Há um bom tempo atrás eu tive perda de pacotes que zerava exatamente às 2 da manha. Hoje em dia, minha conexão está normal, praticamente 100% do plano contratado.
Lendo uns tópicos atrás, vou tentar dar uma ajuda para a galera:
- Para verificar o consumo de banda de seu plano: http://consumo.virtua.com.br/ lembrando que nem em todas as regiões eles aplicam o limite (aqui é um, todo mês 150gb+);
- Veja como está o sinal de seu modem acessando http://192.168.100.1 ou http://192.168.0.1 levando em consideração que o recomendável é:
Downstream Power o mais próximo de zero dBmV se possível;
SNR (Signal to Noise Ratio) acima de 33db;
Upstream Power entre 40dBmV e 50dBmV;
- Verificar cabeamentos, divisores, conectores (a malha do cabo não pode encostar na ponta!);
- Verificar programas P2P abertos (utorrent, ares, emule, etc) pois mesmo sem baixar nada, irão estar consumindo banda;
- Veja se não há outro computador em sua rede (caso divide com outro pc) consumindo banda;
- Se estiver por wireless, teste por cabo de rede, pois podem haver sinais próximos causando interferências.
Não estou defendendo a NET, apenas dando dicas básicas de como identificar e saber de onde vem o problema. Caso nada dê certo, o que resta é abrir chamado na Anatel/Procon pra eles "talvez" arrumarem rapidinho.
Sobre os jogos, parece que no horário após as 6h da tarde, o ping sobe absurdamente (acontece aqui praticamente todo dia) e pelas minhas análises são problemas externos da própria NET/Embratel, saturação e sobrecarga.
Bem, é isso! Espero não ter falado bobeira e atrapalhar alguém.
Até mais!