Ufa... Passei vários dias estudando este e vários outros posts sobre o tema (obrigado faller e todos os outros!) e creio que chegou a hora de fazer minha lição de casa.
O QUE FAZER PARA PROTEGER SEU MICRO ANTES DE LIGÁ-LO NA TOMADA
1. ESSENCIAL: Uma fonte de boa qualidade com PFC ativo. Existem várias alternativas. Custo mínimo: em torno de 150 reais.
2. ESSENCIAL: Um bom filtro de linha (ou régua de proteção). Alternativas mais facilmente disponíveis: APC (para redes de 110v) e Clamper (para redes de 220v). Custo mínimo: 33 reais (um APC P6B sem proteção para linha telefônica).
3. ESSENCIAL MAS NEM SEMPRE POSSÍVEL: Aterramento adequado do sistema elétrico onde a máquina será usada.
4. OPCIONAL: NO BREAK
4.1 PRIMEIRO CENÁRIO DE USO DE NO BREAK: você somente precisa de alguns minutos para terminar o que está fazendo e para desligar o computador. Exemplo: você joga pôquer online e pode perder uma boa grana se for desconectado durante uma rodada. Solução: um NB barato (que fornece uma onda do tipo "senoidal por aproximação", ou seja, quadrada). Custo: a partir de 300 reais. Aspectos negativos: estresse da fonte.
4.2 SEGUNDO CENÁRIO DE USO DE NO BREAK: Você precisa manter seu PC ligado até que a energia seja restabelecida. Exemplo: você trabalha com edição de vídeo. Solução: um NB que forneça energia em forma de onda senoidal "pura". Custo: a partir de 1.500 reais. Solução ideal: um NB que além de fornecer onda senoidal "pura" seja também "online" (alimenta o PC somente a partir da bateria e não mais a partir da rede elétrica). Custo: quase tão caro quanto aquela cirurgia plástica que sua mulher lhe pediu de presente de Natal.
5. EVITE A TODO CUSTO: Estabilizadores de tensão, mais popularmente conhecidos como "estabilizadores". Simplesmente não use. Dê o seu para aquele antigo desafeto ou use como peso de papel.
6. EPÍLOGO OU COMO LIGAR SEU PC NA TOMADA : Ligue o PC e os periféricos no filtro de linha, e ligue o filtro de linha na tomada. Caso use No break, coloque-o entre o PC e o filtro de linha.
* * *
É claro que tudo isso não passa de uma "receita de bolo" para leigos. É como apresentar as conclusões sem as premissas... Não há aqui nenhuma explicação técnica, e nem poderia haver, já que sou leigo no assunto. Mas para isso já temos os nossos gurus.
Os preços são aproximados mas mostram o mais importante: podemos proteger o nosso PC adequadamente com algo em torno de 200 reais, ou pouco mais do que isso. Levando-se em conta que uma fonte genérica custa algo em torno de 40 reais e que quase ninguém liga seu PC direto na tomada (e lá se vão de 30 a 50 reais em proteções que vão do ineficaz ao francamente daninho), o custo mínimo (adicional) de uma boa proteção fica em torno de 100 e tantos, talvez 150 reais. Em termos de relação custo/benefício, é uma tremenda pechincha.
Se eu disse alguma bobagem, por favor me corrijam. Farei a divulgação desse pequeno "manual para leigos", com os devidos atalhos para os artigos relevantes (de faller, Morimoto e outros) assim que ele estiver bem correto e enxuto.
Pelo que entendi - é difícil assimilar tanta informação de uma só vez - o uso de um NB, mesmo aquele de onda senoidal "pura", que é ótimo, ainda não é o ideal, já que o mesmo, nao sendo "online", também funcionará como "estabilizador". Ou seja, em termos ideais, as melhores soluções estão nas duas pontas: ou uma boa fonte e um bom filtro de linha e mais nada, ou isso e mais um NB que serve até cafezinho. Isso está correto?
Abraços