Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fabiano aladin

Membros Plenos
  • Total de itens

    241
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

11

Sobre fabiano aladin

  • Data de Nascimento 15-06-1974 (44 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Rio de Janeiro
  1. Fiz uns testes aqui e em um deles retirei o pino 7 do Ci U1 e o sinal sumiu , colocando o osciloscópio em uma tensão bem baixa vi uns ruídos e provavelmente esteja sendo amplificado na realimentação , mas só acontece quando coloco o pino do ci no soquete , ou seja , com o pino fora do soquete tanto o ci ou o soquete não apresentam este pequeno ruído , mas quando conecto ,vejo esse pequeno ruído e aparece esse sinal indesejado , será q se eu colocar um capacitor para o terra elimino esse ruído? só tenho q ver o valor do capacitor!@Isadora Ferraz adicionado 2 minutos depois Tenho conhecimento de alguns pontos mas não todos , por isso um material de estudo ajudaria bastante .Não vai dá para confiar mais em fazer o esquema do circuito e mandar para fora fazer o layout depois desse fato ocorrido . adicionado 24 minutos depois Pensei em usar um filtro passa faixa feito com resistor e capacitor entre a saída e realimentação!
  2. Veio com erros amadores como dissipadores de calor virado para dentro da placa tanto dos tda's como do LM7805 , falta de algumas trilhas e relês com pinagens trocadas. adicionado 3 minutos depois @Isadora Ferraz me recomenda algum livro ? Não mando mais as placas para fora não , só para fazer mesmo , fiquei com medo de errar e acabou vindo com erros infantis!A ordem das imagens dos sinais que não deveriam aparaecer são : 1ª)U1 pino 6 , 2ª)U1 pino 1 /9acontece também no U2 pino 1) ,Pino 6 de U2 , pino 2 de U2 . Estou usando uma bateria para alimentar os 12V e uma fonte chaveada para alimentar os 6V quando necessário.
  3. O problema não foi resolvido tirando o capacitor , recoloquei e pelo menos hj o problema aparece sempre que coloco a tensão de 6 volts , mas somente nesses dois CI's. Mesmo sem sinal nenhum na entrada , retirei eletreto , cápsula e injetor de sinais que estava usando para testar o equipamento . XLV1 é um eletreto , xlv2 é uma cápsula de 32 ohm .Eu montei esse circuito primeiramente em blocos em placas universais e funcionou perfeitamente , pedi para confeccionar a placa externamente , medi todas as trilhas nos componentes .Amanhã vou tirar foto das ondas no ociloscópio e postarei aqui , tem aparecido no CI 1 no pino 6 uma senóide.Assim como acontece também no CI 2 nos pinos 2 e 6!
  4. Dá uma olhada aqui : https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/diodo-semicondutor.htm https://www.youtube.com/watch?v=0kgT66tE7N4 https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/transistores-para-principiantes.html
  5. Com osciloscópio pelo simulador não aparece só pelo analisador de sinal . Com sinal : sem sinal de entrada : adicionado 44 minutos depois @Ricardov @Isadora Ferraz , não sei se esse analisador de sinal é válido mesmo ou se interpretei errado !
  6. É alimentado com bateria de 12 volts e teve algumas etapas que usei uma alimentação externa ao invés de um divisor de tensão para gerar 6 volts , mesmo sem alimentação externa e feita somente com a bateria o ruído persiste .Aterrei a caixa metálica (liguei ao terra da placa).Mesmo no simulador (multisim ) o ruído apareceu !
  7. Montei o seguinte circuito para ser usado como pré -amplificador para voz humana , porém ao testá-lo encontrei na saída um sinal alternado (ruído) indesejado que passa para etapas seguintes , como faço para zerar esse pequeno ruído?Mesmo sem sinal de áudio o ruído aparece na saída , o sinal de áudio entra por c3.
  8. @Sérgio Lembo ,@aphawk ,@MOR ,@Isadora Ferraz ,Obrigado pela ajuda , o ckt funcionou só preciso aumentar um pouco o ganho e melhorar a nitidez e já estou elevando o ganho . O eletreto também estou providenciando mais ganho e preciso aumentar a sensibilidade dele , já que só consigo fazer sair som com a boca colada nele .Vou resolver essas pequeninas coisas e mandar fazer o protótipo da placa . Caso tudo funcione 100% avisarei aqui .
  9. Vou colocar pot para controle de volume ,e trimpot na entrada do pré ( ou no estágio anterior )para não ter saturação no sinal , adicionei 6 volts na entrada não inversora na qual chamo de ref .Achei que para esse ci a alim . fosse de 3 a 20v , vi muita coisa feita com ele na internet com esse valor de 12volts . Desculpe o que chamo de fonte chaveada na verdade é um carregador inteligente , já testei para essa finalidade ( carregar bateria e usar para o sistema enquanto a bateria está descarregada) e funcionou .
