Pessoal, boa tarde.
Primeiramente, antes de adentrar no problema em si, gostaria de deixar uma observação aqui que talvez possa ter relação com o problema experimentado hoje.
obs: Tenho esse PC há aproximadamente 05 anos. De um tempo pra cá (acredito que cerca de 2 anos) ele passou a eventualmente apresentar problemas para ligar. Logo após apertar o power, o PC inicia e logo depois desliga. Sempre fui negligente em relação a isso, ignorando o problema e tentando ligar o PC até conseguir. As vezes preciso apertar o power umas 5 vezes até que ele "pegue no tranco".
Problema: Hoje pela manhã liguei o PC e naveguei na internet normalmente. Em dado momento, enquanto assistia a um video no youtube, a tela se desconfigurou, dividindo-se. Digamos que 30% dela foi arrastada pra direita e alguns riscos verticais apareceram. Se eu arrastasse o cursor do mouse pro canto direito, por exemplo, ele "atravessava" pro canto esquerdo. É como se a imagem do monitor tivesse sido esticada a ponto de "transbordar" pro outro lado. Confuso, mas espero que tenham entendido. Caso contrário tento explicar novamente.
Achei estranho, mas ao fechar o navegador tudo se normalizou. De cara imaginei que pudesse ser algum problema com a placa de vídeo (ATI 6850). Abri novamente o vídeo e no decorrer da reprodução o problema voltou a ocorrer. Desta vez ao fechar o navegador a tela permaneceu dividida. Reiniciei a máquina. A fim de testar o problema com o vídeo, iniciei um jogo e após 10 ou 15 minutos de gameplay a tela congelou e ficou preta. Tive que desligar a maquina à força.
Conclui que poderia ser sujeira o problema, já que também não limpo a maquina ha algum tempo. Fiz uma limpeza e voltei a ligar a maquina. Nesse momento o computador não ligou corretamente e apresentou uma tela azul, indicando como erro: "Video TDR failure", apontando o arquivo "atikmpag.sys".
Depois disso reinicie a maquina algumas vezes, fiz uma restauração do sistema e voltei a liga-la. A tela azul não apareceu mais. No entanto, ao assistir a um video, apenas a tela de exibição dele ficou verde e com uns chuviscos na imagem (artefatos?). Fechei o navegador e abri um jogo. Iniciou normalmente mas depois de 5 minutos a tela se dividiu, congelou, e ficou cinza com uns riscos verticais. Tive que desligar o PC no botao de power porque ele travou.
Alguma sugestão? Perdi a placa?
Abcs a todos e obrigado desde ja.