Realmente vocês são ótimos no que fazem. Hilário Mr. Faller, a didática dele torna o aprendizado interessantíssimo e o sacarmos divertido fixa e assimila o aprendizado. Somente tenho a agradecer a atenção e dedicação que sempre deixa o "gostinho de quero mais". Ao xará leohartmann meus agradecimentos também. Suas respostas são recebidas convenientemente favoráveis as vezes, porém bem ponderada também. Deixou margem para me fazer acreditar que possa continuar permitindo meu terra ligado ao neutro, ao menos do ponto de vista de proteção do PC, apesar que ponderou e condenou na finalização do texto.
A questão é que aqui em Salvador/Bahia raios e trovões são artefatos da natureza bem raros. Chegam a serem "show atrativo". Mas sei que com a "seleção natural" não se brinca, e um dia desses qq/ soteropolitano pode ser sorteado, até mesmo com desastres causado pelo homem. É diferente de SP/Sul do país que a preocupação é constante onde a freqüência é praticamente diária.
Quanto a questão do padrão TN-S:
Deixe-me ver se entendi e estou pensando correto e alinhadamente com os senhores... Então a questão é que o fio de cobre tem uma certa resistência e a energia percorre sempre por vias mais fáceis. Quero dizer que a grosso modo se temos um determinado ponto de circuito onde:Terra |--(ponto 1)----------(ponto 2)-----------------------------(ponto 3)-| Interior da residência
Se tivermos um curto-circuito no "ponto 2", ele será atraído pela terra e chegará primeiro ao "ponto 1" pois está mais próximo ao curto e não se estenderá ao "ponto 3"?! Nesse mesmo pensamento sugere acreditar então que se tudo está interconectado/equipotencializado (como no modelo TN-S) e se num determinado ponto houver um curto, o mesmo se estenderá uniformemente ao restante do circuito, ou o curto/energia procura sempre o caminho da terra pois "energia é ávida por terra" ?!?!
TN-S
Neutro_+--------------(local do curto circuito/máq. de lixar)--------(restante da residência)
Terra__+--------------------------(PC em funcionamento)------(chuveiro)-----...
_______|
_______v Aterramento
Tecnicamente falando se fio de cobre conduz, qual a diferença entre o curto ter sido num determinado ponto?! Tudo não estará equipotencializado/equalizado/igualado pelo fio de cobre (terra<-->neutro)?!
Mais uma pergunta um tanto ignorante: Dentro do contexto ainda da inexistência de fio terra dentro da residência. Existe alguma forma possível de existir um transistor onde ele possa fazer fluir a corrente somente num sentido. Numa somente via --->. Por isso que questionei sobre um varistor entre terra e neutro. Então teríamos um sentido só de fluência de energia, onde ela somente iria do pino terra para o neutro, porém a recíproca não seria verdadeira. Essa seria a receita mágica/milagrosa do terra eletrônico?! Isso seria eletricamente possível e eficaz?!
Entendendo o Leadership:
- Então o que o varistor faz é num momento de pico/surto de alta tensão advindo da fase, é desviado pro neutro? Pois como a função do varistor é permitir até determinada tensão, ao ultrapassar é então desviado pro neutro?!- Por que o Leadership apresenta fase no terra (chave teste)?! Isso não é perigoso?! Como pode apresentar essa corrente (chave teste) porém não apresenta tensão (multímetro)?!
- Mas como meu equipamento recebe o restante desse surto, se é o varistor que faz a ponte entre as lâminas e ele o varistor já se foi?! Se ele explode o contato não é cortado?!Não quero em hipótese alguma acreditar nesse protetor da Leadership que custa R$5,00 reais. Mas quero entender o que se propuseram a fazer e vender para o usuário dizendo que é proteção.
PS: Já sei que somente os varistores em conjunto com TCOs existentes em filtros como da APC, etc podem fazer alguma proteção digna.
Muito grato