instantes, podendo chegar a 80 amperes. Aí eu precisaria de um diodo que suportasse essa corrente com uma margem de folga. Estou estudando o datasheet do bq24450, que é praticamente idêntico ao UC3906 (a pinagem e as funções são as mesmas, só mudam os nomes). A página 12 desse manual diz que é possível mudar o ponto de transição em que o circuito "vê" que é hora de terminar a carga da bateria. Esse ponto, definido no datasheet como Itaper, corresponde a 10% da corrente que carrega a bateria (Imax). Então se eu conseguir mudar Itaper para um valor acima de 10%, o problema também vai estar resolvido (se Itaper for ajustado, por exemplo para 0,4 ou 0,5 amperes). O importante é esse valor ficar acima da corrente drenada pela carga ligada à bateria. Desculpem pelo post longo, mas acho que deu pra entender. Enfim, estou estudando o assunto (esse caminho e também a possibilidade de usar os diodos). Se alguém mais puder ajudar, por favor, dê uma sugestão!
  15. Albert, Victhor e Giovanny, mais uma vez, obrigado pela ajuda que estão dando! Albert, eu nem tive muito tempo de ontem pra hoje, mas enfim, vou providenciar o trafo de 5 amperes mesmo, fazer uns testes na prática e ver no que dá.
  16. Muito obrigado, albert_emule! Vou seguir sua sugestão. Já ouvi falar desse programa várias vezes, mas nunca testei. Acho que agora é uma boa oportunidade.
  17. Valeu pela sugestão, Giovanny, mas por equanto, tenho que seguir com o projeto atual mesmo, que usa o controlador de carga UC3906. Esse controlador gerencia a potência que é entregue à bateria, de forma que quando a bateria está carregada, ele se encarrega de mantê-la nesse estado, mas sem nenhum risco de sobrecarregar nem superaquecer nada.
  18. Olá pessoal! Alguém aqui já usou o controlador de carga de bateria UC3906? Pelo que estudei no datasheet, a transição de overcharge para float charge se dá quando a corrente fluindo para a bateria cai a 1/10 de Imax. O carregador que estou montando tem Imax = 3A, portanto, a corrente entrando na bateria tem que cair até 300 mA, para o CI entender que a bateria está carregada e passar para o modo de flutuação. O problema é que nesta bateria vai ficar ligado um equipamento que drena 350 mA o tempo todo. Nesse caso, a corrente monitorada pelo UC3906 nunca vai chegar aos 300 mA necessários para o carregador entrar em flutuação. Será que alguém aqui com experiência neste CI já passou por uma situação semelhante? Alguma sugestão nesse caso? Obrigado a todos!
  19. Obrigado pela ajuda, Isadora e MOR! O carregador que estou montando vai ter um CI próprio para controlar a carga de baterias chumbo ácido. Ele controla a corrente que carrega a bateria usando um resistor e um transistor de potência. No meu caso, ajustei essa corrente para 3 amperes. Á medida que a bateria carrega, o CI monitora a tensão nos terminais da bateria e também a quantidade de corrente que ela aceita. Quando a bateria está carregada, a corrente pára de fluir (ou diminui a um nível mínimo) e o integrado mantém uma tensão de flutuação estável (que eu configurei para 13,8 volts). O esforço agora está concentrado em fazer a fonte que vai alimentar tudo isso. Como o integrado regula a tensão e a corrente sobre a bateria, a tensão de entrada no circuito precisa ser mais alta que a tensão regulada que chega até a bateria, por isso escolhi um trafo de 18 volts.
  20. Obrigado a todos que responderam! Infelizmente no meu caso, aproveitar um transformador usado não vai dar. A minha dúvida é basicamente se posso usar um trafo de 18V 5A, retificado por uma ponte de diodos 6A8 (diodo retificador 6 amperes) para conseguir uma fonte DC de cerca de 14,5 volts @ 3 amperes. O colega albert_emule citou o fator de potência 0,6. Eu realmente não entendo nada deste assunto, mas já vi um texto em inglês falando algo como "a corrente DC obtida de um trafo é equivalente a corrente do secundário multiplicada por 0,62". Nesse caso, para conseguir os 3 amperes que eu preciso, teria que comprar um trafo de 5A, pois 5 x 0,62 = 3,1. Essa linha de raciocínio tá correta? Mais uma vez, obrigado a todos pela atenção e paciência!
  21. Olá, pessoal! Estou montando um carregador de bateria chumbo ácido e preciso escolher um transformador para a fonte. Configurei o circuito pra fazer a carga inicial da bateria a 3 amperes. O transformador que eu penso em comprar tem secundário de 18 volts (sem aquela derivação central, portanto vai ser retificado por uma ponte de 4 diodos). Mas aí surgiu a dúvida quanto a corrente: se o circuito precisa de 3A DC, um trafo com secundário de 3 amperes é suficiente, ou eu tenho que comprar um transformador com uma margem de folga? Existe um cálculo aproximado que eu possa fazer nesse caso? Obrigado pela atenção!
  22. Estou pensando em comprar uma e120n, mas tenho dúvidas sobre a recarga. É preciso desmontar completamente o cartucho do toner para fazer uma limpeza ou posso simplesmente abrir uma tampinha e despejar o toner novo sem me preocupar em limpar e desmontar nada? Obrigado, pessoal!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!