Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Danewlo

Membros Plenos
  • Total de itens

    84
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

2

Sobre Danewlo

  • Data de Nascimento 05-05-1985 (33 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Bezerros-PE
  1. @Sérgio Lembo Obrigado por responder! Só não entendi a parte que diz "na parte inferior do braço". o que você quis dizer com isso? obrigado mais uma vez!
  2. Pessoal, bom dia! Esse post está relacionado a um outro criado na área de televisores e projetores (link:https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1315434-samsung-pl51e8000-com-relê-armando-e-desarmando/), mas talvez aqui, mais pessoas com conhecimento sobre o funcionamento de IGBTs possam vê-lo. O caso é o seguinte: Levei o meu televisor para um técnico e ele dessoldou um dissipador com 4 IGBTS que se encontram em curto. São dois pares de IGBTs. Dois RJH30H1 e dois RJP30H1. O fato é que ele não marcou a posição desses IGBTs, e os desparafusou do dissipador. Ou seja, não se sabe mais a ordem de soldagem dos mesmos. Vou mostrar o que consegui descobrir até agora, e espero que os Senhores possam me ajudar de alguma forma a descobrir como ordená-los. Aqui o datasheet do RJP30H1 Eis o datasheet do outro IGBT, o RJH30H1. Percebam que ele faz uma função diferente do anterior (a notação de um diodo entre o emissor e o coletor) e espero, sinceramente, que isso forneça alguma pista, junto com a foto que vem logo depois desta: Agora uma imagem da placa dual layer, onde os IGBTs precisam ser soldados, com seus respectivos terras especificados Pelo terra, percebe-se claramente que eles estão organizados em pares. Só preciso descobrir se o par da direita é o de RJPs e o da esquerda de RJHs, ou vice e versa. Realmente espero que aquela função extra do RJH mais a informação do terminal terra de cada componente ajude a desvendar esse mistério. Agradeço desde já! Danilo
  3. Pessoal, bom dia! Esse post está relacionado a um outro criado na área de televisores e projetores (link:https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1315434-samsung-pl51e8000-com-relê-armando-e-desarmando/), mas talvez aqui, mais pessoas com conhecimento sobre o funcionamento de IGBTs possam vê-lo. O caso é o seguinte: Levei o meu televisor para um técnico e ele dessoldou um dissipador com 4 IGBTS que se encontram em curto. São dois pares de IGBTs. Dois RJH30H1 e dois RJP30H1. O fato é que ele não marcou a posição desses IGBTs, e os desparafusou do dissipador. Ou seja, não se sabe mais a ordem de soldagem dos mesmos. Vou mostrar o que consegui descobrir até agora, e espero que os Senhores possam me ajudar de alguma forma a descobrir como ordená-los. Aqui o data sheet do RJP30H1 Eis o datasheet do outro IGBT, o RJH30H1. Percebam que ele faz uma função diferente do anterior (a notação de um diodo entre o emissor e o coletor) e espero, sinceramente, que isso forneça alguma pista, junto com a foto que vem logo depois desta: Agora uma imagem da placa dual layer, onde os IGBTs precisam ser soldados, com seus respectivos terras especificados Pelo terra, percebe-se claramente que eles estão organizados em pares. Só preciso descobrir se o par da direita é o de RJPs e o da esquerda de RJHs, ou vice e versa. Realmente espero que aquela função extra do RJH mais a informação do terminal terra de cada componente ajude a desvendar esse mistério. Agradeço desde já! Danilo
  4. Entendo perfeitamente, @BCP! Mas se você é assim como eu, não desiste antes de tentar. Por isso eu vou tentar uma última cartada, antes de adquirir uma placa inteira. Eis o diagrama do RJP Eis o diagrama do RJH. Percebam que ele faz uma função a mais que o RJP, é como se fosse um diodo entre o emissor e o coletor. E eu espero que a próxima foto ajude a matar a charada, junto com essas informações, porque só deve haver um jeito correto de encaixar esses transistores e alguém aqui que entenda um pouco mais de eletrônica certamente vai perceber. Eis a foto da placa com os terminais onde serão soldados os ligados ao terra. Como eu suspeitava, dois iguais, do lado de dois iguais. Lembrando que essa é a face superior da placa e que a face dos transistores (o lado que contem a especificação fica voltada pra baixo, face à face com o lado superior da placa. Espero que agora consigamos resolver esse mistério! Obrigado mais uma vez, amigos!
