Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

zelgadiss18

Membro Júnior
  • Total de itens

    16
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

0

Sobre zelgadiss18

  • Data de Nascimento 18/11/1986 (34 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Paulo - SP
  1. Pessoal eu estou tentando fazer um esquema de botão liga-desliga temporizado. No circuito do link, quando o capacitor se carregar (segurando o botão por 3 segundos), ele emitirá um pulso que resetará o FF D. O problema é que sempre que eu alimento o circuito, as saídas do FF ficam comutando. Ora uma vez a saída Q está em nível alto, ora está em nível baixo. Isso parece ocorrer aleatoriamente. Alguem poderia me auxiliar desenvolvendo algo que inicie a saída resetada sempre que eu alimente o circuito? Na imagem, a figura marcada como zero é uma espécie de botão, se o valor 1 for mantido por 3 segundos, o capacitor de 100u, se carregará totalmente e irá resetar o circuito (pino 4 do FF). http://img266.imageshack.us/i/imagemdq.png/
  2. zelgadiss18

    Botão

    Felipe, tem como você apresentar um esquemático, eu não estou consegunido simular o circuito RC. Com base no CI4013 como vocês indicaram eu bolei algo. Se vocês puderem me ajudar e dar sugestões teécnicas para o circuito eu ficaria grato. Enchi o circuito de resistores PULL-UP/DOWN (isso está correto?). Eu devo me preocupar com a corrente neste circuito?
  3. zelgadiss18

    Botão

    Não entendi muito bem, talvez seja melhor visualizar algo semelhante com algum esquema básico. Obrigado, Mulder.
  4. zelgadiss18

