Gabriel concordo contigo, o custo Brasil é apoiado em um tripé: impostos/sonegação altos, abuso empresarial e "estupidez" (não achei palavra melhor, desculpa se ofender alguem) na hora da compra.
O pais durante anos não recebeu qualquer incentivo a produção tecnológica, nem mesmo na industria bélica, que é sim um "termômetro" tecnológico em qualquer pais, mas a alguns anos começou a se desenvolver e já temos produtos de ponta 100% Brazuca. O Brasil hoje é um pais emergente, porém o brasileiro não sabe comprar, compram a marca e não a tecnologia do produto, isso desestimula qualquer entusiasta. Vejo inúmeras pessoas comprando o "top de linha", sem nem ao menos ler as especificações do produto, os Iphones são um bom exemplo disso, não importa o que ele faz mas sim a maça atras dele, se colocasse um produto nacional com uma config 2 vezes melhor e pela metade do preço qual sairia da prateleira? O PS4 é outro exemplo, muitos fizeram um estardalhaço quando saiu o preço no Brasil, porém compraram, o que pra mim foi burrice pela tecnologia que ele apresenta, a própria Sony foi infeliz ao lançar esta plataforma naquele momento, sendo que uma nova geração de hardware esta entrando no mercado agora.
Tche, li diversas reportagens que fogem da lógica comum de que o custo Brasil é alto só por causa dos impostos e começam a abordar o lucro empresarial absurdo e a falta de noção na hora da compra, e acho isso bem interessante, porque no momento que o pessoal perceber que são sujeitos ativos na economia e não meros agentes passivos talvez comecem a olhar a politica como uma ferramenta e não uma privada!!!
Parabéns por mais esse artigo, e estou aguardando novas dicas de inglês!
http://super.abril.com.br/blogs/crash/pagina-exemplo/