  10. Obrigado pessoal ,@aphawk esse projeto consiste em comunicação humana para duas pessoas que estarão a 100mts do equipamento e um supervisor no equipamento e conversarão entre si , não posso usar transformador e alimentação será feita por bateria chumbo-ácido 12v e fonte chaveada 2A para carrega-la quando necessário e alimentar o circuito , além do problema do ruído vi que a maioria atribui problemas com essa fonte , por isso também coloquei um filtro passa faixa para evitar ruídos do cabo e provenientes da fonte , estou usando transistor 549 com saída balanceada antes do estágio do pré , que apresenta entrada balanceada e possui mais um estágio de ganho ( caso seja necessário) feito com aomp NE5532 , o estágio seguinte é um somador onde receberá o sinal dos três , o sinal passará pelo filtro passa-faixa q dá uma atenuada no sinal na saída , por tanto pelo que entendi posso deixar 1Volt no máximo antes do TDA . O TDA que estou utilizando é o 7375 em modo bridge para aumentar o ganho (http://html.alldatasheet.com/html-pdf/25150/STMICROELECTRONICS/TDA7375/1621/1/TDA7375.html) . Andei pesquisando outros tópicos aqui , lendo livro sobre aomp , mas áudio não encontrei o que eu precisava. Vou testar com um cabeamento menor e caso funcione passo o de 100mts e com ele desenrolado e esticado . Obrigado a todos pela ajuda. Infelizmente walks toks também não servem , tem que ser desse jeito q postei .
  11. Essa parte do ruído vou tentar diminuir o máximo mas sei que possivelmente não será zerado .Mas de acordo com o diagrama em blocos eu devo chegar com o sinal na faixa de uns 10 Volts no TDA ou menos ? Não consigo achar informação à respeito disso , essa é minha grande dúvida e não tenho experiência nenhuma com projeto de áudio , aprendi muito com esse projeto complicado pesquisando na internet , lendo livros e no fórum.
  12. Obrigado pela ajuda. 1- + ou - 10mVpp à 15mVpp , um pouco difícil ser mais preciso porque utilizo ociloscópio analógico , já testado com cabo de 100 metros. 2.1 - O microfone ficará afastado do equipamento 100 metros , o pré e demais blocos do ckt ficarão no mesmo chassi . 2.2- como o pré está junto com o amplificador , eu fiz um estágio anterior transistorizado (bc549) ao pré que usa saídas balanceadas para o caso da entrada está muito baixa , o ganho tá + ou - 5x . 2.3- Tem um estágio filtro passa faixa antes do TDA , justamente para evitar esses ruídos . Pretendo colocar um capacitor um estágio depois do pré , no resistor de realimentação para limitar a frequência . 5-Vou usar o TDA em ponte para aumentar o ganho já que o cabo é de 100 metros do amplificador ao alto-falante . 6-Vão ser usado dois alto-falantes em paralelo de 8ohm e3w cada , e no equipamento terá um eletreto e para rx e um alto-falante de 8ohm e 8w . adicionado 3 minutos depois Estou tendo um grande aprendizado com essa tarefa , andei vendo vários tópicos daqui e me ajudou muito .Tô tentando adquirir conhecimentos teóricos e práticos , segui seu conselho em saber o porque está fazendo e não somente copiar , assim mudo o que precisar e até faço meus próprios circuitos . adicionado 10 minutos depois São cápsulas para headphones , e no equipamento vai ter um alto falante mesmo de 8ohm 8w.
  13. Com o que já aprendi até agora eu mesmo já estou calculando e projetando os estágios, antes eu estava procurando na internet circuitos prontos e procurando entender como funcionavam e para que , só o filtro passa faixa que usei a calculadora do fabricante , o problema que tenho dúvidas à respeito de quanto de ganho devo ter para o microfone até o filtro passa faixa , algumas coisas não tenho encontrado respostas pela internet . Fiz o que a @Isadora Ferraz me sugeriu no outro post , não copiar somente mas procurar entender ,como pretendo fazer com TDA e amop ficou mais fácil do que fazer com transistores , porém aprendi muita coisa e sei q tenho mais o que aprender .Mas o problema é encontrar material bom para estudo , comprei um livro bom de amplificadores operacionais , já material para áudio não achei nada ainda , somente tópicos aqui do fórum que me ajudaram muito a entender várias coisas. Se alguém puder me indicar materias de estudo agradeço , e quem puder me passar informação referente ao ganho que devo ter do mic, agradeço muito pela ajuda.
  14. 1-É um sistema para comunicação humana , testei todo o sistema na prática , a única coisa que ficou ruim foi o ganho no pré portantoconsequentemente na saída , e fiquei meio perdido para saber quanto de ganho deveria ter , pelo q andei pesquisando parece q para microfone deve ser 100x . 2- Vou usar um TDA 7375 como amplif. de potência em modo bridge , no teste usei um TDA2003. 3- Fiz uma alteração no projeto e coloquei na saída do microfone um driver balanceado feito com trasistor bc 549 para melhorar o ganho no pré, e alterei o pré para esse mais simples com balanceamento. 4- o lm358 não me atenderia para esse projeto. Obs.: Coloquei a imagem do diagrama em blocos do ckt modificado , sei que no filtro passa faixa vai ter atenuação , o ganho que devo ter antes desse estágio seria 200% ou menos, para compensar tal atenuação? Vou colocar o link com os dados : adicionado 1 minuto depois Não sei se deveria ter colocado no post anterior ou fiz certo ao abrir este, caso tenha cometido alguma infração peço que me desculpe. adicionado 2 minutos depois
  15. Melhor usar um capacitor em paralelo com o resistor de realimentação para atenuar as altas frequências ou usar um um filtro passa baixa na saída , antes de ir para o próximo estágio? Pelos cáculos o valor do capacitor seria de 1 nF , devo usar um cerâmico ou outro tipo?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×