Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

joker68

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olá galera. Este é meu primeiro post no site, embora volta e meia eu passe aqui para aprender um pouco. Desculpem o "muro de texto", mas preciso contextualizar para ficar mais claro como a coisa surgiu - pode ajudar quem porventura já viveu algo parecido. Tenho uma mobo ASUS P8Z77-M com um i5 3570K que até bem pouco tempo atrás estava overclockado a 4.5Ghz. Um dia a máquina ficou desligada da tomada e ao religar ela não acionava, mortinha da silva, e foi necessário zerar a CMOS para ela bootar novamente. Isso aconteceu mais umas duas ou três vezes, e então eu troquei a bateria da placa (embora ela aparentemente estivesse com carga). Aparentemente resolveu, mas um ou dois meses depois deste episódio, do nada o Windows 10 parou de detectar a iGpu do processador. Dentro da própria BIOS não aparecia mais a opção de iGpu, embora o chip continuasse sendo detectado corretamente como um i5 3570K. Pois bem, passei a conectar ambos os monitores na GPU dedicada (tenho dois monitores, e deixava um ligado na iGpu apenas para monitorar e-mails, etc). Tentei fazer um upgrade de BIOS, mas a máquina travou e tive que "voltar" a versão anterior. Ficou assim um bom tempo, mais de 6 meses. Agora o problema mais estranho: desde semana passada, meu overclock "sumiu". Entrei na BIOS, e embora eu carregue o perfil que está gravado, na hora de salvar, o CPU Mult trava em 34 (isto é, 3400 Ghz). Qualquer número maior que isso que eu coloco (antes era 45), ele volta para 34. A única forma de fazer overclock é usando o recurso de OC da própria placa, que faz um OC "automático" daqueles bem porquinhos (chega a 3,9Ghz apenas, com umas voltagens meio exageradas e alterando a frequencia do barramento PCI, o que eu não gosto). O que já fiz: zerei CMOS e refiz a BIOS (desta vez ela aceitou a última versão numa boa, mas não mudou em nada o comportamento). Cheguei a pensar que pudesse ser algo com o processador, mas ele não dá pau nenhum durante o uso, e a máquina passa pelo menos 16 a 18 horas por dia ligada em funcionamento, incluindo jogos, tudo lisinho. Li em sites gringos uns caras que "renovaram" a BIOS de umas P8Z77-V PRO usando um rebuilder da AMI (fabricante da BIOS da Asus), mas não achei nada referente ao modelo da minha placa específica. Para mim parece que alguma coisa bugou na BIOS e não consigo restaurar quando faço o reflash. Se fosse o processador, que eu saiba ele não poderia funcionar liso "apenas com o módulo de iGpu pifado e sem suporte à capacidade de overclock". Alguma ideia de por onde posso começar? Detalhes da máquina: ASUS P8Z77-M i5 3570K (atualmente overclock leve de 3.9Ghz) Fonte Seventeam 850W reais 80+ Obrigado por qualquer dica.
  2. Bom, não cheguei a ter o problema de tela preta, mas nas últimas semanas estou com problema de "perda de conexão". Ocorre apenas no Youtube. Usando o último firmware disponível no momento em que escrevo (começou a acontecer no firmware anterior). Ao abrir o Youtube e começar a rodar um vídeo, ele roda por alguns minutos e então a TV interrompe o vídeo e pede para que eu conecte o aparelho à Internet. É preciso fazer todo o processo de conexão novamente. Às vezes esse processo se repete por mais de uma vez, outras vezes apenas uma ocorrência basta para "corrigir" momentaneamente o problema. Em nenhuma outra app de Internet ocorre esta "desconexão" (ex. Netflix roda por horas a fio, sem interrupções). A TV está conectada por cabo 100Mbps. Mais alguém com este problema? EDIT: problema resolvido depois da troca do modem da NET (era um HUMAX, agora é um THOMSON). Pelo jeito o app do Youtube é mais sensível a rápidas interrupções de conexão.
  3. Atlis, sua placa pode estar com sujeira no cooler. Vi pela imagem que ela está rodando a 100% no cooler, mas está com alta temperatura. Se não for sujeira (você disse que trocou a pasta térmica, então acho que se fosse sujeira você teria visto), então a sua máquina pode estar muito quente do lado de dentro do gabinete. 1) Experimente funcionar com a máquina em um local mais arejado, ou sem a tampa lateral do gabinete, e veja se a temperatura baixa. 2) Veja também se existe uma outra placa no slot próximo à placa de vídeo - se for possível, remova-a e use outro slot, deixando o slot próximo à placa de vídeo livre para uma melhor circulação de ar. 3) Atrás do seu gabinete, por onde a placa expulsa o ar quente, procure deixar um espaço, de forma que o ar não fique "preso" e possa fluir para longe da máquina livremente. Se nada disto funcionar, remova o cooler e troque a pasta novamente. Pode ser que ao trocar a pasta o cooler não tenha ficado bem colocado. Boa sorte.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!