Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

fabiano aladin

Membros Plenos
  • Total de itens

    234
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

11

Sobre fabiano aladin

  • Data de Nascimento 15-06-1974 (44 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Rio de Janeiro
  1. @Sérgio Lembo ,@aphawk ,@MOR ,@Isadora Ferraz ,Obrigado pela ajuda , o ckt funcionou só preciso aumentar um pouco o ganho e melhorar a nitidez e já estou elevando o ganho . O eletreto também estou providenciando mais ganho e preciso aumentar a sensibilidade dele , já que só consigo fazer sair som com a boca colada nele .Vou resolver essas pequeninas coisas e mandar fazer o protótipo da placa . Caso tudo funcione 100% avisarei aqui .
  2. Vou colocar pot para controle de volume ,e trimpot na entrada do pré ( ou no estágio anterior )para não ter saturação no sinal , adicionei 6 volts na entrada não inversora na qual chamo de ref .Achei que para esse ci a alim . fosse de 3 a 20v , vi muita coisa feita com ele na internet com esse valor de 12volts . Desculpe o que chamo de fonte chaveada na verdade é um carregador inteligente , já testei para essa finalidade ( carregar bateria e usar para o sistema enquanto a bateria está descarregada) e funcionou .
  3. Obrigado pessoal ,@aphawk esse projeto consiste em comunicação humana para duas pessoas que estarão a 100mts do equipamento e um supervisor no equipamento e conversarão entre si , não posso usar transformador e alimentação será feita por bateria chumbo-ácido 12v e fonte chaveada 2A para carrega-la quando necessário e alimentar o circuito , além do problema do ruído vi que a maioria atribui problemas com essa fonte , por isso também coloquei um filtro passa faixa para evitar ruídos do cabo e provenientes da fonte , estou usando transistor 549 com saída balanceada antes do estágio do pré , que apresenta entrada balanceada e possui mais um estágio de ganho ( caso seja necessário) feito com aomp NE5532 , o estágio seguinte é um somador onde receberá o sinal dos três , o sinal passará pelo filtro passa-faixa q dá uma atenuada no sinal na saída , por tanto pelo que entendi posso deixar 1Volt no máximo antes do TDA . O TDA que estou utilizando é o 7375 em modo bridge para aumentar o ganho (http://html.alldatasheet.com/html-pdf/25150/STMICROELECTRONICS/TDA7375/1621/1/TDA7375.html) . Andei pesquisando outros tópicos aqui , lendo livro sobre aomp , mas áudio não encontrei o que eu precisava. Vou testar com um cabeamento menor e caso funcione passo o de 100mts e com ele desenrolado e esticado . Obrigado a todos pela ajuda. Infelizmente walks toks também não servem , tem que ser desse jeito q postei .
  4. Essa parte do ruído vou tentar diminuir o máximo mas sei que possivelmente não será zerado .Mas de acordo com o diagrama em blocos eu devo chegar com o sinal na faixa de uns 10 Volts no TDA ou menos ? Não consigo achar informação à respeito disso , essa é minha grande dúvida e não tenho experiência nenhuma com projeto de áudio , aprendi muito com esse projeto complicado pesquisando na internet , lendo livros e no fórum.
  5. Obrigado pela ajuda. 1- + ou - 10mVpp à 15mVpp , um pouco difícil ser mais preciso porque utilizo ociloscópio analógico , já testado com cabo de 100 metros. 2.1 - O microfone ficará afastado do equipamento 100 metros , o pré e demais blocos do ckt ficarão no mesmo chassi . 2.2- como o pré está junto com o amplificador , eu fiz um estágio anterior transistorizado (bc549) ao pré que usa saídas balanceadas para o caso da entrada está muito baixa , o ganho tá + ou - 5x . 2.3- Tem um estágio filtro passa faixa antes do TDA , justamente para evitar esses ruídos . Pretendo colocar um capacitor um estágio depois do pré , no resistor de realimentação para limitar a frequência . 5-Vou usar o TDA em ponte para aumentar o ganho já que o cabo é de 100 metros do amplificador ao alto-falante . 6-Vão ser usado dois alto-falantes em paralelo de 8ohm e3w cada , e no equipamento terá um eletreto e para rx e um alto-falante de 8ohm e 8w . adicionado 3 minutos depois Estou tendo um grande aprendizado com essa tarefa , andei vendo vários tópicos daqui e me ajudou muito .Tô tentando adquirir conhecimentos teóricos e práticos , segui seu conselho em saber o porque está fazendo e não somente copiar , assim mudo o que precisar e até faço meus próprios circuitos . adicionado 10 minutos depois São cápsulas para headphones , e no equipamento vai ter um alto falante mesmo de 8ohm 8w.