    Botão

    Pessoal, estou precisando fazer um circuito que opere da seguinte maneira: Quando eu aperto um push-button (normalmente aberto) o sistema que quero que funcione será ativado. Se durante a ativação eu apertar e segurar o push-button por 3s, o sistema deverá ser desativado. Alguem tem alguma dica de como fazê-lo? Obrigado.
  5. Pessoal, estou desenvolvendo um projetinho que liga-desliga um amplificador automotivo. A especificação do projeto exige que deva ser usado um push-button. Enquanto circuito estiver desligado, se porventura pressionamos o botão, o circuito deverá ser ativado e iniciar no volume 3. Se mantivermos o botão pressionado por três segundos, o sistema será desligado. Quando o circuito estiver em funcionamento, um toque no botão irá comutar para o modo MUDO. Nesta condição, um display de 7 segmentos deverá apresentar um traço central aceso. Se for efetuado mais um toque, o volume irá retornar ao seu valor original. Minha dúvida se refere a que componentes (nada como microcontroladores, apenas dispostivos discretos como contadores, flip-flops, CI 555, etc) poderia utilizar para ter uma noção de como proceder para desenvolver o circuito. O sitema de volume eu já estou desenvolvendo, com base num circuito que utiliza um contador binário acompanhado de um CI de acionamento (CD4066). Muito obrigado. Abraços.
  6. Pois é, se eu for utilizar um fusível, como poderia proceder para calcular o valor do mesmo? Vou alimentar o circuito com uma bateria de 12V. -------------- Dando uma olhada em outros projetos encontrei esse: Originalmente do site: http://www.ibytes.com.br/projetos.php?id=202 Qual é a finalidade desse projeto? Acusar sobrecarga através de sinais luminosos (sensoriamento)? Alguem poderia me dar uma ajuda quanto a função dos componentes neste circuito? Obrigado, abraços.
  7. Eu encontrei esse projeto, gostaria de saber se poderia substituir os relés por outro componente (não-eletromecânico)
  8. Pessoal, estou montando um amplificador estéreo (10+10W) utilizando um TDA 2009. No entanto, estou pensando em construir um circuito capaz de proteger o alto-falante (sobrecarga, curto-circuito). Alguem poderia dar alguma sugestão? Obrigado, abraços!
  9. Infelizmente não é possível trabalhar com PIC's. Vou aproveitar a base do circuito fornecido pelo Felipe e dar uma estudada para bolar um novo modelo. Eu gostaria de saber se a ventoinha poderia ser acionada por outros métodos além do MOSFET do exemplo, e relés.
  10. Olá pessoal. Eu estou desenvolvendo um projeto de amplificador para meu curso. O modelo de amplificador utilizado é um TDA 2009, estéreo 10 + 10 watts. A especificação do projeto exige duas entradas de áudio; uma para dispositivos de rádio/MP3/DVD e outra auxiliar (microfone e aparelhos de pequeno sinal que serão pré amplificados). Na especificação se diz que é necessário a utilização de 1 jack P4 estéreo para cada uma das entradas. Minha dúvida é a seguinte, este jack possui derivação para as saídas de áudio direita e esquerda; para inseri-las no amplificador? A transmissão de áudio se dá por um único cabo (os canais esquerdo e direito juntos)? Sou leigo no assunto, pensei em conectores RCA, que tratam as saídas de áudio de modo independente.
  11. Enquanto a temperatura for inferior a 40°C, o LED verde permanece aceso; quando a temperatura atingir 40°C, o LED verde é apagado e o LED amarelo é aceso, depois, quando a temperatura atingir 60°C, o LED amarelo é apagado e o LED vermelho é acionado. Neste último caso a ventoinha será acionada e quando a temperatura for inferior a 40°C o LED verde acionará novamente e a ventoinha será desativada. Abraços. Este circuito será alimentado por uma bateria automotiva (12V). Eu gostaria de fazer a comparação do sinal proveniente do sensor (LM35), com a referência de tensão da bateria estabilizada (os mesmos 12V), pois pelo que pesquisei, a tensão fornecida pela bateria é suscetível à variações devido ao acionamento da ignição e do alternador (8V a 14V), e isso poderia infulenciar o funcionamento do bloco comparador. Gostaria de saber se há a possiblidade de se implantar um sistema do gênero (estabilização da tensão de comparação). Um regulador de tensão seria uma boa opção (LM7805, por exemplo)? Me desculpem se fui muito redundante na explicação. Obrigado, abraços.
  12. Obrigado pela atenção, Felipe. Eu não consegui simular o circuito, estou usando o software Proteus. Ocorre problema com o bloco lógico do ampop LM339. Mais algumas dúvidas: Onde eu poderia encaixar o LED amarelo no circuito? E o que seria aquele componente de acionamento Q1 após o o motor no circuito (é eletromecânico?)? Eu poderia usar um transistor para substituí-lo? E aquele diodo 1N4148, qual é sua função? Descupelme pela minha ignorância , novamente obrigado.
  13. Pessoal, eu preciso implementar um circuito que opere da seguinte maneira: É um sensor de temperatura; enquanto a temperatura for inferior a 40°C, o LED verde permanece aceso; quando a temperatura atingir 60°C, o LED amarelo é apagado e o LED vermelho é acionado. No momento de ativação desta última etapa se aciona uma ventoinha que será desligada apenas quando a temperatura for inferior a 40°C e o LED verde acionar novamente. Gostaria de saber como poderia implementá-lo, utilizando componentes discretos simples. Por exemplo, posso tentar criá-lo por utilização de comparadores, ou existe alguma lógica para isso (FLIP-FLOPS), etc? Obrigado.
  14. O fogo é que não vai dar pra usar mcu/pic, é pra ser projetado com contadores, comparadores flip-flops e correlatos, coisa bem basica de logica combinacional e sequencial. Eu já itve dando uma pesquisada no forum para encontrar algo semelhante, qualquer duvida eu posto os blocos individuais aqui. Obrigado, abraços!
  15. Sim é exatamento isso, o tempo máximo é de 30s, ou seja ele pode ser acionado tres vezes. Mais do que isso ele não irá acrescentar mais 10s de operação e irá decrescer até zero. é um equipamento dsenvolvido para operar 10s quando um sinal de presença for detectado. Vamos supor que eu passe a mao, ele sera ativado e ira iniciar uma contagem decrescente de 10 até o zero. Digamos que eu passe a mao novamente no instante de tempo 6s na contagem, logo o circuito deverá somar mais 10s de operação e iniciará nova contagem partindo de 16s, se eu passar novamente a mao ele irá para 26s, etc. Só que esse sinal de presença ter um valor maximo de tres passagens de presença. O valor de 30s é ilustrativo para o caso de eu passar a mão rapidamente três vezes seguidas. Ou seja ele so ira operar com valor maximo de tres sinais de presença, se uma quarta tentativa de passar a mão for efetuada ele continuara a fazer a contagem descrescente do ultimo dado (terceira presença de sinal). Eu queria usar o contador 74192 com clock de 1hz para efetuar a contagem em segundos, ai aproveitar os carrys pra mostrar os dados no display.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!