isso tb acontecia comigo tb moro no rj em campo grande mas depois q eu mexi na fiação de casa nunca mais aconteceu o meu problema era q o fio de energia da campanhia passava pelo mesmo conduite do de telefone dando interferencia ai eu mexi um pouco troquei o filtro de linha do tel e melhorou pelo menos não reinicia mais(mesmo eles estando no mesmo conduite ainda mais vou comprar uma campanhia sem fio ai deve melhorar mais ainda) e o modem nem cai mais quando toca o tel...
antes minha atenuação era 12 hoje é 6
a margin antes era 23 hoje é 28
vou dar alguns exemplos de atenuação ruim e boas
# Ao visualizar a ATN e SNR é comum ter 2 valores para cada, um de "Down" e um de "Up". O valor de "Down" é o valor que você envia para sua central, o valor de "Up" é o valor que você recebe. Veja alguns exemplos:
# ATN Down: 00 dB - Up: 00 dB/ SNR Down: 31 dB - Up: 31 dB
Esse exemplo acima seria o sinal perfeito, 0 dB de ATN em "Down" e "Up" e o melhor sinal tanto para enviar quanto receber. Provavelmente ninguem tem esse sinal.
# ATN Down: 62 dB - Up: 44 dB/ SNR Down: 25 dB - Up: 38 dB
Esse exemplo acima mostra uma "ATN Down" de 62 dB, quer dizer que você envia um valor acima do padrão, mais recebe 44 dB, dentro dos padrões. O SNR, tanto de "Down" quanto de "Up", estão normais. Nesse caso é muito provável que o problema esteja dentro de sua casa/empresa. Pode ser algum fio ou plug com mal contato, micro-filtro no lugar errado ou com defeito, ou o modem. Se tentar conectar com esses parâmetros vai dar erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista) e se conectar vai ficar com lentidão ou quedas de conexão. Geralmente quando a ATN está acima de 60 dB a luz DSL do modem nem acende.
# ATN Down: 58 dB - Up: 63 dB/ SNR Down: 28 dB - Up: 29 dB
Esse exemplo acima mostra uma "ATN Up" 63 dB, quer dizer que o problema está no envio do sinal, provavelmente não está dentro de sua casa/empresa. O SNR, tanto de "Down" quanto de "Up", estão normais. O problema deve estar no cabeamento entre a estação e sua casa/empresa, ou a distância do modem até a estação está além dos limites. Nesse caso só trocando sua porta para uma estação mais perto. Se a luz DSL do modem acender e quando tentar conectar com esses parâmetros vai dar erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista) e se conectar vai ficar com lentidão ou quedas de conexão.
# ATN Down: 12 dB - Up: 7 dB/ SNR Down: 14 dB - Up: 31 dB
Esse exemplo acima mostra os valores de ATN normais, mais o "SNR Down" está 14 dB, significa que é provável que dentro da sua casa/empresa tenha um problema que interfere na qualidade do sinal. Pode ser algum fio ou plug com mal contato, micro-filtro no lugar errado ou com defeito, ou o modem. Se tentar conectar com esses parâmetros, deve até conectar, mais com lentidão, talvez de o erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista), talvez cause quedas de conexão também ou lentidão.
# ATN Down: 49 dB - Up: 35 dB/ SNR Down: 27 dB - Up: 10 dB
Esse exemplo acima mostra os valores de ATN normais, mais o "SNR Up" está 10 dB, significa que provavelmente não tenha problema dentro da sua casa/empresa. O problema deve estar no cabeamento entre a estação e sua casa/empresa. Se tentar conectar com esses parâmetros deve apareçer erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista), se conectar terá lentidão ou quedas constantes.
da uma olhada nesse blog q eu tirei de la essas informações ele explica direito o que eu falei
http://house-info.blogspot.com/2010/01/atenuacao-e-ruido-do-sinal.html