Discordo do vídeo. A melhor opção de nobreak para computadores e outros componentes de informática, especialmente para usuário doméstico, NÃO é um nobreak online. Vocês apontaram dois problemas principais em relação a um nobreak off-line com onda seinoidal pura:
- Tempo de comutação
- Estabilizador embutido
Ambos não são problema coisa nenhuma, pelo menos no que diz respeito ao equipamento que tenho: o Nobreak APC Smart-UPS SUA1000-BR e fonte Seasonic com PFC ativo.
Estabilização de tensão
Por padrão, o nobreak veio configurado para corrigir qualquer tensão acima de 127V ou abaixo de 106V. Minha rede elétrica costuma variar entre 125V e 130V, então o nobreak ficaria constantemente fazendo aquele "tleck" irritante e desnecessário, além de ficar no modo AVR Trim a maior parte do tempo. Felizmente é possível ajustar esses parâmetros, o que fiz logo que instalei ele. No meu coloquei a High-Transfer Voltage em 133V e a Low Transfer voltage em 103V (tem umas fontes 100-240V ligadas nele) e assim o único "tleck" que ele faz é quando há queda de luz, em que as fontes sofreriam de qualquer jeito.
Antes:
Depois:
Verifiquem que o nobreak que vocês planejam comprar também pode ter suas configurações de estabilização de tensão configuradas.
Tempo de comutação
O tempo de comutação não é um problema. No vídeo afirma que "esse tempo pode ser o suficiente pra travar, congelar ou resetar o computador", mas isso é falso (vide parágrafo seguinte para razão do reset). Vocês devem ter notado que as vezes a luz pisca um pouco, mas seu computador continua ligado. A especificação ATX exige um mínimo de 16ms de hold-up time. O tempo de comutação dos nobreaks é comumente entre 6-8ms, e do Smart-UPS da APC é de 2-4ms por padrão. Ambos os valores tem grande margem em relação ao necessário. No Smart-UPS da APC há inclusive a opção de definir o atraso máximo para trocar para bateria em até 10ms, caso o equipamento, como qualquer fonte de computador de boa qualidade, tolerar má qualidade da energia por esse tempo: http://www.apc.com/us/en/faqs/FA156514/
O problema não é a fonte desarmar devido ao tempo de comutação mas sim o Nobreak desarmar devido ao surto de corrente que ocorre logo após o re-estabelecimento da energia por trocar pra bateria. Nobreaks projetados para funcionarem com fontes com PFC ativo como a linha Smart-UPS (sem nenhum aditivo ao nome tipo SC, etc) limitam essa corrente de surto a um nível seguro sem desarmar então não há problema algum.
Para nobreaks menos inteligentes, é necessário garantir que a potência deles seja superior ao pico que a fonte pode puxar nesses casos, ou seja, no mínimo a potência nominal da fonte do computador. Mas o melhor é não usar eles mesmo pois nem onda senoidal pura eles têm.
Mais detalhes neste documento da APC (apenas 4 páginas): http://www.apcmedia.com/salestools/RMUZ-7DTKRC/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf
Não é um teste científico, mas eu testei aqui desligar o nobreak da tomada enquanto estava rodando o OCCT PSU test pra maximizar o consumo de energia e com a sensibilidade acima configurada como Baixa, ou seja, 8-10ms de tempo de comutação. Nenhum dos equipamentos conectados, inclusive o computador, teve qualquer problema. Por via das dúvidas deixo ele com sensitividade média e tem funcionado muito bem.
Aqui minhas configurações:
Desvantagens de nobreaks online
Nobreaks online tem uma série de desvantagens, pelas quais eles não podem ser considerados a melhor escolha:
- Preço alto = desperdício de dinheiro;
- Eficiência baixa devido à dupla conversão constante aumenta a conta de luz e a temperatura da sala;
- Também devido à eficiência baixa costumam ter a ventoinha ligada constantemente e esta costuma ser barulhenta;
- Estresse maior à bateria provavelmente a faz durar menos, aumentando os custos recorrentes (não tenho certeza quanto a isso, mas me parece lógico).
TL;DR: "Fujam" dos nobreaks online com dupla conversão, comprem um similar ao SUA1000-BR da APC (ou o próprio) e continuem longe dos baratinhos de onda senoidal aproximada.