Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lukastrauer

Membro Pleno
  • Posts

    40
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que lukastrauer postou

  1. Amigos.. alguma ideia pra resolver esse problema?!?! Aguardo você para me ajudarem com isto. Obrigado.. Pow pessoal, ngm mais tem ideias pra me ajudar??
  2. Olha amigo, acredito que no carro você n tera o mesmo "problema", pois o circuito para o relé do carro deve ser diferente.. talvez nem problema você tenha na troca. Mas valeu pela ajuda.. abraço.
  3. Estava pensando em colcar o circuito sem a ligação com a chave de ignição da moto, mas ligando assim, ele nunca vai parar de funcionar, e pode terminar com minha bateria durante uma noite.. Alguem tem alguma ideia?!?!
  4. Ok.. sem problemas Faller. Agradeço muito sua ajuda. Abraço.
  5. Alguem tem alguma ideia porque ele só funciona como a ignição desligada??
  6. Caros amigos..hoje pelo meio dia fiz uns outros testes: - liguei o circuito direto na bateria (positivo e negativo); - liguei a saída do circuito na saída da relé da moto, ficando possivel assim escolher para que lado ligas as setas; - liguei as setas de led do lado direito, e as setas originais (lâmpadas) do lado esquerdo. _____________Pois bem, tive os seguintes resultados: ......................._interruptor p/ direita: Pisca setas e luz do painel ignição desligada _inter. OFF: pisca apenas a luz do painel ......................._inter. p/ esquerda: pisca setas e luz do painel ..................._inter. p/ dir: ficam acesas setas e luz do paniel ignição ligada _inter. OFF: circuito fica aceso, luz do painel desligada ..................._inter. p/ esq.: pisca setas e luz do painel depois disso tudo, fiz o seguinte: - troquei o circuito (que estava alimentado pela bateria) pela relé original, ficando ela alimentada pela bateria, com a saída para o interruptor da moto. - mantive as setas de leds na direita e na esquerda as originais. ________________tive o seguinte resultado: ........................_interruptor p/ direita: Pisca setas e luz do painel ignição desligada _inter. OFF: pisca apenas a luz do painel ......................._inter. p/ esquerda: pisca setas e luz do painel ..................._inter. p/ dir: ficam acesas setas e luz do paniel ignição ligada _inter. OFF: circuito fica aceso, luz do painel desligada ..................._inter. p/ esq.: pisca setas e luz do painel invertida dos piscas Diante disso tudo, acredito que até mesmo com o relé original as setas de leds funcionem bem, e até ficaram um pouco mais "forte" que quando estava com o circuito. O problema parece ser quando ligamos a chave de ignição da moto. Já aí não entendi mais por que deu esse problema.. Espero que estes resultados possam nos dar mais uma ideia para resolver nosso probleminha. No aguardo de novas ideias e sugestões. Agradeço a todos. Abraços.
  7. Amigo Cabteixeira.. esse problema eu já resolvi, troquei o capacitor de 1uF por um de 2,2uF. O que você tinha sugerido, de 4.7, ficou piscando muito devagar; e a R1 ficou essa mesma que você falou, de 2k2 (as cores são vermelho, vermelho, vermelho; certo??) quanto ao por que eles não funcionam na moto :confused: pelo menos uma parte dos problemas tá resolvido. valeu.. Abraços..
  8. Ahm.. então está quase sendo descoberta uma solução para os problemas. então se eu retirar a lâmpada do painel as setas led pedoem funcionar normalmente? se substituir essa lamp. por um led, vai dar o mesmo problema? se eu fizer um curto no lugar dessa lâmpada, vai funcionar do mesmo jeito?! desculpe fazer você ficar até tarde.. mas muito obrigado pelas ajudas. Nos falamos. abraço. EDIT: certo amigo Cabteixeira. vou fazer os teste para achar a melhor combinação. valeu.