  5. @BCP Tem razão! Infelizmente é assim mesmo que funciona. adicionado 6 minutos depois Eis aqui os datasheets dos respectivos transistores. Ambos são N channel e isso me deixou meio confuso. Por favor, se puderem, deem uma olhada. https://datasheet4u.com/datasheet-pdf/Renesas/RJH30H1DPP-M0/pdf.php?id=721528 https://datasheet4u.com/datasheet-pdf/Renesas/RJP30H1DPP-M0/pdf.php?id=718437 Agradeço mais uma vez a ajuda de todos, @BCP, @TvCrow e @Ricardo S Ferreira
  6. @Ricardo S Ferreira Obrigado mais uma vez, Ricardo! Vou continuar sondando mais um pouco! Cara... Como é possível que não se encontre um esquema de uma placa como essa na internet?
  7. @Ricardo S Ferreira Muito obrigado! Essa sua informação pode ser valiosíssima. adicionado 6 minutos depois Outra coisa que percebi... Se os Senhores olharem direito, perceberão que onde vão os transistores existem os códigos XS8 e XS7, enquanto que na outra foto os códigos são XG6 e XG7, certamente é uma forma de o fabricante da placa identificar os transistores e me sugere que eles são soldados aos pares RJP ao lado do RJP e RJH ao lado do RJH, mas não me diz nada quanto à se o "S" significa o transistor RJP ou o RJH.
  8. Pessoal, eu preciso do esquema desse TV. O técnico encontrou 4 MOSFETS em curto em outra placa ligada diretamente à ysus. São 2 RJH30H1 e 2 RJP30H1. https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/451231/RENESAS/RJH30H1DPP-M0.html http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/451354/RENESAS/RJP30H1DPD.html (link da versão em smd) Os Senhores devem estar perguntando qual o problema? É só substituir os MOSFETS! O problema é que o técnico não marcou os lugares dos MOSFETS e como vcs podem ver eles são diferentes! Ele desparafusou do dissipador e não sabe mais a ordem! Um modelo é PNP e o outro NPN. @BCP @TvCrow O que eu faço? adicionado 8 minutos depois
  9. Boa tarde! Preciso do esquema da Samsung PL51e8000. Alguém tem pra me indicar?
  10. A coisa se complicou. Recebi a placa ysus, mas diferentemente da minha, e apesar de ter a mesma especificação, ela veio com um conector à mais ligando-a à régua esquerda e obviamente, com alguns mosfets a mais. Fora isso, e a trava faltando de um dos cabos flats, ela encaixou perfeitamente. O problema entretanto persistiu. O relê continua armando e desarmando. Ou seja, o problema provavelmente não está na placa ysus. Decidi devolver a placa que adquiri aproveitando a política de devolução do Mercadolivre. Como não acho correta a atitude do vendedor arcar com as custas da devolução, principalmente por se tratar de um particular, não de uma loja grande, vou pagar o frete diretamente ao vendedor. Não tenho muito tempo, por causa da faculdade de engenharia e do trabalho, então deixei o TV com um técnico há umas semanas atrás. Ele não repara placas. E a ideia dele é que eu espere que um TV do exato modelo apareça com atela quebrada pra que ele possa substituir todas as placas e descobrir o defeito. Eu acho que vou levar a vida toda esperando se for assim. Tô de novo sem saber o que fazer. Penso em recolher o TV e tentar encontrar os componentes defeituosos e reparar a placa, porque esperar meses não dá.
  11. @BCP Agradeço mais uma vez o tempo dispensado! Confesso que não verifiquei os resistores. Devo fazer isso na fonte também? Como eu já disse ali em cima, tô encucado com a tensão VS saindo da fonte com 25v acima dos 207v ideiais. O técnico insiste em dizer que a tensão acima do normal ocorre porque a placa ysus está desconectada (de outra forma, se ela estivesse conectada, seria impossível medir as tensões, já que o relê arma e desarma o tempo todo). Segundo ele, se a ysus estivesse funcionando e eu medisse a tensão no Teste point do VS, a tensão daria correta. Eu realmente acho isso incorreto, mas confesso que não tenho muita experiencia com eletrônica. Isso é correto? A tensão fica mais alta quando uma das placas não está conectada? Não deveria medir 207v na saída da fonte para a placa ysus, mesmo com o conector de alimentação dela desacoplado? adicionado 1 minuto depois P.S. Encontrei a mesma placa por R$300,00, já com o frete.
