Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fauzisp

Membro Pleno
  • Total de itens

    84
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

5

Sobre fauzisp

  • Data de Nascimento 18/09/1956 (65 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Pederneiras (SP)
  • Sexo
    Masculino
  1. Ok ... vou aguardar chegar meu smart multimetro para testar esses capacitores. Também fiz outro teste, injentando o sinal do celular na grade da válvula amplificadora e o som saiu legal, o que significa que a etapa de amplificação está boa. Também tô achando que pode ser calibração das bobinas de FI e isso não tem como eu fazer (não tenho instrumentos e nem conhecimento suficientes). Só vou mesmo testar esses últimos componentes que você citou e caso estejam bons vou me dar por satisfeito pelo conhecimento adquirido. Aqui na minha cidade não tem nenhum técnico que possa calibrar pra mim e mandar pra fora não compensa.
  2. Boa noite amigos, Bem, o que fiz foi usar um pequeno amplificador (caixinha de som de computador) e ligar no potenciômetro do rádio. Ai o som saiu mais alto nas caixinhas de som, sinal que o problema está na etapa de amplificação. Amanhã vou tentar testar o transformador de saida, ligando uma lâmpada em série no primário e depois no secundário pra ver se acho alguma coisa errada com ele.
  3. Bom dia amigos, Será que tem alguma possiblidade de ser o transformador de saida de áudio?
  4. É amigo, pra você ver minha "sabedoria" no assunto rsrs. Você tem mais alguma ideia do que mexer nesse rádio?
  5. Boa tarde amigos, O potenciômetro chegou, já instalei e não melhorou nada ... o som continua baixinho. Antes de perguntar alguma coisa, relato que a resistência encontrada no potenciômetro velho, depois de retirada do circuito, foi substancialmente alterada, marcando nas extremidades um pouco mais de 600k, e das extremidades para o meio de zero a esse valor também. Ou seja, o potenciômetro estava bom. O potenciômetro novo, fora do circuito, marcou 530k nas extremidades e de zero a 530k do centro para as extremidades. Colocado no circuito, essa resistência diminiu para 60k aproximadamente Será que isso tá certo? Sugerem algum outro procedimento para testar?
  6. Renato, já comprei um potenciômetro ... chega na 3a. feira. Aproveito pra postar fotos do rádio. De repente aparece alguma coisa errada. Esse cabo amarelo mais grosso acho que é uma entrada auxiliar, pois tem um plugue que vai fixado na tampa traseira. Talvez pra ligar um toca-discos.
  7. Renato, Acabei de medir o potenciômetro: nas extremidades 63,8K. Do meio para uma extremidade vai de zero a 65, medição que se repete do meio a outra extremidade. Oscila um pouquinho, coisa de uns 5k pra mais ou pra menos, mas isso deve ser normal. O cursor não tem tem mau contato. Tá bem estranho, porque o potenciômetro tem o valor gravado nele: 500k
  8. Bem amigos (como diria o Galvão), Ontem e hoje mexi com o rádio, mas o problema do volume baixo persiste. Tentei até substituir as válvulas mas continuou na mesma. Conforme o Renato já falou, não devem ser problema delas não. Porém, apareceu um fato novo. O potenciômetro --- que eu tinha dito que estava bom, porque ao girar o chiado aumentava suavemente -- não está com a resistência correta. A medição com o multímetro não alcança os 500k indicado no diagrama, mal chega na metade. Será que pode ser isso? Caso eu tenha que comprar outro, ele tem alguma potência adequada ou qualquer um de 500k vai servir?
  9. Beleza Renato, obrigado mais uma vez. Olha ela ai: O encapsulamento fiz com tubo de caneta Bic. O comprimento desse "carretel" ficou em 24mm. Depois de canseira danada consegui fixar no fenolite do variável e soldar as ligações. Nem deu tempo direito de fazer algum teste, mas já sintonizei 2 emissoras em AM, porém o som continua baixinho. A noite vou fazer mais testes e tentar ajustes. O duro é que estou testando sem antena externa e acho que isso tá atrapalhando um bocado. Se eu fizer uma long wire posso fazer com fio esmaltado de 0,8mm, que é o que tenho a mão? Também fiz uma loop mas estou aguardando chegar o capacitor. As válvulas novas chegaram mas não mexi com elas ainda, pois não sei se adianta trocar e nem qual trocar primeiro se for o caso.
  10. Bom dia ... o parafuso colou!! Agora vou partir pra montagem e testes. Conforme vocês comentaram, essa questão da indutância deve ser realmente é critica. Precisaria de instrumentos adequados para medir. Talvez assim no ensaio-erro seja difícil calibrar. Gostaria de saber o que significa essa medida de 530 Kilociclos indicada no diagrama para essa bobina? A inoperância ou supressão dessa bobina impede o funcionamento de todas as bandas ou só de uma banda? Antes de colar a bobina no carretel eu posso tentar ajustes tanto deslizando o ferrite quanto deslizando a bobina. É isso mesmo ou já posso colar a bobina no carretel mais ou menos na posição original?
  11. Amigos, acabei de colar o "parafuso" de madeira que fiz no topo do ferrite. Tô fazendo mais uma tentativa com cola epóxi. Vamos ver amanhã cedo se grudou. Talvez eu devesse deixar o topo do ferrite menos liso do que está.
  12. Renato, valeu pela dica. Ontem a noite eu deixei o parafuso de metal colando. Hoje cedo vi sua mensagem. Foi até bom porque a Araldite não grudou no ferrite. Esse material é terrível mesmo. Tentei fazer rosca num palito de plástico mas não consegui ainda. Na madeira vai dar pra fazer tranquilo. Até fiz rosca de 5/32" num palito de churrasco, mas é uma madeira muito ruim (pinus). Vou fazer numa madeira melhor, talvez jacarandá ou bálsamo. Só preciso estudar essa lance da cola. Pode ser que o araldite esteja vencido. Vou testar superciano. If. Pois é, nunca tinha visto essa bobina, mas a necessidade faz a gente pensar e "inventar" até coisa que já existe. En afinei o bastão de ferrite e deixei numa espessura média do ferrite antigo que era roscado. Depois de pronto posto uma foto aqui. Valeu amigos.
  13. Bom, agora já era mesmo. Acabei de destruir tudo, claro que preservando a bobina. O ferrite que comprei já chegou. É liso e mede 6mm de espessura. Realmente não dá pra fazer rosca, a não ser que tivesse cossinente de wídea, mas acho que isso nem existe. rsrs O ferrite original media 5,5mm. Pergunto: 1. o plástico roscado que envolvia o ferrite só tem a função de possibilitar o ajuste através da rosca não é? 2. essa diferença de 0,5mm entre o ferrite original e o novo vai influenciar na calibração? 3. o comprimento do ferrite tem alguma relevância? Minha ideia é colar um parafuso fininho no topo e fazer um suporte em "U" rosqueado na parte de cima, de forma que girando o parafuso o ferrite se desloque dentro da bobina.
  14. Na galeria do Galaxy S9, ao selecionar 2 ou 3 fotos, você clica nas 3 bolinhas e aparece a opção "colagem". Ai aparece as posiões (horizontal, lado a lado, etc). Ai é só salvar. Nos outros celulares não sei.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!