  9. ok conterrâneo Faller.. vamos fazer por partes.. primeira parte feita e de acordo com o descrito; sim, são apenas 2. correto, a única lâmpada que acendeu foi a do painel, e permaneceu acesa. ok, ocorrido como previsto: setas para o lado acesas constantemente e luz do painel desliga, o mesmo para o outro lado. aqui aconteceu o seguinte: com a chave ligada, sem o relé, e a manopla para o lado direito (ou esquerdo), não acedeu a lãmpada do painel, e sim as setas de leds, ao fazer o curto entre os terminais, as setas (que já estavam acesas) pareceu ficar um pouco mais forte na iluminação. :confused: sim, fiz a ligação do terra direto na bateria da moto, o circuito fica com 3 ligações: 1ª terra na bateria 2ª alimentação que vem por um dos terminais 3ª saida para o outro terminal com estes resultados, tendo o diferente qunaod instalo as setas de led no lugar das lâmpadas, o que podemos concluir???? talvez esteja aí o problema, mas au não etendi o porque isto ocorreu.. Obrigado mais uma vez pela ajuda. no aguardo. abraços.
  10. mas por que eles não piscam quando estão ligados na parte eletrica da moto?? como o circuito recebe carga sempre (segundo o Faller ele ficaria "piscando" sempre que a chave da moto estiver ligada) ele deveria estar "piscando", mas isso não ocorre, só quando ligo as setas de lãmpadas!!??
  11. mas se ele funcionou com as lâmpadas, deveria ter funcionado com os leds?? e porque ele funcionou certo sem ter passado pela moto?? essa minha principal dúvida.
  12. Pessoal.. fiz o circuito e coloquei na moto.. mas surgiram algumas coisas estranhas. instalei na moto conforme foi dito; com exceção do led verde do painel, que era para estar depois do interruptor da moto, mas coloquei na saida do circuito. A principio era para ele ficar piscando sempre. bom, vamos aos resultados: 1° quando ligo a chave da moto, o circuito fica energizado, ms n pisca, fica "aceso"; 2° quando aciono o interruptor para o lado das setas de led, eles ficam ligados também, sem piscar; 3° qunado aciono o interruptor para o lado dos piscas originais (2 lampadas de 10W e 1 de 1,7W(comum entre os dois lados)) eles funcionam como deveria (apesar de estar piscando um pouco rápido com R1=100K); 4° a "velocidade" cm que o circuito pisca fica um pouco rápido, troquei R1 de 100K por um de 330K e melhorou um pouco, mas o tempo que leva entre "uma piscada e outra" ficou curto, passando a ficar "um pokinho mais aceso do que apagado"; 5° liguei o circuito direto na bateria ( + e - ) e a saida para o interruptor da moto, e deu a mesma coisa do 2°; 6° deixei o circuito direto na bateria e liguei as setas direto na saida do circuito, excluindo o interrptor da moto, e voltou a piscar. fiz um vídeo pra ver se fica melhor de entender: bom, tá ai os resultados. se puderem me ajudar mais uma vez. o problema pode ser a passagem pelo interruptor da moto?!? muito obrigado a todos. abraços. Obs: desculpem as instalações e qualidade da imagem. relevem meu "excelente" conhecimento e habilidade em eletrônica, por favor.
  13. Beleza pessoal.. amanhã de manhã vou pro centro comprar os componentes e montar o quanto antes. assim que estiver pronto e ter feito os testes venho dar um retorno pra vocês.. mais uma dúvida, com que frequencia o circuito vai piscar?? 1 piscada por segundo?? 2 piscadas por segundo?? EDIT: pessoal, sei que não tem nada a ver com o assunto, mas é que nem sei como procurar isso. Lembram daqueles chaveirinhos que tinha um tempo atras que ficavam pedurados nos celulares e quando recebiamos uma chamada eles piscavam?!?! Estou querendo fazer algo parecido, mas que possa ficar a uns 90cm do celular, e quando receber alguma chamada ou mensagem acenda um led pra avisar. Tem um negócio parecido nas motos da Kasinski (eu acho) que funciona assim e fica no painel da moto. Procurei no forum por "identificador de chamada para celular", "identificador para celular", e coisas parecidas, mas n encontrei nada.. se puderem me dar uma dica, fico muito agradecido mais uma vez.. valeu pessoal.. abraço.. Opa.. acabei de voltar do centro, e comprei os componentes. só que não encontrei 2: Placa universal (aquela furadinha), daí trouxe uma que não é furada. Capacitor eletrolítico 1uF x 16v, só tinh o de 1uf x 50v tem problema de colocar esse capacitor??? vai demorar um pouco até eu terminaar de montar e instalar na moto, pois vou ter que furar a placa e marcar o circuito.. mas assim que tiver resultados venho aqui.. beleza. valeu pessoal.. muito obrigado.