  6. Com o que já aprendi até agora eu mesmo já estou calculando e projetando os estágios, antes eu estava procurando na internet circuitos prontos e procurando entender como funcionavam e para que , só o filtro passa faixa que usei a calculadora do fabricante , o problema que tenho dúvidas à respeito de quanto de ganho devo ter para o microfone até o filtro passa faixa , algumas coisas não tenho encontrado respostas pela internet . Fiz o que a @Isadora Ferraz me sugeriu no outro post , não copiar somente mas procurar entender ,como pretendo fazer com TDA e amop ficou mais fácil do que fazer com transistores , porém aprendi muita coisa e sei q tenho mais o que aprender .Mas o problema é encontrar material bom para estudo , comprei um livro bom de amplificadores operacionais , já material para áudio não achei nada ainda , somente tópicos aqui do fórum que me ajudaram muito a entender várias coisas. Se alguém puder me indicar materias de estudo agradeço , e quem puder me passar informação referente ao ganho que devo ter do mic, agradeço muito pela ajuda.
  7. 1-É um sistema para comunicação humana , testei todo o sistema na prática , a única coisa que ficou ruim foi o ganho no pré portantoconsequentemente na saída , e fiquei meio perdido para saber quanto de ganho deveria ter , pelo q andei pesquisando parece q para microfone deve ser 100x . 2- Vou usar um TDA 7375 como amplif. de potência em modo bridge , no teste usei um TDA2003. 3- Fiz uma alteração no projeto e coloquei na saída do microfone um driver balanceado feito com trasistor bc 549 para melhorar o ganho no pré, e alterei o pré para esse mais simples com balanceamento. 4- o lm358 não me atenderia para esse projeto. Obs.: Coloquei a imagem do diagrama em blocos do ckt modificado , sei que no filtro passa faixa vai ter atenuação , o ganho que devo ter antes desse estágio seria 200% ou menos, para compensar tal atenuação? Vou colocar o link com os dados : adicionado 1 minuto depois Não sei se deveria ter colocado no post anterior ou fiz certo ao abrir este, caso tenha cometido alguma infração peço que me desculpe. adicionado 2 minutos depois
  8. Melhor usar um capacitor em paralelo com o resistor de realimentação para atenuar as altas frequências ou usar um um filtro passa baixa na saída , antes de ir para o próximo estágio? Pelos cáculos o valor do capacitor seria de 1 nF , devo usar um cerâmico ou outro tipo?
  9. Refiz o circuito , coloquei 6 volts na entrada não inversora e funcionou , como é um sbtrador , do jeito q eu tinha feito estava errado . Além de ler sobre amplificadores operacionais , alguém poderia me indicar algum material sobre áudio ? Tem mais alguma coisa que eu tenha feito errado nesse circuito , ou precise saber sobre usar amop para áudio?
  10. @MOR você diz colocar um divisor de tensão no pino 4 do ci , ou colocar na entrada não inversora ? Entendo por clipar é jogar a terra , observei no ociloscopio q a forma de onda estava igual porém sem ganho .Desculpe senão entendi sua pergunta , não entendo nada de audio , estou lendo muito para fazer isso .
  11. 1-Coloquei em R3 resistores de valores 100k e 330k para testar. 2- Coloquei falant. porque fiz as pressas esse ckt no circuito para postar aqui , mas é um mic. de 32 ohms e 0.5 w , um microfone dinâmico simples. 3- Alimentei o ci com +12v e Gnd , sendo capacitores de 100n e 10u , no 12V. Não usei fonte simétrica . 4- sim , no ckt real eu coloquei , comprei um livro sobre amop e li várias vezes já , não consigo achar algo bom sobre aúdio. 5-pdip 8pinos , D8. 6- Coloquei nas entradas um gerador de sinais com frequência de 1khz , a amplitude fui variando para ver o resultado final . 7- Medi no ociloscópio , antes do próximo estágio! 8-Fui aumentando o ganho com resistores de 100k e 330 k para ver a variação, e se não saturava o ci. ( o estágio seguinte seria na outra porta do mesmo ci no modo amplificador inversor ou no próximo estágio q seria um somador usando um ci ne5532 também , portanto 600 ohm .
  12. Esses links vão te ajudar! https://circuitoimpresso.blogspot.com.br/2014/10/autoroteamento-face-simples-no-proteus.html https://circuitoimpresso.blogspot.com.br/2017/08/existe-o-comando-unroute-no-proteus.html http://www.etelg.com.br/downloads/eletronica/apostilas/Proteus_ARES_ZAMBONI.pdf
  13. Montei um pré com NE 5532 para microfone dinâmico simples de 0.5W x 32 ohm , porém não está funcionando , não consigo ter ganho .O pré é com saída balanceada , calculei valor de resistores e do capacitor , não sei se é ci com defeito de fábrica , já que o primeiro lote q comprei veio com problema.
  14. Obrigado pela ajuda , o problema em gravar persistiu com ou sem os fuses , tirei e coloquei um à um , gravei com outro programa e modelo de gravador ,o problema deve está no programa para gravá-lo .Segue imagens do circuito com transistores.
  15. adicionado 2 minutos depois Nessa imagem não tem o diodo , mas está sendo usado sim , vou usar os transistores , obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×