Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

amd3000

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que amd3000 postou

  1. ok, mas era nessa faixa de preço mesmo que eu queria, valeu mesmo
  2. Olá, eu gostaria de saber qual seria uma boa fonte para essa configuração: PCI EXP2.0 1GB mem. XFX ATI R HD4850 625M DDR3 MB P4 775P 1600M ASUS P5QL SE MEM DDR2 2048MB 1066MHZ MARKVISION x2 módulos Processador Core 2 Duo E7400 de preferência que custe menos de 100 reais e tenha no mínimo uns 300W
  3. eu gostaria que alguém de dissece qual seria a melhor fonte para essa configuração: VGA PCI EXP.1GB XFX ATI R HD4850 625M DDR3 ZDFC ASUS P5Q Deluxe MEM DDR2 2048MB 1066MHZ MARKVISION x2 módulos HD SATA 250GB Samsung o processado é um Core 2 Duo E7400 será que um fonte que 400W dá????
  4. Tua esteira deve ser a de 110V, a minha é de 220 e o motor é 180V DC. Ainda não tive solução, pois não tirei o capacitor da placa antiga para colocar na minha "gambiarra" que dava muito faiscamento. Uma coisa eu aprendi: não compro mais nada da Caloi. Eu tive a minha 1ª bicicleta ha uns 30 anos atrás e lembro que vivia com problemas nos rolamentos, etc. Agora, depois de 30 anos acheis que a marca tinha mudado, mas continua a mesma droga. Quando eu tiver mais tempo, vou tentar colocar o capacitor, mas acho que não vais resolver, pois andei pesquisando controladores de motor DC e sempre hávia indicações de que deve-se usar controlador que forneça ao motor uma onda constante, com cortes em sua amplitude, como se fosse um sinal digital, que vai de zero a 100% da tensão. O circuito de chuveiro que montei fornece uma onda senoidal (não tenho equipamento para verificar), mas é o que o Triac pode fornecer. Além disso, deve ter o problema de ser carga indutiva, o que piora s coisas. Se voce ou outra pessoa tiver alguma opinião, seria interessante compartilhar.
  5. Testei hoje se a esteira funcionava com um controlador de chuveiro usando triac. Usei o circuito de um chuveiro eletrônico da marca Zagonel, que tem a saída em CA; Coloquei uma ponte retificadora com 4 diodos 1n4007 e conectei ao motor da esteira. Não obtive bons resultados. O motor da esteira esquentou bem mais que o normal, ficou com um ruído meio estranho (deve ser o zumbido da freqüência de 60Hz da rede elétrica). O triac é de 40A 600V e também esquentou um pouco, mas não tem um dissipador muito grande. Os diodos também esquentaram, pois são para 1A e acho que passa até acima disso para alimentar o motor de 1,4HP. O pior mesmo foi o faiscamento muito intenso nas escovas do motor, e um pouco de cheiro de queimado. O que pode ser, já que a faixa de tensão ficou entre 100 e 200 V CA com o triac, bem próxima do que o circuito original fornece? Seria a forma de onda de saída do triac/ponte retificadora? Não coloquei capacitor junto à ponte, pois não tenho um com boa capacidade/tensão, a menos que tire o que está na placa original (250UF -400V). Não deixei muito tempo ligado, pois creio que queimaria o motor. Notei que o faiscamento das escovas é bem maior quando se sobe a velocidade, e quando estabiliza quase para. Se reduzir a velocidade, o faiscamento desaparece enquanto a rotação vai caindo, mas volta assim que estabiliza na velocidade menor. Isso tudo sem carga. Se colocar carga, o faiscamento é absurdo e com certeza danificaria as escovas e até os fios internos do motor pelo aquecimento. Se a saída da placa original e a que montei é em corrente contínua, como pode dar tanta diferença? Alqguém sabe se existe alguma solucção, como colocar um capacitor de grande capacidade junto à ponte retificadora? O motor é uma carga indutiva, com consumo relativamente grande de corrente. Adiantaria mesmo colocar um capacitor? O marcador de velocidade do painel realmente nada tem a ver com a placa controladora de velocidade, pois mediu também com o meu circuito feito com o triac. O motor também continuou apresentando o mesmo problema de "fadiga" ao colocar carga. Ele funciona com rotação bem menor quando se aplica carga, damesma forma com os dois circuitos diferentes. Isso não acontecia quando a esteira era nova. Como ele pode perder força com o tempo? As escovas eu troquei e não adiantou nada. Os contatos metálicos onde as escovas encostam parecem um pouco desgastados, mas acho que sempre foi assim desde nova.
  6. Sim, é isso mesmo, mas não sei se seria viável. Se alguém entende mais, pode deixar sua opinião/sugestão. Estou com receio sobre a segurança contra choques elétricos, mas acho que não muda muito do que já existe atualmente com a placa original. Além disso, creio que terei dificuldades para calibrar, encontrando o ponto mínimo/máximo de velocidade. Outra dúvida é quanto ao painel que mostra a velocidade/Km/Tempo. Seria ele independente da placa controladora? (sei que tem alimentação por 2 pilhas AA e um sensor magético acoplado à roda que gira a lona da esteira).
  7. Troquei as escovas há poucos dias, estão ainda novas. Sobre a ponte retificadora, eu me referia à troca pelo circuito do chuveiro, que tem saída em CA. Após isso ficaria em CC, já que o motor é CC. (seria retirada a placa original e substituída pela do chuveiro e acrescentando a ponte retificadora). Não sei se isso seria viável, mas não deve ser muito diferente do que o circuito original faz. Talvez o problema seria uma tensão de saída maior, já que o motor é 180V CC. (Medi a tensão sobre o motor e deu 80V CC na velocidade mínima e 210V CC no máximo - portanto já está além da capacidade nominal do motor). Quanto ao aquecimento do tiristor, acho que não será tanto, pois ele é para 40A 600V no chuveiro (refrigerado com a água do próprio chuveiro), e aqui deve dar muito menos com 1,4HP de motor (não tenho como medir, pois meu multímetro só vai até 500mA). Como muitos motores de escovas trabalham em CA e CC, como saber com certeza se o meu é compatível? (Join Motors 1.4Hp 180Volts Permanent Magnet DC Motor). É meio inviável comprar uma placa nova, pois custa 250,00 e o circuito do chuveiro eu tenho de um usado e funcionando. Levar na assistência da Caloi é besteira, já tentei várias vezes e eles não consertam, só colocam peças novas. Durante a garantia já tinha este problema e trocaram o motor e também a placa controladora. Durou mais 1 ano e agora está fora da garantia.
  8. Tenho uma esteira da marca Caloi (CL3206C) que constantemente desliga sozinha, a cada 10 ou 15 minutos, e a mudança de velocidade é meio lenta, mesmo com carga de 60Kg (ela é para 100Kg). Ás vezes ela não consegue subir a rotação com carga, mas sem carga vai normal. Além disso, quase nunca marca o tempo e os Kms no painel. Existe alguma ligação da placa controladora com o painel? Seria possível trocar a controladora por um dimmer usado em chuveiros? (ele entregaria corrente alternada e o motor recebe da placa corrente contínua). Sei que muitos motores de escova aceitam as duas formas, mas não creio ser este caso: está escrito Join Motors 1.4Hp 180Volts Permanent Magnet DC Motor (Ind Brasileira) A placa é Athletic conv Rev2 Placibras e tem outro nº que não sei se é de série: 44-06 E se fosse colocada uma ponte retificadora com 4 diodos e usado um capacitor de 250UF -400V (os mesmos que estão na placa atual dela)?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!