Acredito que isso seja uma questão cultural, onde o TER vale muito mais que o SER. Sou totalmente a favor do boicote mas infelizmente a grande maioria pouco instruída da população engole qualquer coisa e acredita em tudo que vê na TV. E as empresas, já conhecendo esse comportamento do consumidor brasileiro, se aproveitam disso.
Somos bombardeados diariamente pela publicidade massiva nos dizendo que pra ser mais feliz ou pra fazer parte do "grupo" precisamos ter isso ou aquilo. Se fossemos um pouco mais questionadores não cairíamos nisso tão facilmente.
As pessoas se endividam só pra poder ter aquele produto "do momento" e não fazem a menor ideia de que em outros países este produto chega a menos da metade do preço aqui, faz o carnezão em 60 parcelas com juros e ainda acha que fez um bom negócio.
É como várias pessoas já disseram acima, os consumidores acabam comprando coisas pela marca sem nem saber as especificações só porque "está na moda", não importa o preço, não importa os recursos, não importa saber usar, o importante é mostrar que tem.
Enquanto nossa cultura funcionar assim as empresas continuarão abusando do mercado brasileiro, porque sabem que mesmo que seja caro as pessoas dão um jeitinho de ter aquilo. Imagino que a maneira de começar a mudar esta cultura seria através da educação, mas pelo que vemos parece que isso está bem longe de acontecer, afinal população pouco instruída é bem mais fácil de manipular.