  14. valeu Faller.. vou testar no final de semana e depois digo o resultado. tem problema para o circuito ficar ligado?? esquentar ou coisa assim?!? algum meio de desliga ele?? valeu mesmo.. abraço..
  15. OK.. entendo, pouco, mas entendo..hehe.. valeu Dani, vou compra esses componentes pro circuito sábado e montar, o resultado coloco passo pra vocês dai.. é só pedir um resistor de 10R na loja que eles sabem qual é?
  16. tensão seria em Volts?!?! toh certo?!? acho que é 12v mesmo, pois eles são feitos pra substituir os piscas originais. eu liguei um deles em uma fonte, daquelas que vai de 3 a 12v sabe?! ligeui ele em 12 e acendeu. Então temos materiais: 1 Resistor 100k 1/4 1 Resistor 220K 1/4 1 Capacitor Eletrolítico 1uF x 16V (C2) 1 Transistor TIP 31 (no lugar do BC548) 1 CI LM555 1 Capacitor Ceramico 100nF 1 Resistor 10R (no lugar do 100R) 1 Placa universal 2 Diodos 1N4148 1 Led verde (para o indicador do painel ligado depois do interruptor) seria isso pessoal?! quanto ao que o Faller falou de o circuito ficar sempre ligado, n tem problema quanto a isso?! Não entendi mutio bem essa parte. Faller, o que seria esse seu circuito que você colocou no post #35 ?? mais uma vez agradeço mutio vocês por estarem me ajudando com isso. Obrigado mesmo. Abraços. EDIT: quero ir comprar os componentes no sábado de manhã, pois é quando me sobra uma folga do trabalho e dá pra ir até a loja que é no centro.
  17. valeu Dani pelas cores. entendi.. Não querendo dizer que alguem está errado, mas vou fazer o teste. Neste fim de semana vou comprar os componentes e montar. Assim que estiver pronto venho aqui informar os resultados. Obrigado Faller e Dani. Ainda conto com a ajuda de vocês pra resolver esses problemas. Obrigado a todos mais uma vez. Abraços. EDIT: Faller, então tenho que substituir o transistor BC548 por um TIP31, certo?! E quanto a resistência de 100R, está correta?!Pode ser esse valor mesmo? Outra coisa, deixo a lâmpada do painel (1,7V) ou substituo ela por um led também?
  18. Que beleza.. quanto aos valores, acredito que n seja muito diferente nas lojas aqui não. certamente vou montar na placa! depois de montar, caso precise alterar alguma coisa (o resistor de 100R, por ex.), é fácil de substituir na placa? vou ter que soldar os componentes na placa pra montar? nem tenho ideia de como é essa placa. esse Resistor de 100R não é o mesmo de 100k? ou 100ohms? pode me dizer qual as cores dele? e se esse circuito pode esquentar muito? pois vai ficar em baixo do banco, meio sem ventilação. valeu mais uma vez. muito obrigado. EDIT: esse resistor de 100R é esse: "RESISTOR DE 100R CARBONO 5% 1/4w" http://circuitshop.com.br/loja/shopping_cart.php?osCsid=c5a0832d790e3c8c6c43ded99b46f6f2
  19. valeu Dani.. muito obrigado mesmo.. vou espera pra ver se mais alguem se manifesta a respeito da resistencia, se é de 100ohms mesmo. só mais uma coisa, você poderia escrever a lista de materiais que eu preciso comprar?! pra mim ir direto na loja e pedir, pra mim (que n entendo nada de nomes e siglas) n ficar perdido na loja se o vendedor perguntar o que é?!? essa placa pode ser aquela do circuito que você passou lá atras em outro post?? esse circuito pode vir a esquentar?? Mutio obrigado mais uma vez. Abraço. EDIT: outra coisa, essa lâmpadinha que fica no painel (1,7v), terei que torcar ela por led?? se sim, teria que ser um led verde, o que seria preciso nesse caso? ou posso deixar a mesma?? valeu..