  12. Bem, pessoal... a trama se adensa. Levei o televisor num técnico especializado em TVs e ele condenou a placa, mesmo eu insistindo que, essa questão da tensão VS estar em 230V, ao invés de 207V, é estranha e poderia sugerir algum problema na fonte de alimentação. Perguntei se não haveria como reparar a placa e ele disse que não faz esse tipo de serviço, porque depois podem surgir outros problemas e blá, blá, blá, blá... Pois bem... Levando em consideração que ele tenha razão, fui à procura de uma placa pra substituir a que, segundo ele, está danificada. Achei uma única, pela bagatela de R$588,00, fora o frete, no Mercado livre. Segue link abaixo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000915644-samsung-pl51d8000fg-placa-y-sus-lj41-09427a-lj92-01766a-_JM Pra amarrar todas as pontas, perguntei se funcionaria numa PL51E8000. O vendedor respondeu de pronto que NÃO servia. Como vocês podem ver no anúncio, o modelo ofertado é do PL51D8000fg. Entretanto, ao verificar as especificações das placas (peço encarecidamente que comparem as fotos do anúncio, com a foto do anexo que envio junto com esse post) percebi que são idênticas... Não sei se é estupidez do vendedor, ou se é burrice minha, talvez desconheça alguma coisa que impeça a placa do anúncio de funcionar no meu TV, mas confesso que estou sem saber como agir. Se alguém puder me dar uma ideia, agradeço! adicionado 5 minutos depois Essa (logo abaixo) é a placa em questão. Como podem ver, as mesmas especificações do anúncio. Vale à pena tentar repará-la? Vale à pena pagar mais de R$600,00 por uma usada + frete? (PLACA DO MEU TV) adicionado 10 minutos depois Aqui as perguntas e respostas trocadas entre o mim e o vendedor. Essa última resposta me deixou ainda mais confuso. Realmente não sei o que fazer. Devo recolher o TV e tentar reparar a placa? Devo comprar essa do ML que eu nem sei se vai funcionar, ainda acreditando que há um problema também com a fonte? adicionado 17 minutos depois Aqui fotos do anuncio no mercado livre para que os senhores mesmos possam comparar. adicionado 35 minutos depois @tvcrow @bcp
  13. @BCP Obrigado mais uma vez! também suspeito que o problema esteja nessa placa. Só me corrigindo o problema parece estar na placa ybuffer, não na ysus. adicionado 3 minutos depois @TvCrow Obrigado por responder! Fiz os testes e a tensão VA está correta. A tensão VS, entretanto está 25v acima do especificado, ou seja, 232v. Achei que essa tensão a mais poderia ser causada pela falta da carga da placa ybuffer, desconectada da fonte na hora do teste. Achei que a tensão VS estivesse normal, mas percebo agora que posso estar enganado. Será que há algum problema na fonte que está gerando uma tensão superior à demandada? Agradeço mais uma vez!
  14. @BCP Primeiramente, obrigado pela atenção dispensada! Fiz o teste removendo a alimentação da Ysus e o relê armou e não desarmou mais. O led fica piscando mas o relê não fica mais armando e desarmando. Isso pode ser um indício de que o problema está nessa placa? Você saberia dizer se existe algum manual com procedimentos de testes pra esse modelo de TV Samsung, como tensões corretas da fonte, tensão VS, por exemplo? Agradeço mais uma vez!
  15. Pessoal, boa tarde! Minha TV citada acima, passou algum tempo parada, uns 30 dias. Liguei e ela funcionou normalmente por um tempo. Enquanto ia ao banheiro, escutei 3 estalos. Voltei correndo e quase me joguei no chão, como nos filmes, pra desconectá-la da tomada. Senti logo o cheiro característico de componente queimado. Abri a tampa traseira pra investigar e de cara vi um capacitor cerâmico (331k 1kv) estourado. Verifiquei o comportamento de componentes em torno dele e também encontrei dois FETRJP30h1danificados. Um em curto e outro com um comportamento estranho. Substituí os componentes danificados (os RJP30H1substituí por dois RJP63f3 idênticos, e o capacitor, por um de 2kV, na falta de um de 1kV.) Verifiquei as linhas das outras placas quanto à curtos e nada foi encontrado. Como tudo parecia certo, resolvi ligar o TV. Ao conectar na tomada (ainda com a tampa aberta e olhando o fundo da TV na intenção de verificar algum faiscamento ou qualquer outra coisa errada) ouvi o estalo do relê e fiquei todo animado. Mas a minha animação durou somente um segundo, porque o relê desarmou. E ele fica assim, quando eu deixo ele na tomada. Arma, um segundo depois, desarma. Arma, um segundo depois, desarma. Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Agradeço desde já!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×