  20. Dani, n sei se você viu antes que eu falei que a bateria fornece 13,8v quando a moto tá ligada. Teria problema quanto a isso?? Assim que você arrumar o que precisa trocar no circuito por favor, coloque aqui pra mim poder comprar os componentes, fazer e colocar na moto. Na hora de ligar, eu tenho que descobrir qual vem da bateria e qual vai para o interruptor/piscas, estou certo?! Muito obrigado a vocês que estão me ajudando com isso. Obrigado mesmo.
  21. sim..tem como puxar esse fio (-) da bateria sim.. pois onde ele fica na moto é bem do lado da bateria.. quanto a isso n tem problema. então pra poder ligar é so colocar um dos conectores na entrada do circuito e o outro na saida?? puxando os negativos pra bateria?!? seria isso? no circuito que você passou, o que eu teria que trocar/substituir/retirar?? como assim alterar bastante coisa na moto?pode me explicar melhor o que seria?!
  22. esse do Dani n serve pra esse propósito Faller?? seria um apenas pra pulsar né?!?! pois os fios que ligam o relé são ambos positivos.. toh certo? valeu, abraço. com esse transistor eu teria economia da bateria ainda?? poderia colocar esse circuito no lugar do relé, ligado nos mesmos fios?? como seria feita a ligação?? valeu.. abraço.
  23. valeu Dani Pireski, mas ali nesse circuito não é pra 1 led só?? no meu caso seriam 30 (15 na frente e 15 atras) de cada lado.. Faller, eu poderia fazer 4 circuitos desses que o Dani pireski passou e colocar em paralelo, ou em série com os leds?? ou então poderia substituir o relé da moto por esse circuito?? pelo pouco que entendi o circuito da moto, o relé é apenas para fazer os piscas piscarem..quem determina qual lado vai piscar é o interruptor no guidão. estou certo?! sendo assim, n poderia ser feito um unico circuito que fizesse os leds piscarem? sendo determidado pra qual lado deva piscar pelo interruptor?? valeu.. abraço..
  24. Soschip, é isso mesmo que eu pensei em fazer.. saberia me dizer algum circuito? Faller, nem sei se esse relé da moto é eletrônico ou não, tirei umas fotos dele pra vocês terem uma ideia de como é. encontrei também o circuio elétrico dela. não sei se isso pode judar vocês a terem uma melhor noção, mas tá ai. as lâmpadas que o sistema us são: lampada do pisca - 4 x 10W luz espia - 1 x 1,7W (no painel) bom, espero que vocês me deem um ajuda com meu problema. desde já agradeço a atenção de todos. abraços.
  25. entendi.. brigado pelas explicações.. Faller, quais os dados que você precisa?? A lâmpada de cada pisca original é de 10W, teria que colocar uma resistência nesse valor?? Minha intenção é de economia de energia, colocando essa resistência eu não estaria deixando de lado meu propósito? Seria possível substituir o relé original por algum circuito "caseiro" que possa ser feito para que a função do pisca, com os leds, possa se manter? ou seja, quando acionar para a direita, piscar os 2 piscas do lado diretio, e para a esuqerda a mesma coisa! Lembrando que no painel da moto tem uma luz "espia", para identificar quando os piscas estão acionados. desde já agradeço a atenção de vocês. muito obrigado e no aguardo de alguma solução. Soschip.. é essa minha intenção. você teria alguma ideia de como posso fazer p eles funcionarem, e ser possível economizar bateria?? brigado. abraço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!